Olhares sobre o ESC2018: França


França
Intérprete(s): Madame Monsieur
Tema: Mercy


Carlos Carvalho - Em termos musicais, foi, à medida que as canções iam sendo divulgadas, a primeira grande celebração entre os eurofãs. A França aposta de novo no seu refinado pop dance, que é avidamente consumido a nível interno, mas que tem charme e calibre para vingar fora de portas. Émilie Satt e Jean-Karl Lucas compõem o duo Madame Monsieur  e apresentam um tema com conteúdo. “Mercy” fala da bebé (de nome Mercy) que nasceu num barco de emigrantes ilegais em março de 2017. Junta-se, assim, uma boa letra a uma boa música. Se a história for bem vendida, poderá ajudar na promoção eurovisiva do tema. Contudo, para além do conceptualismo lírico, a canção vale por si. Ainda assim, receio não ser suficientemente forte e poderá mesmo acabar por ter um destino semelhante a “Chacun pense à soi”, de 2005, canção defendida há 12 anos por Ortal.  

7 pontos


Diogo Cabral - Antes de comentar a canção, queria apenas dizer que este país teve, na minha opinião, a melhor seleção nacional da temporada. Posto isto, a França apresenta-nos uma canção que me agrada bastante. Utiliza a língua materna no tema e passa uma mensagem importante no ESC. Uma espécie de apelo à reflexão acerca da crise dos refugiados. Acredito que seja bem pontuada pelo júri e pelo televoto. Será a vencedora desta edição sediada em Portugal? Não sei, mas é uma das minhas favoritas, a par da Estónia, Dinamarca e Finlândi

12 pontos


Iva Joana - Canção com uma mensagem sobre a crise de refugiados que poderá ficar no ouvido devido ao seu ritmo e melodia, sendo que também se poderá destacar pela sua mensagem.

6 pontos


Márcia Rodrigues - As músicas francesas têm a capacidade de me roubar o coração, não há volta a dar. E a Mercy não é exceção… É uma música simples, o verdadeiro exemplo de que “mais é menos” e tudo aqui resulta bem, desde o instrumental até à voz da vocalista. E é graças a essa simplicidade tão perfeita que continua a ser das minhas preferidas meses depois de ganhar o Destination Eurovision. Paris 2019 não me parece mesmo nada mal.

12 pontos


Nuno Carrilho - A França anda a ameaçar ganhar o Festival... e não ficaria surpreendido se acontecesse este ano. Entrada fortíssima, bastante apelativa e com uma mensagem muito intensa, "Mercy" tem tudo para triunfar. Aliás tem quase tudo... faltam-lhe votos (e provavelmente do público). Mesmo que não ganhe, claramente ficará nos cinco primeiros classificados.

12 pontos


Sandra Sousa - Sinto que este ano os big five estão muito fortes( à exceção do Reino Unido), e ainda bem, já faziam falta anos assim. É uma canção muito bonita. A letra é tão simples e tão poderosa ao mesmo tempo. Tem uma mensagem muito atual e que apela à reflexão humana. Desejo que fique no top 10 deste festival.

10 pontos


Vitor Vieira - Uma das minhas favoritas! Letra forte e com uma bonita mensagem que não vai passar em branco perante os júris da Eurovisão. A música apresenta uma boa sonoridade resultante da junção de uma boa composição com uma voz agradável por parte da intérprete. Outro ponto positivo é a escolha da língua que representa o país. Mesmo sendo uma grande canção, não acredito num possível Paris 2019 mas talvez sim num top 5.

10 pontos


Total: 341 pontos

4 comentários:

  1. Esta música nunca me caiu em graça e dos temas apresentados pela França foi aquele de que menos gostei. Continuo sem perceber onde está a força desta canção ou de um nome Mercy dado a uma criança. Dou 1 ponto porque continuo a gostar muito da língua francesa principalmente no canto.

    ResponderEliminar
  2. Iva e Margarida... só 6 pointos?

    ResponderEliminar
  3. Os intérpretes com o nome Madame Monsieur Creádo por Émilie Satt e Jean-Karl Lucas representam a França com o tema «Mercy». Conheceram-se em 2008 e a ligação foi tão grande que uniram-se no matrimônio em 2015. Venceram a 27 de Janero de 2018 o programa «Destination Eurovision» graças a que a sua música é: verdadeira, real e puro sentimiento, como o seu amor. E foi precisamente isso que conseguiram demonstrar e por isso têm o apoio do público não só na França (que numa semana subió directamente ao top 1 de vendas) mas também na Europa onde é uma das favoritas para vencer o Eurovisão. Esquecido está o tempo em que tudo na eurovisão era «Vivo cantando»(Espanha1969) ou pura «Euphoria»(Suecia 2012). Eurovisão já não é só uma plataforma para apresentar canções fáceis e pegadiças. Agora fala e conta sentimentos reais como Salvador Sobral demonstrou no ano passado. França reclama por isso a victoria este ano. Inspirada no drama da imigracão. O tema conta a história de «Mercy», uma bebé que nasceu num resgate no mar Mediterráneo.
    12 pontos.
    Se ganha será uma grande demonstração de que a Europa e o mundo esta sensível e cada vez mais humano. É o meu top 2 mas no fundo desejo que seja a vencedora.

    ResponderEliminar