[OLHARES SOBRE O ESC2021] Grécia

Grécia
Intérprete(s): Stefania
Tema: "Last Dance"


André Almeida - A Stefania este ano traz uma canção bastante melhor do que a do ano passado. “Last Dance” segue a tendência atual de trazer sons dos anos 80 e, dentro do lote das canções que tentam fazê-lo este ano, é das melhores. Penso que não deverá ter muitos problemas a passar à final, no entanto, como tem vindo a ser costume da Grécia nos últimos anos, receio que vá perder força em palco.

Posição no ranking de André Almeida: 22


Cláudio Guerreiro - A Grécia volta a apostar na jovem Stefania e nos mesmos compositores da canção do ano passado, mas desta vez num estilo pop de diferente inspiração. Acabou por ser bastante surpreendente, porque estava a contar com algo na mesma linha de “Superg!rl”, canção que estava no topo das minhas preferências no ano passado. Mesmo apreciando esta “Last Dance”, acaba por me saber a pouco se tiver esse termo de comparação. Ainda assim, é uma proposta que assenta bem na cantora e, que se for bem defendida, pode levar a Grécia a um resultado melhor do que tem conseguido nos últimos anos. No entanto, olhando para a segunda semifinal, a concorrência é bastante elevada, porque não faltam canções pop de intérpretes femininas. Não passarão todas certamente, e temo que a má sorte da eliminação possa calhar precisamente à Grécia, por ter uma cantora com menos experiência em palco do que as concorrentes diretas. Uma pequena nota final: pelo segundo ano temos um videoclip grego com uns efeitos especiais um bocadinho baratos demais, está na hora de melhorar…

Posição no ranking de Cláudio Guerreiro: 17


Gonçalo Canhoto - Depois de nos últimos anos vaguear pelo concurso com propostas pouco marcantes e que não ficaram para a história, a Grécia decidiu virar o jogo. “Last Dance” resulta de uma fascinante fusão entre pop moderno e elementos dos anos 80 e é a lufada de ar fresco que o concurso precisava, fugindo às idiossincrasias do pop clichê eurovisivo. A Stefania é uma cantora carismática, e acredito que vá estar à altura do desafio que a sua canção exigirá: uma apresentação em palco intensa e energética. Com o envolvimento da famigerada Dream Team na participação do país, e com os rumores lançados recentemente, as expectativas para a encenação estão altíssimas. Não considero como hipótese visitarmos Atenas em 2022, mas com uma encenação bem idealizada e uma prestação à Superg!rl, o país tem tudo para ser finalista e, eventualmente, alcançar um dos melhores resultados da última década.

Posição no ranking de Gonçalo Canhoto: 2


Hugo Sepúlveda - Na saga dos retornados, a Grécia traz-nos novamente Stefania! A sua canção, “Last Dance”, vai de encontro às sonoridades pop nostálgicas que se têm ouvido, especialmente muito popularizadas por Dua Lipa. Essa influência também foi ouvida ao longo da temporada, como por exemplo na Noruega, com Raylee e “Hero”! O maior ponto positivo que consigo encontrar em “Last Dance” é ser superior à proposta JESC do ano passado. A meu ver, a canção fica aquém do seu propósito e não me marca o suficiente para deixar de ser indiferente. De resto, só posso esperar pela promissora “actuação nunca antes vista” eleve a música a um outro patamar. Obviamente, a Dream Team não faz por menos, mas não deixa de ser curioso que as 3 músicas deles estejam na mesa semifinal!

Posição no ranking de Hugo Sepúlveda: 31


Luís Coelho - A Grécia é das minhas músicas favoritas deste ano, o instrumental épico aliado à voz da Stefania é a chave para o sucesso da Grécia este ano. Penso que irá lutar por um lugar no top 5.

Posição no ranking de Luís Coelho: 3


Patrícia  Gargaté - Confesso que não esperava muito da Grécia depois da proposta do ano passado mas surpreendi-me a 100%. O país decidiu apostar por uma sonoridade diferente...e ainda bem. Last Dance é uma canção pop revivalista, bem ao estilo de artistas de renome internacional, como a Dua Lipa. Cada vez mais acho interessante esta mistura entre o passado e o presente e a nível musical cai que nem uma luva. Tenho algum receio que a apresentação em palco possa desapontar contudo a canção tem o seu valor: é um tema orelhudo, animado e que para mim é impossível ouvir sem bater aquele pezinho. 

Posição no ranking de Patrícia Gargaté: 5


Rodrigo Pinto - Mais um passo na direção certa. Este "Last Dance" não se pode comparar ao hit da ENORME Donna Summer (tanto que era um sonho voltar a ver um Disco de Origem trazido para 2021 na Eurovisão) - mas tem muito boas qualidades. Com a atuação certa, e com as surpresas que são supostas serem apresentadas, pode ir muito além...Props especiais para o talento da jovem Stefania! 

Posição no ranking de Rodrigo Pinto: 21

 Média de Classificação: 17,93

Melhor classificação: 2

Pior classificação: 34

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. GRÉCIA - "Last dance", por Stefania: é deste tipo de composições que eu gosto, uma canção bonita, porque tem uma boa letra, uma melodia agradável e uma voz fantástica a interpretá-la. Esta é uma das minhas favoritas e só espero que fique bem pontuada como merece. Votação: 12 pontos.

    ResponderEliminar