[Olhares sobre o JESC2017] Itália



Itália
Intérprete(s): Maria Iside Fiore
Tema: Scelgo (My Choice)



Cláudio Poiares-Rodrigues - Uma música que tem crescido em mim, passando do último lugar para um top 3. Para mim a melhor voz (a par da Irlanda), com uma proposta segura e um instrumental que me provoca arrepios. Foi uma escolha acertada e espero mais um excelente resultado para os italianos, que são conhecidos por terem petizes com vozes de anjo.

8 pontos

Dalal Midhat - A canção adequa-se à cantora nem às suas capacidades vocais. A letrá é muito inspiracional, tal como o vídeo, mas a música e o arranjo soam muito familiares. A principal fraqueza desta proposta é a falta de autenticidade. A cantora tem uma boa técnica vocal.

7 pontos

Diogo Cabral - Continuemos a viagem pela Europa rumo a Itália. Que bom será ouvir, dia 26 de novembro, essa frescura no palco do JESC, que é a língua italiana. Agrada-me essa balada em crescendo, numa voz interessante. Em Tbilissi, creio que a cantora esteja sozinha em palco a interpretar essa balada cheia de sentimento. Julgo que lutará pelos primeiros cinco lugares. 

7 pontos

Hélder Simões - Cara Itália... No ano passado foi a maior subida da minha classificação na comparação com o pré e com o pós-espetáculo. Tudo poderia ser muito melhor nesta música, mas, mais uma vez nesta edição, nem tudo é mau. Não sei se se vai desmarcar das outras. É o mal que lhes desejo!

3 pontos

Hugo Sepúlveda - Itália segue um pouco a fórmula do ano passado e acredito que vá resultar bem.  A língua é das minhas preferidas e aqui soa muito bem, juntamente com a voz de Maria! O refrão carrega simplicidade, leveza e uma “quase grandiosidade italiana”, mas ao mesmo tempo modesta e amável. A intérprete entrega a emoção e força que a música pede. Complementam-se mutuamente, há uma harmonia agradável, que tem tanto de inspiradora como encantadora. 

10 pontos

José Carlos Godinho - Mais uma menina linda com uma boa voz numa canção desinteressante. O texto é positivo e tem uma mensagem de esperança e otimismo, mas a melodia e harmonia não me cativam nada. Pena!

5 pontos

Lisa Garden - Para além de eu gostar muito deste idioma, a Maria também tem um ar muito doce. Gostei muito de a ouvir e o tema também me agrada mas acho que a música não conseguiu atingir aquele ponto de satisfação. 

8 pontos

Lúcia Pérez - Boa proposta em italiano com uma interpretação muito boa. Encanta-me Itália, uma canção-hino, onde há sensibilidade, ritmo e ainda assim se adequa ao concurso. Uma proposta que pode dar muito que falar.

12 pontos

Martin Fitch - Não é propriamente o meu estilo de música, mas ela tem uma bonita voz. O italiano é uma língua belíssima. Traz-me memórias da bonita Roma, Pisa, Florença e a canção leva-me para longe destes dias frios.

8 pontos

Nuno Carrilho - Itália mantém-se fiel à receita que lhe deu uma vitória e um terceiro lugar em apenas três participações. Maria Iside Fiore é uma das cantoras "mais adultas" da edição e mostra-se bastante capaz do tema que defende... O italiano é uma das línguas mais bonitas de se ouvir e "Scelgo" demonstra isso. Por mim, acaba nas primeiras 5 posições.

12 pontos

Nuno Reis Conceição - Nada a apontar à voz e interpretação da jovem promessa italiana, numa canção agradável ao ouvido que permite descobrir a amplitude vocal de Maria Iside Fiore. O refrão está particularmente bem conseguido e, no cômputo geral, temos uma proposta que deverá dar luta pelos lugares cimeiros da competição. Facilmente “arranca”...

10 pontos

Rúben Ameixa - Uma voz forte. No entanto a canção tem partes em que se torna bastante aborrecida. Talvez pela beleza da língua italiana e pela voz da Maria seja possível alcançar um top 5.

5 pontos

Wanda Stuart - Talvez a minha preferida, penso que representa aquilo que qualquer criança feliz sente ou deveria sentir A intérprete tem uma voz excelente e, à boa maneira italiana de cantar, canta sem medo e é bastante segura, projectando a voz quando a canção exige. A miúda é giríssima e tem um timbre muito bonito.Vídeo despretensioso, mas com uma mensagem inerente de tolerância e aceitação pela diferença. Um verdadeiro hino...

12 pontos

Total: 104 pontos
(A pior pontuação de cada país não é contabilizada)

3 comentários:

  1. Falta algo que nao sei explicar o que , 6 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Gira, irreverente,no bom sentido da palavra, bem cantante,10 pontos para premiar todos estes destaques.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a Wanda. É a melhor canção. No entanto, nos ensaios, a cantora pareceu não demonstrar muito sentimento.

    ResponderEliminar