Olhares sobre o ESC2018: Chipre


Chipre
Intérprete(s): Eleni Foureira
Tema: Fuego


André Fernandes - Mais uma daquelas que não faltam à chamada todos os anos. Fácil e vulgar, é excelente para as festas no Euroclub... e basta! O refrão é fraquíssimo (inexistente) em comparação com as rivais do mesmo estilo. Prevejo, no entanto, um bom espetáculo de dança e pernas ao léu! Tem de haver para todos os gostos.

3 pontos


Hugo Sepúlveda - Fuego é daquele tipo de músicas que uma pessoa precisa sempre no ESC, “ah yeah ah yeah ah yeah”. Quando ouvi as primeiras vezes, parecia que faltava qualquer coisa. Talvez um refrão mais forte. Agora já me deixo levar melhor pela canção, sendo que o seu carácter étnico dançável e a presença de Eleni sejam os grandes pontos fortes de Chipre. É a melhor dentro deste género? Talvez não, mas ainda assim Eleni Foureira de certeza que arrasará em palco. Tenho apenas um leve receio pela parte vocal. Estando na primeira semifinal, sem dúvida que Chipre vai dar luta pela passagem à final, mas penso que tenha boas hipóteses.

6 pontos


Margarida Martins - Um bocadinho mais do mesmo: pop fácil, hit de Verão em que pouco se canta e muita tecla de computador de ouve… Sim, eu sei que estou em 2018 e a comentar o ESC, perdoem-me o devaneio. Mas gosto da canção, tem um bom ritmo e fica no ouvido.

7 pontos


Miguel Braga - Cada vez mais adoro a canção, que apresenta grande sensualidade ao longo da evolução. Uma canção que definitivamente estará na Final, salientado que como tem pouca concorrência poderá despertar um maior interesse aos ouvintes...

10 pontos


Nuno Conceição - Saudades dos tempos em que o Chipre nos brindava com ritmos de cariz marcadamente étnicos, enriquecidos pela bela e distinta língua grega… Este ano traz-nos uma proposta pop bastante genérica, bem interpretada (é verdade) pela fogosa Eleni Foureira. Mas não há nenhum rasgo de novidade em “Fuego” e julgo que ficará pelo caminho, ainda para mais quando existem outras propostas do género com mais qualidade e com maior potencial para causar impacto junta da audiência eurovisiva.

2 pontos


Paulo Morais - Uhhhhhh momento diva gostosa abanadora eurovisiva. Este "Fuego" cipriota arde e adoro que venha ao palco de Lisboa, para colocar a arena e os fãs a dançar. A canção não é novidade nenhuma e pessoalmente não acredito que traga a primeira vitória a esta ilha... mas estes ritmos são sempre giros no ESC.

7 pontos


Rúben Ameixa - A meu ver, esta é aquela tipica canção by Eurovisão e com isso não estou a fazer uma crítica, pelo contrário, esta é daquelas canções que ficam na cabeça de qualquer fã eurovisivo, goste-se ou não dela. A presença em palco não será problema para a Eleni que mostra bastante garra e orgulho pela canção. Um ar fresco no meio de uma Eurovisão com bastantes baladas e canções mais “soft”.

7 pontos


Tiago Alves - Aqui estamos perante um verdadeiro “hino”. É uma canção bastante mexida que acredito que irá deixar todos a dançar em Maio e irá ser bem sucedida nas rádios europeias. A cantora não tem uma grande capacidade vocal, mas tem a suficiente para a canção que defende... Tudo isto aliado à sua sensualidade e grande presença em palco irá garantir um lugar na final e quem sabe um top10 para Chipre.

10 pontos


Total: 236 pontos

2 comentários:

  1. Depois de um galináceo fugido da capoeira temos agora aqui uma música de bordel que não é feia nem é bonita, é para o consumo imediato de quem gosta. Eu fico fora.Musicalmente falando leva os meus 0 pontos.

    ResponderEliminar
  2. CHIPRE pouco ou nada tenho para dizer. Dançável e agradável ao ouvido e á vista com a fantástica presença de Eleni. Pessoalmente espero que pase. Mas nesta semi-final pode ter dificuldades porque já não há rastro daquele Chipre étnicogrego do noventa e nove ou do dois mil e onze que tanto enriquecia a cultura musical marcada de um pais. 6 pontos. Não posso dar mais precisamente porque Chipre ano após ano é mais infiel a sim mesma e já não marca um caracter pessoal na eurovisivo pois já levou de todo e em todos os idiomas e estilos.

    ResponderEliminar