[OLHARES SOBRE O ESC2020] Estónia


Estónia
Intérprete(s): Uku Suviste
Tema: What Love Is



Carina Ferreira - “What Love Is” é uma canção daquelas que parece um pouco “datada”, diria talvez do início dos anos 2000; mesmo assim, pessoalmente gosto desta proposta da Estónia que, sem grandes “fogos de artifício”, faz-se apresentar com um artista que tem uma boa voz, algo que se nota sobretudo na altura em que a música ganha mais força (desde o início do refrão no 1º minuto até por volta dos 2:20. Destaco ainda a letra deste tema, que achei bonita. Sinto que a Estónia não teria muitas hipóteses este ano, sobretudo numa semifinal constituída por outras tantas baladas. No entanto, se fosse uma atuação bem trabalhada e com um staging melhor que aquele apresentado na final nacional, creio que já tinha mais chances de lutar por um 9º ou 10º lugar, apurando-se assim para a final.

7 pontos

Gonçalo Canhoto - Esta canção transmite-me variadíssimas coisas, mas a que mais se destaca é o sentimento de ter entrado numa máquina do tempo que me fez retroceder 15 anos no tempo. É me profundamente complicado encontrar algo de positivo a realçar numa balada datada e inautêntica, com uma letra banalíssima e com uma atuação a tangenciar o piroso. O carisma de Uku Suviste é incapaz de tornar a sua vitória no Eesti Laul menos amarga, sobretudo ao contemplar o leque de opções muito mais consistentes, originais e contemporâneas que a final nacional estónia dispunha. Compete pelo lugar de pior canção do ano.

1 ponto

João Diogo - O Eesti Laul tem tido uma trajetória descendente nos últimos anos e desta vez não foi exceção. Longe vão os tempos em que era uma das melhores finais. Em 2020 optaram por uma extremamente datada canção que, se não estou em erro, teve o dedo de Philipp Kirkorov. Nota-se claramente essa influência. Ainda assim devo admitir que era a minha favorita desta edição do Eesti Laul. O único ponto positivo de “What Love Is” é o “hook”, ou neste caso, o início do refrão. É bom, fica instantaneamente na cabeça, e isso é sempre positivo na Eurovisão.

5 pontos
 
Luís Coelho - Não era de todo o meu favorito da sua final. É uma música gira, tem alguns momentos bastante bons, mas noutros sinto que falta algo mais. Só mesmo a explosão no refrão torna a música mais interessante.

8 pontos

Luís Nepomuceno - O pequeno país báltico seria representado por Uku Suviste e a canção “What Love Is”, interpretada em inglês.  Como vem sendo normal, trata-se de mais uma balada... O que dizer sobre esta canção... Apesar da letra e da música serem boas, não cativam. Muito show, mas a canção é um pouco fraca e não traz nada de novo. Destaque, contudo, para três tópicos: a boa capacidade vocal de Uku, o coro de “What Love Is” e a boa utilização da realidade virtual durante a performance, juntamente com a excelente produção da emissora estatal.  Não terá sido a melhor escolha por parte da Estónia mas, numa seleção nacional tão fraca, melhor era quase impossível.  Não esperaria algo bom. Sem força suficiente para ser apurada para a final de Roterdão.
 
4 pontos

Paulo Lima - A Estónia tem realmente uma das canções que eu prefiro escutar. Bem interpretada, é
uma canção envolvente, embora com esquema muito tradicional. o refrão é muito forte e o representante estónio tem muito boa presença em palco. O seu aspeto mais tradicional da canção a afastar-se muito da linha criativa e original da Estónia no certame, na minha opinião não lhe permitira alcançar o apuramento, apesar de me agradar muito, até porque vinha recebendo críticas poucas positivas no universo eurovisivo da pré-competição.

10 pontos

Pedro Fernandes - Não era a minha favorita do Eesti Laul e, apesar de “What Love Is” não envergonhar, considero um retrocesso em comparação com as propostas que o pequeno país Báltico nos tem mostrado nos últimos anos. Penso que Jaagup Tuik com “Beautiful Lie” teriam sido uma melhor escolha, mas Uku terá uma nova oportunidade no Eesti Laul do próximo ano.

7 pontos

Tomás Nabais - Mais uma balada romântica mas desta vez interpretada por uma voz masculina. Preferia mil vezes a canção de Jaagup Tuisk “Beautiful Lie”, pois via a mais como uma potencial finalista. Musicalmente “What Love Is” tem power, o que faz com que a canção seja forte, mas também é previsível e a nível vocal deixa muito a desejar (era necessária uma voz mais suave e forte), assim como a atuação de Uku no Esti Laul que foi muito fraca, sem sentimento. Next!


5 pontos

Vasco Miguel -  Nada de novo. É só mais uma balada sobre amor que em nada contribui para a diversidade das canções neste ano. Valeu a prestação do cantor. Ficaria pela Semi Final.

2 pontos
Total dos 33 comentadores: 153 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. ESTONIA: Uku Suviste-Não gosto de nada aqui nesta composição. Para começar o vídeo é um bocado obtuso, o cantor não se apresenta bem e canta pessimamente. O título da canção "What Love Is" demonstra bem a falta de originalidade deste tema. Sendo assim, dou: 0 pontos.

    ResponderEliminar