[OLHARES SOBRE O ESC2020] Moldávia


Moldávia
Intérprete(s): Natalia Gordienko
Tema: Prison



Ana Branco - Do leque que me foi dado, a única que é tão esquecível que nem me lembrava que canção era, é esta. Gordienko é uma cantora competente e carismática, mas o pecado desta canção reside na sua letra e composição musical, que pouco de original tem. Uma melodia igual a tantas outras que já passaram pelos palcos eurovisivos. Contudo não cai para o final da minha tabela pelo simples facto de que não ser terrível aos ouvidos. Nota positiva para as vocalizações no auge da canção.
 
2 pontos
 
André Almeida - A Moldávia volta a trazer a “dream team” ao festival, porém, ao ouvir a canção, percebe-se que de “sonho” esta não tem nada. Sinto que a música pode ser resumida numa única palavra: clichê. Ao longo dos quase três minutos da canção podemos escutar diversos arranjos já apresentados diversas vezes no palco do festival, sendo que muitas a própria construção parece não fazer sentido. Por vezes sinto que estou a ouvir várias músicas numa só, o que não é agradável para o ouvinte. Não obstante, a voz da intérprete também não corresponde à força que música pede ao longo da sua progressão, o que me leva até a dizer que é uma das vozes mais fracas da edição. Em 2010 seria uma boa canção, em 2020 é das mais fracas a concurso. Contudo, e tendo em conta o historial de apresentações em palco da Moldávia, não considero descabida a ideia de poder passar à Grande Final.

3 pontos

Bruno Roque - Naaa, mas admito que é melhor que a piroseira da “Loca” que levou a Atenas em 2006. Esta "Prison" ouve-se, mas não se quer voltar a ouvir porque facilmente se esquece dela - é uma "Prison" que não me prende nada.
3 pontos

Carlos Fernandes -  A Televisão da Moldávia  traz-nos uma canção e uma intérprete sem carisma.  São  3 minutos que, lamento, sabem a pouco para mim!
1 ponto

Cláudio Guerreiro - Ao contrário da maioria, não considero a canção moldava uma das mais fracas a concurso. Bem antes pelo contrário. E fiquei logo com essa ideia assim que vi a atuação na final nacional. Esta proposta tinha tudo para se fazer notar no palco do ESC e cair nas graças, pelo menos, do púbico de leste. Com arranjos muito profissionais, “Prison” começa muito enigmática e vai tendo dinâmicas muito interessantes até ao final da música, ganhando um particular destaque na ponte para os segundos finais. Versos muito simples, mas muito eficazes na hora de passar a mensagem, muito bem interpretados por uma cantora segura e que merecia, sem sombra de dúvidas, o regresso à Eurovisão.
 
7 pontos
   
Diogo Cabral - Após falhar a final em 2019, acredito que este ano o desfecho não seria de todo muito diferente. É uma canção e melodia pobres e sem grande interesse. Não me cativa em nada. A voz da Natalia é, muitas vezes, abafada pelo próprio coro. Até nisso, teria muito de melhorar. Não acredito que se qualificasse para a final de Roterdão

1 ponto

Hugo Sepúlveda - Dream Team voltou à Moldávia e, sem grandes surpresas, ganhou. Prison, uma balada mais comercial, segue uma fórmula conhecida e, por isso, consegue entranhar-se facilmente, onde sem grande dificuldade estamos a trauteá-la e com o “Prisooooon” na memória. Não é uma música sinónima de winner material, por muito que a qualidade seja relativa, mas também não é a pior música que já vimos num palco eurovisivo. Com uma equipa como Dream Team por detrás, o seu staging podia (e)levá-la até a final, mas ainda assim não chegaria a um grande lugar.

3 pontos

Luís Nepomuceno - Natalia Gordienko seria a representante da Moldávia em Roterdão com a canção “Prison”, interpretada integralmente em inglês. Esta música foi composta por Dimitris Kontopoulos e Philip Kirkorov, ambos muito famosos entre as lides eurovisivas. “Prison” é mais uma balada neste ano de 2020. Trata-se uma típica música a que alguns países do leste europeu já nos habituaram.  Dois pontos bastante positivos nesta canção: a excelente orquestração da música e a ótima voz de Natalia Gordienko. Por outro lado, apesar da letra ser boa, torna-se um pouco repetitiva. Para sobressair entre as outras músicas concorrentes, teria de apostar muito na cenografia e na produção durante os três minutos de atuação. A música até nem é má, mas teria dificuldade em garantir o apuramento para a final.
 
3 pontos
Patrícia Gargaté - Dentro do que a Moldávia poderia ter escolhido creio que acabou por escolher o melhorzinho que tinha. Não consigo gostar da apresentação ao vivo e creio que a canção não tinha força suficiente para um bom resultado na Eurovisão.
 
5 pontos

Rodrigo Pinto - São muito poucas as canções deste ano que não “puxam pelo meu espírito”, e esta é uma delas. Não desgostei do trabalho da Natalia em 2006, mas este ano creio que seja mais por uma questão de simples gosto. A canção “Prison” mostra potencial com a composição, mostra algum poder, mas falha em me atrair com o estilo em que esta canção se encontra. Agora, não tenho sombra de dúvidas, a equipa moldava em Roterdão iria fazer tudo para mostrar uma atuação em palco espetacular, como tem acontecido nestes últimos anos.

4 pontos

Total dos 33 comentadores: 128 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. MOLDÁVIA: Natalia Gordienko "Prison" - A moça está desgraçada, sente-se dentro de uma prisão da qual não consegue sair, é uma vida louca esta de se querer amar alguém que não se pode ter por perto.Ela mostra toda a sensualidade de que é capaz mas a música não a favorece muito porque não é original. Dou: 2 pontos.

    ResponderEliminar