Olhares sobre o ESC2018: ARJ Macedónia


ARJ Macedónia
Intérprete(s): Eye Cue
Tema: Lost and Found



André Moreira - Rebuscado, desafiador, anticlimático, diferente, genuíno, impactante e promissor – é assim que defino este tema defendido pelos Eye Cue. “Lost and Found” tem um enorme desafio este ano: fazer-se destacar numa semi-final tão forte, em que a imagem e o staging serão o factor de desempate. É sabido que falamos de um país cuja qualificação não lhe é facilitada, e nesta semi-final, onde coexistem Grécia e Chipre, mais próximo do impossível se parece tal feito. Ainda assim, vou confiar que um tema tão suis generis e tão importante, num ano em que reside diversidade, irá cativar júri e televoto e conseguir levar a Macedónia a uma posição justa, que mais não seria que um TOP 10 final. 

10 pontos


Cláudio Gonçalves - Depois de terem deixado a ARJ Macedónia a dançar sozinha em Kiev, eis que eles agora querem-se perder e encontrar em Lisboa. E todos sabemos que foi uma autêntica montanha russa para termos os macedónios cá Agora, fixemo-nos na canção em si: é uma canção que se gosta ou se odeia, e eu fico-me no lado dos que gostam. Aliás, gostei logo na primeira audição. Os vocais são bem agradáveis, e pelo que me parece, deve-se sentir à vontade na pronunciação correta do inglês. O instrumental é também muito arrojado, fazendo com que o produto final seja excelente. Não sei até que ponto a ARJ Macedónia tem hipóteses de passar à final, pois a Semifinal 1 está de cortar à faca. Ainda assim, no meu ponto de vista, é uma canção que pisca o olho ao júri e poderá ser uma das surpresas desta semifinal. E, no fim de contas, era uma prenda que davam ao país. Parabéns ARJ Macedónia!

7 pontos


Dalal Midhat-Talakić - Uma canção bastante original... Adoro a diversidade que nos apresenta "Lost and Found". A cantora tem também um grande poder vocal.

10 pontos


Filipe Batista - O grande problema da ARJ Macedónia é apresentar uma canção que só conseguimos aprovar depois de muitas audições – e na Eurovisão só há 3 minutos de jogo. É uma boa música, mas é preciso tempo para entender a montanha russa de estilos e aceitá-la, à primeira soa muito desorganizada e é quase impossível entender para onde caminha ou sequer descobrir onde está o refrão. Vai ser difícil conseguir o apuramento, para além de a composição ser um problema e de estar colocada na Semifinal mais difícil, a ARJ Macedónia é conhecida por ter muitas dificuldades no staging.

7 pontos


João Diogo - Pelo segundo ano consecutivo a ARJ Macedónia decide arriscar na sua escolha para a Eurovisão e, na minha opinião, voltou a arriscar acertadamente. Apesar de “Lost & Found” poder soar estranho a uma primeira audição, pois é uma mescla de vários estilos musicais diferentes, a verdade é que a qualidade está lá e espero que a Europa se aperceba disso. Já houve várias tentativas, na Eurovisão, de fazer uma mistura de diferentes estilos na mesma música, mas esta canção destaca-se por tê-lo conseguido de forma exemplar. Está numa semifinal muito difícil por isso não sei se a ouviremos por duas vezes no palco da Eurovisão.

7 pontos


João Duarte - A entrada da ARJ Macedónia é para mim a grande surpresa deste ano, um país sem grande tradição em lugares cimeiros nas lides eurovisivas traz-nos nesta edição uma canção fresca, atual e diversificada. Confesso que não liguei muito a esta proposta no inicio quando foi revelada, mas tem vindo a crescer de tal maneira para mim, que neste momento é uma das que mais ouço praticamente todos os dias. A sua passagem é final seria mais do que justa este ano.

7 pontos


Mónica Lourenço - É daquelas músicas que fica na cabeça! Adorei! Gostei dos vários estilos que une, de forma única e rica, incluindo até reggae, algo inédito! Música poderosa. Só tenho medo que exagerem na produção e que transformem o ESC nos Mtv Awards. Se forem mais simples e se focarem na música, vão chegar à final e ficar bem classificados de certeza! Esta vai já para o mp3!

10 pontos


Nelson Costa - Confesso que na primeira audição, tive alguma dificuldade em acompanhar o ritmo de “Lost and found” já que me parecia uma canção com três partes excelentes mas sem grande conexão. Cada parte soava-me muito bem separadamente, mas em conjunto, na primeira vez, fez-me sentir um pouco desorientado. Temo que possa ser esta sensação de grande parte dos ouvintes do Festival Eurovisão! Contudo, à medida que fui ouvindo, comecei a apaixonar-me! O contraste entre o reggae, o pop e ethno é fantástico, fazendo desta uma canção clubbing, única e moderna. O refrão é contagiante, fazendo-nos esperar ansiosamente que chegue de novo! Merece, sem dúvida, uma boa classificação em Lisboa.

12 pontos


Pedro Caramba - Proposta fresca por parte da ARJ Macedónia este ano. Adoro as mudanças na melodia. Gosto da interpretação da cantora. É daquelas canções que me agrada mais, a cada vez que a ouço.

4 pontos



Total: 228 pontos

2 comentários:

  1. Surpreendi-me ao ver este vídeo. Voz fantástica que a miúda tem e o arranjo tem grande impacto instrumental.Gostei muito de ouvir e ver também. Aqui vão os meus 10 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Curioso que eu referí que tinha o Azerbaijão na corda bamba para pasar á final e é precisamente desbancando a Macedônia e aqui na pontuações vejo que as duas estão uma seguida da outra. Neste caso a Macedônia ganha ao Azerbaijão. Acho que será ao contrario precisamente pelo que referi no artigo de evaluação do Azerbaijão já que o Azerbaijão aposta sempre muito muito forte em palco. Ficando a Macedônia fora da final. Esperemos para ver os ensaios e tomar uma decisão final. Prefiro esta canção da Macedônia que a do Azerbaijão e a sua boa onda e envolvência astral recebe 2 pontos.

    ResponderEliminar