[OLHARES SOBRE O ESC2020] Albânia


Albânia
Intérprete(s): Arilena Ara
Tema: Fall From The Sky



Carina Ferreira - “Fall From The Sky” é uma das músicas que mais lamento por ter surgido precisamente no ano em que a Eurovisão é cancelada. Era sem dúvida uma das atuações que eu aguardava com mais curiosidade. Para mim, a versão inglesa acabou por perder um pouco do impacto que tinha, por exemplo com a retirada dos violinos perto do fim; ainda assim, a voz de Arilena é poderosa, tal como o instrumental, e algumas partes da canção são arrepiantes. Creio que a versão final teria tudo para explodir mais ao vivo e ficar na cabeça, aproximando-se da qualidade da versão albanesa. A única coisa que me deixaria mais reticente nesta atuação seria mesmo o palco, que a meu ver precisaria de ser muito mais trabalhado, tendo em conta o que foi visto final nacional. Na minha opinião, a Albânia seria uma merecida finalista e para mim é mesmo das melhores propostas eurovisivas deste ano.

12 pontos

Gonçalo Canhoto - Ver “Albânia” e “revamp” na mesma frase é algo que repetidamente me apavora, por repetidos exemplos em que o país estragou as suas chances à custa de alterações totalmente desnecessárias. Todavia, este ano, o país é digno do prémio de melhor revamp da temporada. “Fall From The Sky” ganhou o dramatismo e a força que eram praticamente inexistentes em “Shaj” e tornou-se numa balada fortíssima, não propriamente inovadora, mas que me conseguiu agarrar desde o primeiro momento. A somar isto, é defendida de forma exímia por aquela que é uma das melhores vocalistas do ano – as notas altas do último refrão petrificam qualquer um. Não quero (nem consigo) imaginar um mundo onde esta canção não estivesse presente na final do concurso.
 
8 pontos

João Diogo - A Albânia tinha em mãos uma das melhores canções da edição mas desperdiçou-a e decidiu escolher “Shaj”. Não é uma má escolha, “Shaj”, ou “Fall From The Sky”, é uma boa balada, típica do que esperamos da Albânia, que demonstra as capacidades vocais da sua intérprete. Tem a vantagem de soar muito mais moderna do que a maioria das baladas que este país já enviou à Eurovisão. É também um dos poucos casos em que a tradução para inglês não tornou a canção pior. A tradução foi bem feita e não alterou a qualidade desta aposta. A Albânia poderia ter marcado pela diferença este ano e ter alcançado um bom resultado. Assim, provavelmente teria de se contentar com uma possível qualificação para a final.

6 pontos
 
Luís Coelho - A minha favorita desde o primeiro dia. Arilena Ara tem uma voz lindíssima e a canção tem, a meu ver, o melhor instrumental deste ano. Os violinos enriqueceram bastante a música. O coro bastante competente e o alcance vocal da Arilena é simplesmente divinal.

12 pontos

Luís Nepomuceno - Arilena Ara, a representante albanesa do Festival Eurovisão da Canção, interpretaria a canção “Fall From The Sky”, interpretada integralmente em inglês. “Fall From The Sky” é uma balada com muito poder. O refrão da música, de ótima qualidade, faz recordar um pouco a atuação da Macedónia do Norte, no ano de 2019... Coincidências?  A música tem uma excelente orquestração e a letra tem uma ótima mensagem. Destaque, também, para a capacidade vocal de Arilena. A aposta numa boa produção e cenografia em Roterdão ajudaria bastante ao crescimento da música.  Gostaria de ver esta música na final da competição. Seria muito merecido para um país que costuma apresentar boas músicas todos os anos.

6 pontos

Paulo Lima - A Albânia apresenta este ano uma canção moderna, bem produzida, bem cantada, que com certeza faria vibra a arena do certame. Quanto a mim foi bem escolhida na sua final nacional, mas cada vez que a Albânia muda a sua apresentação para a língua inglesa, perde a oportunidade de uma boa classificação. Em albanês a canção mostrava outro poder, outro mistério. Não gosto muito da versão final.

2 pontos

Pedro Fernandes - A Albânia tem um historial de estragar as suas propostas quando decide transpo-las para inglês e infelizmente este parece ser mais um destes casos. Por vezes é preferível manter o mistério à volta da letra e significado da canção, permitindo ao ouvinte/espectador imaginar o seu próprio significado e interpretar como mais gostar. Prefiro a versão em albanês, mas acho que o lugar na Final estaria mais ou menos garantido.

10 pontos

Tomás Nabais - A delegação albanesa optou fazer um revamp da canção para o tornar mais compreensivo para grande parte dos europeus e do “Shaj” temos “Fall From the Sky”. Será que a decisão foi a mais acertada? Nunca saberemos, uma vez que a edição deste ano foi cancelada. De qualquer das formas, preferia a versão em albanês, pois dava-lhe uma certa identidade e genuinidade diferente das demais, todavia esta nova revamp não é má de todo, pois a voz de Arilena é boa e encaixa-se no tema. Quanto ao instrumental está ok, mas poderia ter sido melhor e sinto que é muito parecida com a da Polónia…

 
6 pontos
 
Vasco Miguel - A Albânia é o típico país que adora destruir as suas próprias canções ao fazer um revamp e mudar para inglês, como aconteceu em 2014, 2016 e 2017. "Fall From the Sky" é exceção. Tem um instrumental que cativa e bastante audível, sendo que a Arilena tem uma entrega bastante grande com este tema. Preferia a versão albanesa, contudo com esta versão, acredito que a Albânia fosse finalista.
 
5 pontos
Total dos 33 comentadores: 218 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. ALBANIA: Arilena Ara "Fall From The Sky": mais um tema lamechas com uma letra incompreensível em que ela se vê a cair do céu quando se acha no inferno, prendem-lhe as asas quando o destino dela é voar, enfim um lema difícil de descartar que a faz gritar por dentro e por fora, é gritaria a mais para a minha sensibilidade musical. Dou: 0 pontos.

    ResponderEliminar