[OLHARES SOBRE O ESC2020] República Checa


República Checa
Intérprete(s): Benny Cristo
Tema: Kemama




Adão Nogueira - A República Checa este ano brindou-nos com uma das piores músicas da sua final. Após várias tentativas de misturas, Benny lá conseguiu melhorar um pouco a sua música ao combinar os sons eletrónicos com o som da guitarra africana, fazendo uma proposta positiva, dançante, mas mesmo assim muito longe das boas músicas que este país nos tem brindado, fazendo com que ficasse pela semifinal.

3 pontos

Cláudio Gonçalves - Depois de 2 anos com bons resultados, parece que os checos voltaram a fase 2007-2009, com canções medíocres, autênticos joke acts. Não consigo gostar de nada aqui, nem da voz, nem do instrumental, nem do conjunto final. Uma autêntica confusão, em que a Natalia e o Miki ate diriam “Nadie se salva”. Acredito que haveria uma boa energia em palco, mas fora isso, seria um forte candidato a disputar um lugar na parte inferior da tabela da semifinal. Espero que 2021 traga algo novo por parte dos Checos.

 
1 pontos

Diogo Martins - A República Checa traz uma das suas piores canções. Acho uma canção meio confusa e um tanto desinteressante. Mesmo com tantos revamps, nada me agrada nestas três minutos. Nem mesmo a  voz de Benny.

1 ponto

João Barateiro - Benny Cristo, um cantor de ascendência angolana, representa as cores checas e traz uma proposta muito inovadora a concurso. A nação centro-europeia traz-nos uma canção uptempo com um instrumental claramente inspirado em sons africanos, especialmente após o segundo revamp. Há que destacar a originalidade neste esforço, tal como o carisma e o talento do artista, porém há que admitir que "Kemama" é uma canção algo básica e desinspirada, por vezes mais "falada do que cantada" e isso não joga a favor da República Checa enquanto participante da Eurovisão, talvez a sua apreciação seja superior em outros locais. Há também a destacar o efeito do primeiro revamp nesta canção, que foi muito negativo (adição de sons de guitarra desnecessários e que não a beneficiavam de modo algum), felizmente a terceira versão da canção é melhor conseguida e a guitarra é menos frequente e mais efetiva. No entanto, temos uma canção bastante média quando comparada com as restantes.

5 pontos

João Diogo - A República Checa continua a sua trajetória de ser um dos melhores países eurovisivos dos últimos anos. Mais uma vez, a final nacional do país tinha várias canções com potencial para a Eurovisão (provavelmente esta foi a final nacional mais forte que os checos já apresentaram). A escolha acabou por recair sobre “Kemama”, uma canção que ao princípio não apreciei muito mas que com o tempo acabou por me convencer por completo. O “groove”, aquela vibe urbana, diferente, descomprometida, fizeram com que fosse uma das minhas preferidas deste ano. As diferentes versões apresentadas foram uma confusão mas acabaram com um produto muito bom. Espero que Benny Christo volte no próximo ano!


12 pontos

Márcia Santana - Não chego a perceber qual é a música que a República Checa pretendeu apresentar este ano. Com tantas versões de Kemama e nenhuma delas boa, não tenho muito a dizer à cerca desta entrada. É dançável mas não consigo identificar pontos positivos nem gostar de nada do que foi feito com esta canção.
  
1 ponto
 
Nuno Carrilho - Muitas (até demasiadas!) vezes, as opiniões dos eurofãs sobre determinadas canções moldam-se através da posição das suas favoritas na final nacional... Um exemplo claro é o da República Checa. Canção animada, ritmada e fresca, mas que é "odiada"... porque a Barbora (por exemplo) não ganhou a vaga checa. Penso que teria hipóteses de lutar por um lugar na Final.

8 pontos

Pedro Fernandes - “Como estragar uma canção num revamp” e com isto digo tudo.

7 pontos

Ricardo Simões - A República Checa aposta em algo que não se ouvia na Eurovisão há algum tempo. "Kemana" não é uma canção má, simplesmente não consegue ser mais que agradável. O instrumental tem influências africanas e é diferente, mas não consegue ter força que chegue no refrão para se tornar memorável. O Benny dá tudo o que pode e aliás é ao vivo que a canção ganha força. Vale pela diversidade e pela vontade de dançar que causa.

6 pontos


Total dos 33 comentadores: 155 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. REPÚBLICA CHECA: Benny Cristo "kemama"- O Benny está ligeiramente equivocado, para onde ele julga que vai chama-se Festival da Eurovisão e não me parece que seja esse o seu caminho."They say I lost my way", tem razão quem afirma isso; "Never lost my way", há sempre uma primeira vez para tudo; "Never care what they say", mas devia. Já estou a ver que não é só apologista da diferença, este eurofestival já dá para tudo e eu nunca imaginei ver no concurso espetáculos tão grotescos e fora de contexto. Dou 0 pontos porque não posso dar menos.

    ResponderEliminar