Olhares sobre o JESC2016: Rússia



Rússia
Intérprete(s): Water of Life Project
Tema: Water of Life


Fabiana Silva - Para mim, é uma das melhores canções do ano. A voz de Sofia é muito marcante e, nos momentos em que seu vocal poderia não ser tão preciso, eles colocaram um coro de apoio, que também serviu para dar uma cara mais infantil à proposta. O arranjo traz elementos folk na medida, que combinam bem com o timbre de Sofia e com seu estilo num geral. Os versos em inglês não eram necessários, porém não atrapalharam tanto.

10 pontos

Gonçalo Vieira - A Rússia volta a mostrar que sabe jogar neste certame. Adotando a postura certa, ou seja, conseguindo captar a atenção do público mais jovem, este país prepara-se, mais uma vez, para um sucesso. "Water of Life" é a canção, sendo interpretada por quatro jovens talentosas raparigas. Contando com uma estrutura bastante coesa, esta acaba por ser das propostas com maior capacidade de triunfar. O único ponto que poderá funcionar contra é o facto da interpretação ser realizada através de um grupo. Estará dentro do top 5 com toda a certeza.

10 pontos


Hélder Simões - Obrigado Rússia. Esperava por um momento destes já há algum tempo, desde as Tolmachevy Sisters. Penso que uma vitória em 2006 e uma vitória em 2016 não têm o mesmo valor. O certame tem maior visibilidade hoje do que há dez anos. O que é que pode jogar em favor da Rússia este ano? TUDO! Quatro lindas raparigas de leste, uma que mais parece a Rapunzel, com umas caras bonitinhas para conquistar uns votos aqui e ali. Porém, não se trata de beleza mas de música. Water of Life é uma das mais belas músicas que eu já ouvi. Não paro de a ouvir, quando ela não aparece no meu shuffle, sou eu que a meto a tocar sem parar. A letra, a melodia. a harmonia das quatro vozes. Eu digo, a vitória ou fica na Rússia ou vai para outro continente. Porém, na minha opinião ficaria aqui: Water of Life é 3% melhor que We Are.

12 pontos


Hugo Sepúlveda - Outro dos instrumentais mais singulares a concorrer no certame deste ano. Tendo em conta que possui uma das melodias menos comerciais, ganha logo um destaque em relação às outras em competição. Apesar da mudança na aposta russa, espero que a essência mostrada na actuação da final nacional se mantenha, pois era algo diferente, em que conjugava bem a misticidade da música e se traduzia visualmente. Mas claramente a Rússia não facilitará neste aspecto, por isso de certo que não desiludirá na actuação. A conjugação das vozes parece resultar numa harmonia agradável, bem com o próprio instrumental que, mesmo inconscientemente, fica no ouvido. Certamente ficará bem classificada.

12 pontos

João Diogo - Sem dúvida uma das grandes favoritas à vitória e, na minha opinião, merecidamente. Isto é a Rússia no seu melhor. Gosto muito da melodia, gosto dos toques folk, gosto do coro...gosto de praticamente tudo! As próprias vozes devem ter sido escolhidas a dedo de tão bem que encaixam umas nas outras. Teria posto só um bocadinho mais de esforço na escolha de um nome para o grupo.

12 pontos

José Godinho - É uma boa composição, servida por um bom arranjo, cheio de interesse expressivo, surpresas e originalidade. Interpretação boa e ajustada. Uma das minhas favoritas e, quanto a mim, uma forte candidata.

12 pontos

Nuno Carrilho - Dez anos passaram sobre a vitória russa no Festival Eurovisão Júnior mas, apesar de tudo, acho que ainda não será este O ANO da Rússia. A candidatura é encabeçada por um tema forte, com bastante potencial e muito bem defendido (apesar de não entender a escolha de um grupo em vez da vocalista a solo). Contudo, não me convence... Falta-lhe algo, sendo que esse "algo" poderá aparecer na atuação! Baseando-me no videoclip, acho que não vence! Ficará nos primeiros classificados, sem qualquer dúvida.

8 pontos

Patrícia Gargaté - A Rússia opta por um tema orelhudo, atrevo-me a dizer que é um dos mais orelhudos do concurso, fica na cabeça e as raparigas ajudam, uma excelente presença em palco, forte e consistente. Adoro que o tema seja maioritariamente em russo (quem me conhece sabe que adoro a língua). Tem hipóteses, dentro do meu gosto!

10 pontos



Total: 86 pontos



Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

Sem comentários