[OLHARES SOBRE O ESC2021] Albânia

Albânia
Intérprete(s): Anxhela Peristeri
Tema: "Karma"


Aan Branco - Albânia traz, uma vez mais, aquilo em que é bom: uma canção étnica com instrumentos nacionais e uma voz de qualidade indiscutível. “Karma” pode não ser para todos, mas é certamente uma canção bem conseguida no seu género. Não é uma balada per se, mas é certamente um mid-tempo interessante, onde Anxhela pode explorar a sua voz. É uma canção agradável com uma melodia interessante. Merece ir à final, mesmo que se saiba que terá de lutar com garras e dentes para tal.

Posição no ranking de Aan Branco: 28


Inês Nunes - “Karma” é a típica produção étnica que a Albânia envia ano após ano, o que não é necessariamente algo negativo, mas fica difícil não comparar com os temas de anos anteriores. Não desgosto, e aprecio os sons étnicos e o facto de não terem mudado a letra para inglês, mas esperava mais vindo da Albânia. Honestamente, não tenho qualquer previsão quanto ao seu apuramento para a final – não ficarei surpreendida se passar, mas também compreendo se ficar pela semifinal.

Posição no ranking de Inês Nunes: 33


João Diogo - "Karma" nunca foi uma canção que gostasse muito e isso não mudou com a nova versão. No FiK fiquei muito surpreendido com a sua vitória pois, na minha ingenuidade, achei-a agradável mas sem qualquer hipótese de vencer, pois faltava-lhe aquele "extra" que faz as canções distinguirem-se das outras, que nos faz querer votar nela depois de ouvir 14 outras. Com a nova versão pouco ou nada mudou na minha opinião. Sem dúvida que está mais apelativa, os elementos étnicos encaixam muito bem, mas depois do segundo refrão fica uma confusão monumental. Parece que adicionaram todos os instrumentos musicais que conhecem e mais alguns. Mataram a melodia da canção e tornaram-na muito pouco apelativa ao meu ouvido.

Posição no ranking de João Diogo: 34


João Vargas Anxhela tem uma das melhores vozes femininas desta edição. Adoro estes sons balcânicos, que tanta falta fazem ao ESC. Albânia mais uma vez está a apostar seguro. "Karma" é uma canção melodicamente bem construída e o "revamp" ainda lhe deu mais força. Penso que será uma das finalistas, mas na final não deve fugir muito dos últimos lugares.

Posição no ranking de João Vargas: 19


Paulo Lima - O que dizer este ano da Albânia? Parece haver muito pouco para dizer. Canção bonita, excelente voz, bons arranjos, recurso à sonoridade tradicional, mas e para mim é apenas mais isso. Pouca originalidade parece a Albânia introduzir este ano neste concurso. Deverá classificar-se para a final, estou certo disso, mas não é das minhas favoritas. Salva de palmas pelo uso do albanês, que soa tão bem no palco eurovisivo.

Posição no ranking de Paulo Lima: 25


Pedro Caramba - Este ano, a Albânia brinda-nos mais uma vez com uma boa canção. Muito emotiva, tal como tem sido apanágio ao longo destes últimos anos por parte deste país dos Balcãs no palco do Festival. Destaco esse como o ponto mais positivo. Pessoalmente, a canção passa-me um pouco ao lado, apesar de reconhecer que a Anxhela é uma das melhores vozes femininas do concurso. Quanto a mim, ficará pela semifinal.

Posição no ranking de Pedro Caramba: 36


Ricardo Rodrigues - A Albânia é muito consistente a mandar qualidade com traços tradicionais e vocais sempre tão poderosos, mas a fórmula parece um pouco gasta porque, e apesar de serem muito bons nela, acabam por nunca surpreender. "Karma" é isso tudo, eficaz, profissional, mas não surpreendente.

Posição no ranking de Ricardo Rodrigues: 23


Tomás Nabais - A Albânia que desde 2018 leva à Eurovisão temas cantados na sua própria língua (à exceção do ano passado) volta a apostar na língua materna com o seu tema dramático “Karma”. No princípio não dava muita importância à canção, agora com o passar dos dias, gosto cada vez mais, fazendo-me lembrar muito a canção de 2019. A nível musical adoro a etnicidade que inseriram no tema e a voz de Anxhela é extremamente competente e afinada. Espero uma atuação cheia de energia, drama e muito bem pensada. Penso que conseguirá facilmente atingir a final em Maio.

Posição no ranking de Tomás Nabais - 19

 Média de Classificação: 24,55

Melhor classificação: 7

Pior classificação: 36

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. ALBANIA - "Karma", por Anxhela Peristeri: um tema que revela o karma de uma alma em sofrimento porque se sente ignorada e esquecida por Deus, sem amigos e despojada de tudo o que um ser humano precisa para se sentir feliz, nomeadamente o amor e a paixão. A intérprete tem um porte imponente de rara beleza e uma voz bonita que dá muito realce à composição. O instrumental insere-se muito bem dentro de todo o esquema. Vootação: 12 pontos.

    ResponderEliminar