Olhares sobre o ESC2018: Bielorrússia


Bielorrússia
Intérprete(s): Alekseev
Tema: Forever


Carlos Carvalho - Depois de sucesso relativo em 2017 (17º lugar na final) e da estreia absoluta da língua bielorrussa na Eurovisão, esta pequena ex-república da União Soviética volta ao pop cantado na língua de Shakespeare e fá-lo com estilo. “Forever” é uma produção synthpop para uma melodia com seu quê de negrume mas bastante agradável de se ouvir. O problema reside no intérprete, Alekseev. Embora abundantemente premiado, é bastante frágil a nível vocal, tal como ficou demonstrado na final nacional do seu país. Aliás, a Bielorrussa é perita em arruinar mega-sucessos em potência com péssimas vozes. Recordemo-nos de “Love me tonight” (Angelica Agurbash, 2005), “Work your magic” (Dmitry Koldun, 2007), ou até mesmo “I love Belarus” (Anastasia Vinnikova, 2011). Alekseev promete continuar este estranho legado e a passagem à final está, assim, bastante comprometida. 

6 pontos

Diogo Cabral - Uma das canções pop deste ano que mais gosto. O instrumental (ou a batida da canção, como preferirem) é similar a tantos outros que já conhecemos. Contudo, gosto deste e da composição lírica. Na minha opinião, e pelo que vi da performance, o cantor precisa rever a sua postura em palco e aquele inglês deve ser melhorado urgentemente. Caso isso não melhore, creio que a participação desse país pode ficar-se pela semifinal

8 pontos

Iva Joana - Esta canção tem uma melodia bem elaborada, que fica no ouvido e com uns sons mais modernos. Uma canção que se destaca este ano.

10 pontos

Luis Coelho - A Bielorrússia apresenta-nos uma excelente canção: o meu único senão é que acho que deveriam trazer a Lisboa a versão da língua nativa da Bielorrússia. Quanto ao cantor, acho-o excelente e aposto que vai surpreender muito ao vivo. Penso que este país pode fazer história este ano e chegar a um lugar mais alto na final.

12 pontos

Márcia Rodrigues - Este é aquele tipo de música que há quem ame e há quem odeie. E eu amo. Não sei se é o instrumental dramático ou a voz do Alekseev, mas tem ali um je ne sais quoi que não me deixa parar de a ouvir. É verdade que a performance ao vivo deixou muito a desejar e ele precisa mesmo de melhorar a sua voz e o seu inglês, em vez de andar a brincar aos fatos com luzinhas. Uma boa voz e uma atuação mais simples podem-lhe garantir um lugar na grande final. Se com tantas confusões na sua participação no Eurofest ainda saiu vitorioso, significa que os bielorrussos viram algo nele e eu acredito que o resto da Europa também irá conseguir ver

8 pontos


Sandra Sousa - Não é das minhas favoritas, nem sequer está no meu top 15. No entanto, o artista tem uma voz quase angelical que coloca muita beleza à canção. Penso que o ponto-chave desta canção prende-se com a interpretação. Dá a entender que esta canção cai-lhe muito bem, que é para ele. Ela canta com alma. E isso é sempre um ponto a acrescentar e a louvar. Que a sua prestação ao vivo não desiluda.

3 pontos

Vitor Vieira - Gosto desta aposta da Bielorrússia. O intérprete tem carisma e uma voz com um timbre algo diferente, o que pode de alguma forma marcar esta candidatura de uma forma positiva. Em relação à letra acho que é um bom poema e que se enquadra muito bem na eurovisão. É também acompanhada de uma composição muito atrativa, que certamente é uma grande vantagem para esta participação. Apesar de ser uma boa canção, não acredito que seja a vencedora desta edição mas penso ser suficiente para ser apurada na semifinal

5 pontos


Total: 212 pontos

2 comentários:

  1. Gosto deste FOREVER desde que o comecei a ouvir.O cantor sabe bem agarrar a força que o tema acarreta e faz-nos vibrar com ele. Merece bem, por isso,os meus 12 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Depois da estreia línguistica em bielorrusso na Eurovisão 2017, a pequena ex-república da União Soviética volta com um pop cantado em inglês. Inicialmente pertencia ao meu top 10. Aliás ouço diariamente a versão inicial e a versão russa de «forever» mas as alterações realizadas marcando uma significativa lentidude no uptime para a versão final alterando drásticamente a canção e o meu gosto pela mesma deixando esta fora do top 10. Passa á final. Atribuo 6 pontos ao Alekseev e seu «para sempre».

    ResponderEliminar