[OLHARES SOBRE O ESC2020] Polónia


Polónia
Intérprete(s): Alicja
Tema: Empires



Carina Ferreira - Gostei muito da letra de “Empires” e Alicja consegue com o seu poderoso timbre transmitir a mensagem de forma poderosa. Creio que a interpretação está bem conseguida e que esta música destaca-se muito pela “força”, quer da voz da cantora quer do instrumental + letra. Para mim esta música seria merecidamente finalista e creio que facilmente tinha tudo para voltar a colocar a Polónia na Grande Final. A meu ver, ficaria entre os lugares 10 e 15.

10 pontos

Gonçalo Canhoto - A Polónia arrisca-se a ter a canção que mais cresceu em mim até ao momento. Se inicialmente me passara totalmente despercebida, a cada audição fico mais enfeitiçado por “Empires”. Uma voz profunda, carregada de emoção que encaixa perfeitamente nos contornos desta balada dramática, a fazer lembrar algumas saídas das bandas sonoras dos filmes de James Bond. Se, por um lado, enalteço as capacidades vocais magistrais desta cantora de (apenas) 17 anos, por outro lado, não podemos esquecer que a performance ao vivo ficou marcada por um final levemente tremido, verificando-se que ainda há trabalho a fazer. Ressalto que deveriam ser várias as alterações cénicas a ser feitas ao que observámos no palco da final nacional polaca, de forma a fazer jus ao potencial estrondoso que tem para uma atuação explosiva.
 
6 pontos

João Diogo - Como desperdiçar uma grande voz e artista com uma canção fraquinha, uma lição polaca. Alicja é a mais promissora artista que a Polónia envia à Eurovisão em vários largos anos mas vinha com a canção errada. Foi uma tentativa muito infeliz de construir uma canção inspirada em James Bond mas já nem os filmes James Bond têm canções à James Bond (e muito menos incluiriam esta). É difícil escrever sobre “Empires”, é tão vazia e esquecível. Espero que mantenham a aposta em Alicja para o próximo ano mas, por favor, aproveitem o imenso potencial que ela tem.

4 pontos
 
Luís Coelho - Ganhou a minha favorita da escolha da Polónia, mas depois de ouvir a sua prestação fiquei com receio que na Eurovisão fosse por ali abaixo. Mas é uma música com um bom instrumental e apesar de tudo a Alicja tem uma voz potente.

7 pontos

Luís Nepomuceno - A representante polaca, Alicja Szemplińska, levaria a Roterdão a canção “Empires”, totalmente interpretada em inglês. Trata-se, mais uma vez, de uma balada. Mas uma balada um pouco diferente das restantes. A excelente voz de Alicja, que apresenta uns vibratos poderosos, juntamente com a força interior que a própria intérprete transmite à música e à interpretação, fazem com que “Empires” não seja só mais uma canção. Destaque, também, para a letra, para a orquestração e para o final da canção, que é um pouco inesperado para que está a ouvir: pensa que o melhor já passou, mas engana-se... Passagem à final mais que merecida. Não ficaria admirado se ficasse bem classificada.
 
7 pontos

Paulo Lima - A canção polaca deste ano repete a qualidade vocal a que o país já nos habituou. Apresenta este ano uma canção muito poderosa, bem produzida, sendo uma balada muito moderna e até sofisticada. Tem qualidade e muita, mas não acrescenta nada de novo ao universo eurovisivo, porque apesar de todos os seus aspetos positivos, ela envolve-nos na falta de originalidade, parecendo até versão de outros canções que pelo certame já passaram, como foi o caso de por exemplo de uma canção grega “One Last Breath”, apresentado em anos recentes. Não gosto de ouvir, mas penso que seria daquelas canções que se colaria à final.

1 ponto

Pedro Fernandes - Muito power, misturado com muita gritaria no final, o que dá mau resultado. “Empires” soa a uma balada que já ouvimos milhares de vezes, contudo talvez pudesse agradar aos júris e o lugar na Final poderia ser possível com uma boa performance em palco. Não é má, mas não me enche as medidas.

7 pontos

Tomás Nabais - Do folk das Tulia de 2019 (“Pali sie”), que não se qualificaram, para a típica balada, a Polónia apresenta-nos “Empires” que musicalmente faz-me lembrar um mix de uma canção tirada de um filme do James Bond com uma pitada de “Rise Like a Phoenix” da ex-vencedora do ESC 2014 Conchita Wurst, logo nada original e já visto anteriormente, mas que resulta sempre. Poderia ter sido uma finalista, uma vez que este tipo de canções é do agrado dos júris e do televoto. Aquilo que não gosto neste tema é a dicção e o tom de voz de Alicja (que não se percebe nada do que está a dizer).

 
5 pontos
 
Vasco Miguel - Mais uma balada. "Empires" tem um bom instrumental, mas nas notas mais graves Alicja exagera um pouco o que acaba por prejudicar a canção. Acredito que passaria à final, mas nao iria além de um Top 20.
 
4 pontos
Total dos 33 comentadores: 190 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. Poland: Alicja "Empires" - A música que se ouve aqui soa-me disforme não sei se é da própria se da interpretação da Alicja,como se de um momento para o outro, acidentalmente, houvesse um salto para outra faixa, como acontece muitas vezes na estrada com os carros que se despistam. No início confesso que até estava a gostar da canção mas depois dá-se a tal derrapagem que me fez mudar de opinião. O tema tem muito drama e disserta sobre a queda de impérios que já não existem, por todos os motivos que se conhecem e, de resto, parece ser o destino de todos eles, tendo como o melhor exemplo a queda do imério romano que não resistiu a tantas atrocidades cometidas, com todos os deuses a serem derrubados dos seus pedestais. Não considero esta obra um trabalho bem feito tanto a nível de som como da interpretação, que a dado momento parece perdida. Dou: 1 ponto pela tentativa e pela Alicja que se esforça bastante, mas ainda assim fica só a meio caminho.

    ResponderEliminar