Olhares sobre o ESC2018: Roménia


Roménia
Intérprete(s): The Humans
Tema: Goodbye



Adão Nogueira - A Roménia apresenta este ano um pop-rock muito básico. Com uma energia muito abaixo a que este estilo nos habitua, a mensagem não é passada com todo o seu potencial tornando-se chata e fazendo com que esta apresentação não consiga chamar a atenção por completo. Nota positiva para Cristina Caramarcu que com a sua presença consegue preencher o palco.

1 ponto


Hélder Simões - Não gosto, demora demasiado tempo a construir, deixa-nos com um sabor amargo na boca. Aquele último grito antes do clímax musical é lindo de se ouvir mas depois volta tudo ao mesmo e sinto-me insatisfeito. E não gosto quando isso acontece. Dúvido que a Roménia se apresente dia 12 de maio no Altice Arena. Será complicado, ai ai ai

3 pontos


Luís Florindo - A dinâmica desta canção é um pouco estranha: o início é muito arrastado, demorando metade da canção para chegar ao refrão e o fim é abrupto. É uma canção pop rock com muita “guitarrada”. Uma sonoridade muito a la Coldplay de há quase duas décadas atrás, mas sem a mesma qualidade. Não lhe auguro grande sucesso mas a Roménia tem o condão de passar à final nos últimos 10 anos de forma constante, mesmo com canções medíocres como a de 2017.

4 pontos


Nuno Carrilho - Não me diz rigorosamente nada... A final nacional da Roménia foi um valente frete para, no final, escolherem uma canção datada, repetitiva e sem qualquer foco de interesse. Contudo, sendo a Roménia e estando numa semifinal "fraca", acredito que consiga o apuramento... mas injustamente. Por mim, ficava de fora.

4 pontos


Patrícia Gargaté - A Roménia traz até Lisboa um tema esquecível e com pouca evolução, apesar da veia de rock envolvida no instrumental. A voz da cantora é, curiosamente, dentro da mesma linha do que já vimos anteriormente em cantoras como a Lidia Isaac: sem grande capacidade para criar impacto e chamar a atenção. O instrumental (e a canção como um todo) soa a algo quase datado, digo quase porque acho que não se pode considerar datado por completo. Não estamos perante uma canção má, apenas parece muitas que já a ouvimos anteriormente, vezes e vezes sem conta.

4 pontos


Ricardo Matias - Estando a Roménia na 2ª semifinal, onde se encontram outras canções mais genéricas, e face ao facto de ter passado 100% das vezes na final, na minha opinião este ano não será exceção. A banda consegue transmitir emoção suficiente para que tal aconteça, e a canção tem os elementos minimamente essenciais para poder levar pelo menos a Roménia à final. Contudo, é uma canção algo genérica, pelo que não vejo a Roménia no Top10 deste ano.

7 pontos


Rui Vieira - A Roménia traz uma balada rock radiofriendly que fica no ouvido, com uma boa voz mas que no entanto penso não ter força suficiente para se destacar. Penso que havia melhores escolhas na final romena e esta não terá muitas hipóteses de passar à Final...

5 pontos


Sérgio Costa - Lembra a música rock norte americana dos anos de 1990. Parece algo revivalista, associável às bandas sonoras de filmes e séries de TV. A cantora é vocalmente bastante dotada. O som do violino, apesar de belo, é um ingrediente que não faz falta nesta proposta. A canção tem qualidade e carisma, mas pode faltar algo que a torne visível no conjunto das 43. 

3 pontos


Total: 145 pontos

2 comentários:

  1. Boa música, melhor que as anteriores apresentadas.Uma boa presença em palco da intérprete. Dou: 7 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Asumo que é uma música quase indiferente para mim mas como o nivel musical da segunda semi é tão baixo então Roménia pasa a final.
    Infelizmente o sistema da eurovisão não é o mais idóneo. No meu ponto de vista o correcto sería que todas cantasem nas suas respectivas semis e todas se apresentariam na final mas só cantavam as 20 mais votadas. No dia da final saberia cada país se passava á final e cantaria ou não independentemente de ser 14 da primeira semi e 6 da segunda, (por dar um exemplo). Assim pasaría realmente as vinte melhores. Voltando ao tema Romenia tenho saudades da Paula seli e a sua boa música. 3 pontos pela imagem visual clean e elegante do grupo.

    ResponderEliminar