[OLHARES SOBRE O ESC2021] Itália

Itália
Intérprete(s): Måneskin
Tema: "Zitti E Buoni"


Aan Branco - Itália é daqueles países que não desilude. Mesmo o ano passado, quando venceu aquele que não era o meu favorito, Diodato, consegui perceber o impacto e qualidade musical de “Fai Rumore”. Este ano a canção de Måneskin, uma banda rock de Roma, é diametralmente oposta à do ano passado. Seja no seu título (de “Faz Barulho” para “Calado e Bom”) como no estilo (de balada clássica para rock glamour), como também no tipo de artistas: os jovens de Måneskin são fluidos na sua expressão de género e na sua sexualidade e isso é visível em tudo o que fazem. “Zitti e Buoni” é, por assim dizer, um hino rebelde contra todos os que nos querem enfiar numa caixa e que nos querem iguais uns aos outros. “Eu estou fora de mim, mas sou diferente deles” canta o vocalista, num desafio direto contra o status quo. São, a par de Blind Channel, o número mais irreverente na Eurovisão de 2021, trazendo de novo para o certame o rock de qualidade e o glamour italiano, em todo o seu esplendor. Porque somos todos diferentes e merecemos igual respeito.

Posição no ranking de Aan Branco: 2


Inês Nunes - É sempre bom ver rock a ser representado na eurovisão, principalmente quando é desta qualidade! E apesar de ser um pouco inesperado vindo de Itália, ter rock e a língua italiana num só tema é mesmo a combinação perfeita. “Zitti E Buoni” é uma música autêntica, crua, que celebra a singularidade de cada um de nós, e é no fundo um hino revolucionário para a geração mais jovem, que incorpora perfeitamente a essência dos Måneskin. Sinto que este tema agrada até aqueles que normalmente não são fãs de rock, pois é impossível negar o talento deste grupo - a sua energia e química em palco, os looks excêntricos, a capacidade vocal do Damiano, tudo isto contribui para o que eu espero que venha a ser uma atuação memorável em Roterdão. Para mim, são sem dúvida os vencedores deste ano, e espero ver Itália a lutar pela vitória.

Posição no ranking de Inês Nunes: 1


João Diogo - Itália é aquele país que raramente desilude nas suas apostas para a Eurovisão. Podemos não ser sempre os maiores fãs das canções que enviam, mas a qualidade está sempre lá. Este ano não é exceção. Os Måneskin venceram o Sanremo graças ao público, e trazem imensa frescura ao concurso deste ano e às entradas italianas. Fazem parte do meu grupo de favoritos deste ano, e espero vê-los a terminar nos cinco primeiros ou lá perto. Tal como no Sanremo, acredito que o público gostará mais desta proposta do que o júri. É uma ótima canção rock, a única verdadeiramente rock, e com uma interpretação perfeita. Tem todos os ingredientes. 

Posição no ranking de João Diogo: 3


João Vargas Confesso que não sou fã de Rock mas esta canção tornou-se um grande vício para mim. Os Maneskin são uma banda bastante carismática e muito competentes em palco. Não vão deixar ninguém indiferente em Roterdão, e sem dúvida alguma, que vão proporcionar um dos melhores momentos televisivos. "Zitti E Buoni" é uma canção bastante cativante e orelhuda. Itália tem todos os ingredientes para deixar o país orgulhoso e vai lutar por um top10 na final!

Posição no ranking de João Vargas: 9


Paulo Lima - A Itália como sempre não falha. Traz pura qualidade nos seus temas e este ano, saiu do que é habitual e acrescenta: inovação, juventude, rock, contestação, tudo numa mesma composição. O resultado pauta pela excelência. Gostei muito da performance dos Manneskin no Festival de Sanremo e penso que vai encantar a europa. Vejo-a como possível vencedora. Estes jovens causam bastante impacto e são musicalmente atrevidos. Está no meu Top3.

Posição no ranking de Paulo Lima: 2


Pedro Caramba - A Itália brinda-nos este ano, depois das cinco longas noites do célebre Festival de Sanremo, com um rock bem atual, por parte dos Måneskin. "Zitti E Buoni" não era pessoalmente a minha primeira escolha para Roterdão mas, com o passar dos dias, verifico que esta canção irá incendiar o palco da Ahoy Arena. Como referi, esta é uma canção que facilmente vemos no palco da Eurovisão, como a ouvimos a passar numa rádio. 

Posição no ranking de Pedro Caramba: 8


Ricardo Rodrigues - Sanremo tem sempre o poder de nos surpreender. Ano a ano, a canção italiana é sempre única e em nada semelhante ao que enviou no ano anterior. Apesar de preferir a sua entrada em 2020, Måneskin entregam-nos a melhor canção rock desta edição, e prometem dar um enorme espetáculo na Ahoy Arena, é das entradas que mais curioso me deixa.


Posição no ranking de Ricardo Rodrigues: 9

Tomás Nabais - Confesso que em Sanremo não era dos meus favoritos, pois este género musical não é do meu agrado, mas com o passar dos dias a canção dos Måneskin tem-me cativado aos poucos. Não sei se na Final conseguirá ficar no top 5, mas prevejo uma classificação média, talvez no top 10. De resto adoro a sonoridade das guitarras e bateria e a nível vocal é interessante. 

Posição no ranking de Tomás Nabais - 14

 Média de Classificação: 12,07

Melhor classificação: 1

Pior classificação: 32

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. ITÁLIA - "Zitti e Buoni", por Måneskin: Um rock diferente, atraente, divertido, sem monstros e que nos mostra a pureza de uma verdadeira interpretação à italiana. Votação: 12 pontos.

    ResponderEliminar