[OLHARES SOBRE O ESC2020] Espanha


Espanha
Intérprete(s): Blas Cantó
Tema: Universo




Adão Nogueira -  Espanha este ano apresentou-nos uma escolha interna e que após a revelação do representante prometia muito. Mas como nos últimos anos, la foi tudo por água abaixo... após a primeira audição só ficou mesmo o “uni uni” do refrão é nada mais, mas após algum tempo e várias audições consegui ver uma música bem trabalhada, cantada e que acaba por ficar no ouvido. Com isto não quero dizer que seja uma brilhante peça mas também não tão má quanto julguei no início.
 
8 pontos
Cláudio Gonçalves - Antes de mais, elogiar a TVE por ter descartado a OT para seleção nacional, visto que não havia muita vontade dos artistas em querer ir a Eurovisão. Depois, convidarem Blas Canto foi algo surpreendente, pois parecia haver um espírito de querer mudar o destino e sair do bottom 5. Mas quando revelam Universo, a desilusão começa a bater e fundo, pois parece que foi feita a pressa. Parece ser demasiado mainstream, o que para mim, pessoalmente, não e assim uma coisa tao boa. No entanto espero que 2021 traga algo mais fora da caixa, visto que tem um artista multifacetado e sei que o Blas consegue algo melhor que Universo.
5 pontos

Diogo Martins - Antes de mais, é bom ver a Espanha continuando a apostar no espanhol. Quando Blás Cantó foi anunciado como representante dos nuestros hermanos, eu fiquei super feliz. Pensei que finalmente a Espanha tinha conseguido encontrar-se no ESC. Mas há um mas. Fiquei um pouco desiludido com a canção apresentada. Refrão um pouco repetitivo e chega a cansar. Contudo, Universo é definitivamente a melhor canção espanhola desde a Edurne.

6 pontos

João Barateiro - Blas Cantó foi o escolhido para representar Espanha em 2020, tentando inverter os maus resultados que este país tem obtido nos últimos anos. Os aspetos mais positivos a destacar sobre Blas e "Universo" são a voz (que ao vivo se revela um pouco menos efetiva) e um vídeo oficial bem conseguido e com um cenário adequado à canção em todos os níveis. É o esforço mais seguro e efetivo de Espanha nos últimos anos e também aquele que merece mais elogios em termos de composição também, o nível subiu mas não o necessário. A canção tem fases muito prometedoras e por vezes parece que vai acontecer algo mais, porém torna-se irritantemente repetitiva no refrão e perde o seu potencial. É bastante atual e é relativamente interessante, porém não tem nada que faça o júri e um espetador da Eurovisão escolhê-la em vez de muitas das outras canções a concurso. Balanço entre o médio e o positivo aqui, é em geral tudo bom mas nada de especial.

6 pontos

João Diogo - Blas Canto prometia tanto. Um dos maiores nomes da música atual espanhola aceitou representar o seu país na Eurovisão e isso é sempre de louvar. Mas este “Universo” é tudo menos uma canção ao seu nível. É incrivelmente genérica no mau sentido. E aquele grito final é a pior parte da canção. Uma tentativa claramente fracassada de construir uma canção baseada em clichés eurovisivos que iria trazer para Espanha mais uma valente humilhação. Blás poderá ser o artista que mais beneficiará do cancelamento da Eurovisão 2020. Agora tem um ano inteiro para compor um tema à sua altura.

4 pontos

Márcia Santana - Bem, Espanha esforçou-se para apresentar algo diferente dos outros anos. E conseguiu. Nota-se que Universo é algo mais estruturado e pensado para o efeito a que se propôs. 

2 pontos
 
Nuno Carrilho - Sem grandes expectativas, eis que Blas Cantó traz uma canção que não convence à primeira... Aliás são precisas várias vezes para que "Universo" consiga fazer efeito, algo que poderia prejudicar a prestação de Blas Cantó em Roterdão. Sobre a prestação em palco, as expectativas também não eram muito altas e sinto que Espanha só não seria o floop da edição... porque ninguém dava muito por tal. Contudo, não acho "Universo" uma má canção... apenas não teria efeito.

8 pontos

Pedro Fernandes - Gostava muito de dizer que gosto, mas, ano após ano, questiono-me sempre porque razão os nossos queridos vizinhos não apostam mais nas suas raízes, naquilo que é a sua cultura e trazerem ritmos mais latinos ao palco da Eurovisão. Ninguém tem mais legitimidade do que eles para isso e o resultado das vezes que o fizeram está à vista. Quem não se lembra de “Díme” e de “Para Llenarme de Ti”? Esta canção não representa Espanha e provavelmente seria mais um flop.

7 pontos

Ricardo Simões - "Universo" é um bom pop por parte de Espanha e o Blas um excelente artista. Mas secalhar os dois não combinam bem. A batida é boa, a letra simples, mas no fundo acaba por ser esquecível. Os agudos do Blas, principalmente no final, não são muito agradáveis de se ouvir. Espanha ficou aquém com "Universo", depois do hype que criou. Felizmente que a versão escolhida foi a espanhola e não a inglesa.

7 pontos


Total dos 33 comentadores: 188 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. ESPANHA: Blas Cantó "UNIVERSO"- Blas Cantó começou muito jovem a interessar-se pela música e pelos concursos tendo participado em 2004 nas eliminatórias para se encontrar o participante espanhol no esc júnior desse ano, sem ter conseguido o sucesso almejado. Ainda júnior intitulava-se um cantor vocacionado para as canções românticas e revelou bastante talento para esse género de música. Noutra fase da sua vida artística lançou-se na imitação de outros artistas como o Nino Bravo falecido de acidente em Barcelona e muitos outros também estrangeiros. Dá-me a impressão que essa profusão de imitações de outras vozes deve ter afetado a sua própria voz, porque ele agora apresenta-se com um timbre de voz diferente que soa um pouco como uma cana rachada, como se diz vulgarmente. A juntar a esta disfunção há também o tipo de canção que acabou por escolher para mostrar-se na Eurovisão e que ele próprio afirmou que foi uma opção sua, o que eu não consigo entender ou talvez sim, pois como soe dizer-se mudam-se os tempos...A letra de UNIVERSO não diz nada, ele tem medo de desaparecer, mas isso é comum a todos, ninguém fica para semente e não se quer sentir culpado ao ver que os seus sonhos não se concretizam porque podem ir com o vento, o que me leva até a pensar que ele está é com a cabeça cheia de vento. Mas não tem que se preocupar com o Universo, vamos deixar as galáxias, os buracos negros, as tempestades de meteoritos, os planetas anões e o diabo a sete para os cientistas que há ainda muitos segredos por desvendar. Por exemplo, confirmar que de facto há um universo paralelo. Gosto muito do Blas Cantó, pelo percurso dele, mas esta sua ida à Eurovisão virtual não se irá traduzir num sucesso e ele próprio já deve estar ciente disso. Dedico-lhe mesmo assim: 7 pontos.

    ResponderEliminar