[OLHARES SOBRE O ESC2021] Suíça

Suíça
Intérprete(s): Gjon's Tears
Tema: "Tout l’Univers"


André Almeida - A Suíça traz-nos mais uma vez o rei dos falsetes da Eurovisão. As casas de apostas apontam-na como uma das favoritas à vitória e a verdade é que o merece. Gjon’s Tears mais uma vez traz um tema denso, muito bem interpretado e com imensa força. Não posso fugir à comparação com o ano passado, até porque achei “Répondez-moi” uma autêntica obra-prima. A canção deste ano não tem o mesmo apelo que a de 2020, mas não deixa de figurar entre os meus favoritos a vencer a competição. Quando começarem os ensaios, saberemos se tenho razão.

Posição no ranking de André Almeida: 3


Cláudio Guerreiro - Gjon’s Tears volta a apresentar-nos uma balada em francês onde mostra todo o seu potencial vocal. No entanto, acho que o nível, em comparação ao ano transato, desceu bastante. Diria até que esta “Tout l’Univers” me parece mais “fabricada” para a Eurovisão e para mostrar o potencial vocal do cantor, daí me passar muito pouco. Isto não acontecia com “Répondez-moi”, que puxava por todo um lado emocional do início ao fim da canção. Tenho a perfeita noção que a minha opinião não é muito popular, tendo em conta o favoritismo do país este ano, mas creio que não começaríamos esta década eurovisiva com um grande vencedor em caso de vitória suíça. Sendo uma canção bastante exigente a nível vocal, o intérprete terá de estar no máximo nas suas forças na hora da atuação para conseguir lutar pela vitória, já que a passagem na semifinal está mais do que garantida.

Posição no ranking de Cláudio Guerreiro: 25


Gonçalo Canhoto - Após o infortúnio do ano anterior, Gjon’s Tears foi novamente escolhido como representante suíço. E se “Répondez-moi” fora magistral e colocara o país entre os favoritos à vitória, a Suíça conseguiu não defraudar as enormes expetativas e apresentou a estonteante e ainda superior “Tout l’Univers”. Trata-se de uma dramática balada pop, cujo crescendo culmina nuns últimos trinta segundos de perder o fôlego. O Gjon é um excelente vocalista e tem provas dadas que poderemos esperar uma atuação de expoente máximo a nível vocal. Que falsetes arrepiantes!  Creio que a encenação em palco constará da já esperada interpretação ao piano – que, pela força da proposta, será suficiente para fazê-la lutar pelos lugares cimeiros da classificação. Parte da linha da frente na corrida pela vitória.

Posição no ranking de Gonçalo Canhoto: 4


Hugo Sepúlveda - “Répondez-moi” é outra que se encontra na lista das “pérolas” perdidas de 2020! Ainda assim, “Tout L’univers” não desiludiu e está à altura das expectativas! Esta é daquelas canções que tem tudo para crescer e arrebatar ao vivo, sendo esse o seu ponto forte e o ponto fulcral para conquistar ainda mais. A isto, junta-se a voz de Gjon’s Tears, que consegue realçar toda a vulnerabilidade e sensibilidade que a canção tem. Apesar de gostar bastante de “Tout L’univers”, para mim partilham o mesmo “problema”, que é carecerem de um factor “replay instantâneo”. Ou seja, não que isso lhes tire qualidade, mas não há aquela vontade de ouvir automática. Ainda assim, espero que consigam recriar o elemento visual necessário e adequado à canção para que todo o conjunto fique coeso e resulte da melhor maneira.

Posição no ranking de Hugo Sepúlveda: 4


Luís Coelho - A Suíça é daqueles países que este ano me desiludiu um bocado, depois da excelente música com que nos presentearam o ano passado, este ano acho que é uma cópia barata em relação a 2020. Apesar do instrumental épico e da voz do Gjon, é mais do mesmo. Mesmo assim penso que a Suíça vai lutar pela vitória. 

Posição no ranking de Luís Coelho: 5


Patrícia  Gargaté - Depois do impacto que a canção do ano passado causou, a Suíça tinha um trabalho difícil para superar o hype em torno do intérprete. Acredito que esta canção não tenha o mesmo impacto que a do ano passado, que era mais emocionante e envolvente, contudo consigo compreender que este tema é mais comercial e versátil. Apesar de ser um dos favoritos à vitória tenho algum receio que isso possa não acontecer, injustamente pois creio que finalmente a Suíça tem algo para vencer. Apesar de não ter qualquer relação com Arcade, compreendo a comparação. O Gjon é um intérprete incrível e acredito que ao vivo não vá desiludir! Espero algo em palco mais simples, sem grandes invenções porque a canção não pede muito mais que uma interpretação simples e honesta.

Posição no ranking de Patrícia Gargaté: 7


Rodrigo Pinto - Répondez-moi é das melhores canções que ouvi esta década (curta mas já com grande significado). Com o retorno do artista, as expectativas estavam mais altas que o Evereste. E infelizmente, caiu um pouquinho no meu gosto pessoal. O QUE NÃO QUER DIZER que não adore e aprecie a grande qualidade musical que a canção tem, e dar novamente um grande apreço à lá voix... Uma voz que fica marcada, sem sombra de dúvidas. Um grande artista que ficámos a conhecer graças ao Festival. 

Posição no ranking de Rodrigo Pinto: 6

 Média de Classificação: 7,52

Melhor classificação: 1

Pior classificação: 26

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. SUÍÇA - "Tout l'Univers", por Gjon's Tears: depois de me inteirar da letra desta composição fiquei com a noção de que estamos em presença de um tema pobre, o Universo não tem nada a ver com estes desvarios praticados por mal encartados e nem devia ser chamado para aqui por motivos tão fúteis. A música também não é nenhuma obra-prima, parece-me mais adequada para um velório e com carpideiras então ficaria uma obra completa. Votação: 1 ponto.

    ResponderEliminar