[OLHARES SOBRE O ESC2021] Finlândia

Finlândia
Intérprete(s): Blind Channel
Tema: "Dark Side"


Alexandre Lopes - Uma das coisas que eu tenho saudades de ver na Eurovisão é ver um bom rock mandado pela Finlândia. Blind Channel, uma das bandas mais populares da Finlândia, a ganharem a sua final nacional e trazerem o rock pela 1ª vez desde 2015. Um rock mainstream, que dá vibes de Linkin Park dos tempos áureos, tem tudo para ser uma das performances mais explosivas deste ano. Apesar da letra ser algo controversa (menção ao clube dos 27), é uma música que vai ficar nos ouvidos das pessoas durante o desfile das canções. Sendo uma canção de rock, é de esperar um votação baixa do júri, mas o televoto, irá puxar a Finlândia para a Grande Final.

Posição no ranking de Alexandre Lopes: 25


André Pereira - Depois de uma das canções que nunca consegui gostar, este ano a Finlândia traz-nos novamente rock à Eurovisão, e ainda bem. Dark Side tem tudo para chegar a um top15 na Eurovisão. Todo o conjunto é fantástico e vou adorar ver a atuação deles no palco da Eurovisão em Roterdão!

Posição no ranking de André Pereira: 12


Carina Ferreira - “Dark Side” foi a primeira música deste ano eurovisivo que me conquistou logo à primeira audição. É impossível passar despercebida, desde à energia transmitida durante estes três minutos à própria letra: “Put your fingers up/Take a shot, throw it up and don’t stop”. Além disso, destaco também o facto de, em alguns momentos, parecer que estou a ouvir alguma música da autoria dos Linkin Park o que, pessoalmente, considero algo de qualidade. Até ao momento, embora seja a minha canção preferida, não imagino ver “Dark Side” como a canção vencedora da Eurovisão 2021, ainda que neste certame, como se sabe, tudo pode acontecer. Em todo o caso, torço para que a Finlândia se qualifique e acredito que isso irá acontecer.

Posição no ranking de Carina Ferreira: 2


Emanuel Filipe - A Finlândia presenteou-nos este ano com uma das melhores finais nacionais, quer a nível de canções concorrentes, quer a nível de cenografia e espetáculo. O vencedor era mais do que óbvio, mas eu tinha uma outra favorita: Ilta, com a balada "Kelle mä soitan". Apesar de não ser a minha canção favorita, penso que "Dark Side" foi uma opção inteligente por parte da Finlândia. É um estilo musical que decerto terá um resultado decente no televoto. No entanto, estou um pouco cético em relação ao júri. O facto de a parte vocal ser perfeita pode jogar a favor da Finlândia, mas é possível que o júri considere a canção dos Blind Channel algo ultrapassada. Em caso de qualificação, não me parece que consiga entrar no top 15 da edição. 

Posição no ranking de Emanuel Filipe: 18


Marcel Pessoa - Obrigado Finlândia por volta e meia trazer rock para o palco da Eurovisão. Blind Channel são um dos meus favoritos pessoais neste ano, o som de Dark Side me remete demais ao Linkin Park, banda que sou fã. Agora tirando de lado minha predileção, creio que o país está praticamente garantido na grande final, pois: 1) o rock sempre tem seu público dentro do festival, 2) a canção desse ano é cheia de atitude em sua letra e instrumental, e 3) a energia dos membros da banda em palco é muito envolvente. Simplesmente viciante e impossível ficar parado ou indiferente a Dark Side. A única pedra no caminho da Finlândia é a Itália, com outra canção rock. Canções rock têm seu público, mas é um nicho dentro da bolha eurovisiva, e na final os Blind Channel infelizmente irão rivalizar com os Måneskin. Não faço ideia de quem o público irá escolher. Por mim ambos figurariam no TOP10.  

Posição no ranking de Marcel Pessoa: 4


Rui Duarte - A Finlândia é perita neste género musical, e sempre que envia algo dentro deste género, não desilude. A banda tem toda um visual que pode também ajudar a consolidar a sua apresentação, e a música a força suficiente para que possa alcançar uma posição muito simpática classificação. Dentro das opções de que o país disponha no Umk, esta foi sem dúvida a melhor decisão.

Posição no ranking de Rui Duarte: 4

 Média de Classificação: 14,38

Melhor classificação: 2

Pior classificação: 35

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. FINLÂNDIA - "Dark Side", por Blin Channel: Sinceramente, o lado obscuro da vida não me atrai nem me estimula. Votação: 0 pontos.

    ResponderEliminar