[Olhares sobre o FC2019] Calema - A Dois



Intérprete(s): Calema
Tema: A Dois



André Moreira - O primeiro impacto foi bastante positivo - ouvi modernidade e contemporaneidade - porém, ao ouvir as restantes canções, a dos Calema começou a desvanecer-se. Uma das coisas que menos gosto nesta canção é a péssima idealização do refrão que, ainda que fique na cabeça, me soa a algo tão plano, já visto e pouco criativo. A canção promete um refrão mais espalhafatoso, porém, culmina num "o-ooh, yeah" que não me convence. Consigo ouvi-la regularmente, porém sem nunca a achar algo incrível ou sequer impactante. Ao vivo, talvez pelo palco do estúdio ser mais pequeno, a canção perdeu-se ainda mais e isso sentiu-se no televoto. 

6 pontos

Fábio Ventura - Os irmãos santomenses Calema prometiam competição ao favorito desta semifinal: nas sondagens, os fãs colocavam o duo no top2. Eu próprio, antes da gala ao vivo, coloquei-os no meu top4, isto é, no lote de apurados para a Final. A canção, um pop absolutamente banal com uma ligeira batida trap, é mais uma no meio de milhares de canções iguais a esta que todos os dias ouvimos e quase que dá a sensação de ter sido feita em cima do joelho. Os rapazes têm sem dúvida o seu talento, com vocais harmoniosos que não falham, mas era mesmo necessário aquele fiozinho de azeite que estamos ou, pelo menos, que estou tão cansado de ouvir por aí? Depois desta atuação, desceram nas minhas preferências mas entendo os motivos que os colocaram na Final.

7 pontos

Hugo Sepúlveda - Uma das candidatas antecipadas à vitória da 1ª semifinal do festival: “A Dois”. Calema, a seis, prometiam aquecer os estúdios da RTP, onde até foram “pescar” uns cantores bem conhecidos do The Voice para o coro. Resultado? Uma atuação com temperatura amena, morna vá. Não foram uma desilusão nem o pior da noite, de longe. Mas faltou aquele fator “wow” tão convincente quanto a canção é cativante. Distinguindo-se do que por norma aparece nas propostas portuguesas, Calema trouxeram-nos uma música pop, com uns traços mais modernos, muito orelhuda e que quase imediatamente nos contagia. Não sei se jogaram demasiado pelo seguro ou se se estão a guardar para a arena de Portimão. Ainda assim, não estão afastados da corrida ao pódio. 

8 pontos

João Diogo - Fiquei muito feliz por saber que os Calema decidiram abraçar o desafio de interpretar a sua própria canção no Festival da Canção. É uma canção à Calema, com um ritmo interessante e mais animado do que aquele a que estamos habituados neste evento. Infelizmente é demasiado genérica. Seria devorada na Eurovisão e provavelmente ficar-se-ia pela semifinal. Merece muito estar na grande final e merece ser uma das candidatas à vitória mas, pessoalmente, não a considero a escolha certa. Para a final apostaria numa apresentação em palco mais elaborada.

8 pontos

Nuno Carrilho - Os Calema trazem, este ano, uma das minhas canções favoritas do Festival da Canção. Contudo, admito que tinha algum receio da atuação... não pela interpretação, mas como iriam "encenar" a canção. Felizmente, a realidade superou as minhas expectativas e a atuação foi, na minha opinião, uma das melhores conseguidas, quer ao vivo quer na televisão. Fiquei com uma sensação de 'winner vibes'... que acabou por não acontecer. Talvez aconteça em Portimão, espero!

12 pontos

Patrícia Gargaté - Sim, é uma canção genérica. Contudo não há como negar que os Calema fizeram uma performance bonita em palco. O problema é que na Eurovisão isto não chega e o facto de ser uma música tão radio-friendly faz com que não tenha grande impacto. É uma das nossas melhores opções, especialmente pela segurança e pelo carisma dos irmãos. Também gostei muito dos backing vocals, ao contrário da maioria das pessoas. 

8 pontos

Pedro Fernandes - Que bom é ver os Calema no palco do Festival da Canção, que são, sem dúvida, um dos grandes nomes desta edição. “A Dois” é um tema muito radio friendly e com uma produção muito internacional e, sendo essa a sua força, também é, ao mesmo tempo, a sua maior fraqueza, pois não traz nada de novo àquilo que já vimos na Eurovisão, mas não no Festival da Canção. O apuramento é mais que justo e prevejo que irão lutar pelo pódio em Portimão, mas acho que a vitória irá mesmo escapar.

10 pontos

Ricardo Matias - Fiquei extremamente admirado (pela positiva) pela capacidade vocal e interpretativa dos Calema numa canção pop. O problema da presente canção é que é uma canção pop genérica, que necessita eventualmente de um espetáculo visual que seja captador o suficiente para atrair a atenção do público (o que não veio a acontecer para já). Sinceramente, no meio do reportório dos Calema, acredito que conseguiam apresentar no Festival da Canção uma canção mais atrativa. Contudo, merecem a final, e está no meu top 3 pessoal de preferências.

8 pontos



Total: 67 pontos

3 comentários:

  1. Os Calema estão prontos para a final, bem parecidos, vozes afinadas e no tom certo para o género a que pertence, pop genérico. Na Eurovisão podem não deslumbrar mas deixariam uma imagem de elegância e dignidade musical. Nunca estou à espera de obras-primas na Eurovisão, por isso este trabalho não desmerece em nada o que aparece por lá todos os anos.

    ResponderEliminar
  2. O meu comentário foi para análise?

    ResponderEliminar