[Olhares sobre o Festival da Canção 2018] Peter Serrado - "Sunset"


Intérprete(s): Peter Serrado
Tema: Sunset



Adão Nogueira - Para terminar a noite, a segunda canção em inglês. Com uma canção contemporânea, Peter surge com a sua guitarra a deixar boa onda por toda a sala. Terminamos com a atuação mais contemporânea da semifinal. Quanto à sua voz é um pouco nasalada demais o que por vezes irrita durante a atuação.

5 pontos

Cátia Azevedo - Mais do que ter ficado felicíssima pela votação do público (quanto ao júri prefiro não tecer grandes comentários) espero ver este rapaz dar outros voos dentro do nosso panorama musical. Que voz deliciosa de se ouvir.

8 pontos

Fabiana Silva - Desde que foi lançado os excertos da segunda semifinal, "Sunset" já apareceu como minha favorita dentre as 26 concorrentes (desculpe-me Mallu). Acredito que essa é uma das propostas mais internacionais que já passaram pelo palco do Festival da Canção; ela poderia facilmente tocar nas rádios do mundo inteiro e, por que não, conquistar um resultado surpreendentemente positivo na Eurovisão, ainda que não tenha força para vencer. Há uma certa semelhança de estilo com The Lumineers, com James Bay, com Phillip Phillips e outros cantores que misturam pop e folk. Já Peter teve uma apresentação correta, mas nada além disso - ele precisa melhorar um bocado no quesito desenvoltura, e a forma como a proposta foi apresentada no palco deixou um tanto a desejar.

10 pontos

Francisco Branco - Mais uma vez digo que não sou apologista de levarmos uma canção em inglês à Eurovisão este ano. No entanto, dou os meus parabéns ao jovem Peter Serrado pela sua composição, pela sua voz, e por ser uma lufada de ar fresco neste Festival. Merece, sem dúvida, uma boa classificação na final.

7 pontos

Gonçalo Vieira - Primeiro que tudo, tenho a dizer que este tema levou-me à route 66 nos EUA num dia solarengo de verão. Adorei este tema interpretado pelo Peter Serrado. Uma canção leve, muito bem interpretada (melhor voz masculina do Festival) e boa imagem do cantor. Ingredientes de sucesso para o televoto. Marcou realmente a diferença e provou ser parte da diversidade anteriormente anunciada. Por aqui, podemos realmente ver que valeu a pena a abertura do FC aos amadores. Ainda bem que está na final!

10 pontos

Hugo Sepúlveda - Com uma sonoridade mais americanizada, Peter Serrado era um dos que me tinha suscitado curiosidade pelo excerto. Não é que tenha falhado completamente, ou tenha sido um tiro ao lado, mas senti que faltou qualquer coisa. Sunset é uma música mais country, bastante radio friendly e penso que a voz de Peter se adeque perfeitamente este registo. De uma forma geral, gostei por ser uma música diferente das restantes e fico feliz por estar na final (mais graças ao televoto, diga-se). Ainda assim faltou algo, talvez mais emoção, ou uma ligação mais apelativa à performance de Peter Serrado.

6 pontos

João Diogo - Peter trouxe um pouquinho de country a este Festival da Canção e, por isso, merece o meu aplauso. Fazem falta estilos musicais diferentes e "Sunset" encheu uma dessas vagas. É uma boa canção, bastante radio friendly e que mereceu, sem dúvida alguma, o apuramento para a grande final. A nota negativa vai para o 1 ponto que obteve do júri, muito provavelmente por ser uma canção em inglês. Se a língua não interessa numa canção porque prejudicam sempre quem aposta no inglês? Este argumento funciona para os dois lados apesar do júri claramente negar um deles. É preciso progredir.

7 pontos

João Duarte - Foi o 13.º a atuar mas o azar não bateu à porta de Peter. Para mim a grande surpresa da noite, uma voz maravilhosa e uma canção bastante agradável de se ouvir, que poderia passar em qualquer rádio e ser um êxito. É com um certo repudio que olho o ponto atribuído pelo júri, não é o facto de ser em inglês que deixa de ser uma boa escolha, o que importa é ser uma grande música, não a língua em que esta é cantada, mas felizmente o Peter conquistou os portugueses e estes deram-lhe o terceiro lugar do televoto. Nota-se perfeitamente que para o músico é um sonho a ser realizado, o que me deixa ainda mais feliz vê-lo na final do certame.

8 pontos

Nelson Costa - “Sunset” foi uma lufada de ar fresco nesta semifinal. Possivelmente a canção mais radio friendly de todo o festival. Entre o pop e o soft-rock, a fazer lembrar o country americano. Peter foi muito competente na interpretação, seguro com a sua potência vocal. É mesmo, de longe, a melhor voz masculina da competição. Valeu a pena a abertura do Festival a todos os interessados, e não só o acesso através de convites; a diversidade curiosamente veio daqui! Nota menos positiva para uma atitude pouco descontraída em palco.

10 pontos

Nuno Carrilho - Numa semifinal (e numa edição) marcada por baladas e canções bastante calmas, o "Sunset" de Peter Serrado destacou-se (e muito).  As influências americanas estão bastante vincadas no tema que foi defendido pelo compositor, que não se deixou consumir pelos nervos que se fizeram notar em alguns momentos da atuação. Merece estar na Grande Final, onde será a única canção em inglês (graças ao televoto...), mas não deverá estar na luta pela vitória. Contudo, é uma das melhores propostas do ano.

10 pontos

Nuno Reis Conceição - A música possui uma batida contagiante e a letra revela-se eficaz, adequada ao tipo de canção. O Peter possui uma voz bastante distinta, agradável, revelando muita competência vocal. Atribuo-lhe 6 pontos e reservo-lhe lugar no meu grupo de finalistas (foi o último a integrá-lo, é verdade, mas é merecido…).

6 pontos

Patrícia Gargaté - O Peter trouxe-nos um cheirinho de pop moderno com influências de country, uma música que cabe perfeitamente nas rádios de todo o mundo. Fiquei muito contente com a sua passagem à final e gostaria que ficasse bem classificado, porque merece. O Peter transmite força e dedicação no que faz e só por isso vale a pena. A sua voz é maravilhosa, só falta um sorriso para deixar a performance mais apelativa. 

10 pontos

Pedro Coelho - Diferencia-se, nesta semifinal, por ser um tema de "soft-rock" cantado em inglês, o primeiro da história do Festival da Canção, o que acabou por cativar o voto do público. No entanto, quando saímos do pequeno círculo do Festival e passamos para a vida real, é igual a mais de cem músicas que já ouvimos na rádio. Numa palavra: convencional. Não há aqui qualquer rasgo, qualquer diferença. Nem na música, nem na apresentação em palco. Podia servir de banda sonora para os créditos finais de qualquer série romântica da CW, porém.

4 pontos

Pedro Fernandes - Tinha um feeling que iria sair daqui algo muito interessante e não me enganei. Peter Serrado, um jovem luso-canadiano, mostra a compositores consagrados como se faz. Uma canção que me remete para o bom Pop norte-americano dos meus tempos de criança/pré-adolescente na década de 2000. Gosto muito deste tema e estou muito satisfeito pelo público ter reconhecido isso mesmo com 8 pontos, a 3.ª canção mais votada da noite pelo público atrás dos super favoritos da noite, permitindo a sua presença em Guimarães. Vergonha alheia do júri que tem aversão a tudo o que seja inglês, mesmo que tenha excelente qualidade como é o caso deste tema! Espero continuarmos a ouvir do Peter depois do Festival da Canção.

8 pontos

Total: 109 pontos


Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

Sem comentários