[OLHARES SOBRE O ESC2021] Geórgia

Geórgia
Intérprete(s): Tornike Kipiani
Tema: "You"


Alexandre Lopes - A Geórgia é sempre aquele país que decide mandar algo que é autêntico ao seu país, uma qualidade que aprecio muito. A televisão georgiana decidiu manter o representante da edição de 2020 para a edição deste ano, com a canção “You”. Tenho de dizer, que foi um downgrade em relação ao tema da edição de 2020 (embora seria difícil superar “Take Me As I Am”, porque adoro esse tema), mas não desgosto completamente, acho uma balada sincera e genuína, há sempre pelo menos 2 ou 3 temas deste tipo no concurso. No entanto e, isto é importante, é completamente esquecível. Musicalmente, é algo que já ouvimos 1001 vezes, não há nada “groundbreaking” neste tema, o que vai causar a perda de interesse do público a olhar na televisão. Infelizmente só um vejo desfecho possível, a permanência na semifinal. Apesar de gostar deste tema, reconheço que é uma tema que iria passar despercebido, não iria causar impacto nenhum na Grande Final.

Posição no ranking de Alexandre Lopes: 15


André Pereira - O Ano passado foi a minha dark horse, gostei imenso da canção do Tornike em 2020, mas este ano até me custa ouvir a canção completa, o refrão é o que mais agrada da canção toda, mas duvido que consiga chegar longe na Eurovisão.

Posição no ranking de André Pereira: 38


Carina Ferreira - Na minha opinião, a Geórgia é um dos países que não beneficiou com a questão de se representar na Eurovisão com uma canção diferente à de 2020. Este ano, Tornike Kipiani apresenta-se com um estilo muito distinto do ano anterior, algo que, a meu ver, não resultou tão bem: penso que a voz de Kipiani não se encaixa tão bem neste registo e menos ainda se sobressai entre as outras propostas. Tenho dúvidas quanto à qualificação da Geórgia, a menos que seja uma das surpresas da segunda semifinal. Tudo pode acontecer, mas infelizmente não a colocaria nos dez primeiros lugares, se dependesse de mim.

Posição no ranking de Carina Ferreira: 33


Diogo Resgate - Se o ano passado eu adorava ‘Take me as I am", não posso dizer o mesmo de ‘You’. A música é demasiado lenta e sem qualquer ponto de destaque. Também acho que a mensagem, apesar de bonita, não apresenta a qualidade suficiente para se destacar de outras baladas da semifinal. Julgo que a Geórgia vai ficar mais uma vez pela semifinal (e bem lá no fundo). 

Posição no ranking de Diogo Resgate: 39


Emanuel Filipe - No ano passado, a Geórgia levou uma das canções mais arrojadas e menos eurovisivas da edição (e sempre que eu disser isto, é para ser levado como elogio). Este ano, a canção que nos é oferecida por Tornike é igualmente num estilo pouco apresentando na Eurovisão, mas falta-lhe sal. É demasiado insonsa, tipo comida de hospital, e eu não estou doente. Não é uma má canção, consigo perfeitamente ouvi-la no alinhamento, mas penso que nunca me ocorrerá ouvi-la por iniciativa própria. Uma grande voz, desperdiçada numa canção medíocre, algo que acontece na Eurovisão mais vezes do que as que eu gostaria. 

Posição no ranking de Emanuel Filipe: 27


Marcel Pessoa - Gosto muito da voz do Tornike e a canção escolhida para este ano contém algo que consegue me capturar e transportar para o seu mood. É como se eu fosse direcionado para outro lugar, característica de músicas do gênero dream-pop. No entanto, esse encantamento pela proposta acaba junto do fim de You. Não fica na memória, ou se fica é bem pouco. Possivelmente passará despercebida no alinhamento da segunda semifinal. A classificação é altamente improvável para a Geórgia, mesmo se apresentarem um ótimo stage. Apesar de considerar esta bastante superior à canção do ano passado, penso que Take Me As I Am tinha maiores chances, pelo seu teor provocativo (alô Big5!) e melodias mais rock and roll. Mas caso eu seja contrariado e o país marque presença no dia 22, ficarei surpreendido pela positiva.

Posição no ranking de Marcel Pessoa: 33


Rui Duarte - Ao contrário do gosto da generalidade, eu gosto bastante desta canção, admitindo a falta de inspiração no que toca à letra da mesma (algo que já aconteceu no ano transato), mas consigo apreciar a beleza da melodia, e até vê-la como uma eventual finalista surpresa. A capacidade vocal do intérprete é inquestionável. Defende a canção como deve ser e apresentando-a ao vivo com a força de que precisa, pode vir a arrecadar mais elogios e fãs, sendo que até agora tem passado despercebida.

Posição no ranking de Rui Duarte: 19

 Média de Classificação: 31,69

Melhor classificação: 9

Pior classificação: 39

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. GEÓRGIA - "You", por Tornike Kipiani": Ele declara que quer isto e aquilo, esquecendo-se do principal, uma melodia interessante e uma letra capaz, em lugar de ficar estático numa cadeira a olhar para ontem. Pobre festival que anda pelas ruas da amargura. Votação: 0 pontos.

    ResponderEliminar