[OLHARES SOBRE O ESC2021] Letónia

Letónia
Intérprete(s): Samanta Tina
Tema: "The Moon Is Rising"


Aan Branco - Samanta Tina arrasa novamente com “Moon Is Rising”. Um hino feminista que incluí todos os tipos de mulheres na sua génese, Samanta vem para buscar a sua coroa de Rainha do Pop Eurovisivo. Uma batida que fica no ouvido, uma letra impactante apesar de não muito complexa e o carisma todo de Samanta Tina são a combinação perfeita: Letónia terá o seu lugar na Grande Final, sem dúvida alguma. Arrisco-me a dizer, até, que “Moon Is Rising” é melhor concebida que “Still Breathing”, a canção que deu Samanta Tina o bilhete para a Eurovisão de 2020. Aguardo o que a Rainha terá para nos mostrar no palco de Roterdão.

Posição no ranking de Aan Branco: 16


Inês Nunes - Letónia (Samanta Tina – The Moon Is Rising) Não é de todo dos meus temas preferidos desta edição, e apesar de se manter num registo semelhante, preferia a proposta do ano passado. Ainda assim, sou sempre fã de músicas sobre empoderamento feminino e adoro o drop que antecede o refrão. Infelizmente, todas as outras combinações sonoras no resto da música não funcionam e há um pouco de gritaria a mais. Acho que este ano a Letónia fica pela semifinal.

Posição no ranking de Inês Nunes: 30


João Diogo - A Letónia traz-nos novamente uma canção que não se assemelha a nenhuma outra. É um grande risco que vejo ou a correr bastante bem ou a espalhar-se ao comprido ao estilo dos Triana Park. Samanta Tina tem uma voz poderosíssima e uma presença de palco de fazer inveja. Não tenho qualquer dúvida que vai correr muito bem em palco e vai ser um dos momentos altos da semifinal. Vai ser sem dúvida uma experiência. Mas não sei até que ponto júri e público irão gostar, principalmente o júri. Temos o exemplo de "Telemóveis", que também sendo uma canção muito experimental, ficou em último lugar no júri. Pessoalmente espero que corra muito bem e chegue à final pois adoro isto. 

Posição no ranking de João Diogo: 8


João Vargas - Para mim, Samanta é a grande e a melhor voz feminina desta edição. "The Moon is Rising" é das canções que mais ouço este ano, devido ao seu instrumental contagiante. Quero referir a importante mensagem que esta canção pretende transmitir. Aguardo um bom staging por parte da Letónia, mas infelizmente penso que não será suficiente para de qualificar para a grande final.

Posição no ranking de João Vargas: 10


Paulo Lima - Quando falamos da Letónia devemos falar sempre de originalidade, pois é um país que sabe inovar no campo eurovisivo. É um país destemido. Não tem medo de apresentar coisas diferentes. Este ano traz uma canção “uptempo”, que eleva o papel da mulher no mundo e parece-me ser capaz de assegurar um lugar no Top10. Pessoalmente para mim, enquadro-a um pouco mais abaixo na tabela, mas não desvalorizo de todo o selo de qualidade que a autora da canção Aminata imprime a todas as composições que têm representado a Letónio com o seu nome.

Posição no ranking de Paulo Lima: 17


Pedro Caramba - Mais uma voz forte e poderosa no concurso deste ano. A Letónia decidiu também manter a sua representante de 2020. A Samanta Tina traz-nos uma canção com uma letra e um discurso bem atual, de independência feminina. Destaco esta garra que a cantora entrega ao tema, mas não sei até que ponto isso possa fazer desta canção uma finalista.

Posição no ranking de Pedro Caramba: 29


Ricardo Rodrigues - O que vale da Letónia este ano é que Samanta Tina tem imenso carisma e consegue vender qualquer canção em palco. No entanto, "The Moon is Rising" é demasiado caótico e sem nexo para alguma vez ser uma boa canção. 

Posição no ranking de Ricardo Rodrigues: 30


Tomás Nabais - “The Moon Is Rising”, tema composto por Aminata (vide Letónia “Love Injected” 2015) e interpretado por Samanta Tina é na minha opinião um tema estruturalmente muito confuso: de início parece que vem aí um bop mas depois ficamos à espera que o tema cresça até ao seu ponto máximo, coisa que demora a acontecer (e quando acontece dura pouco). Preferia mil vezes o tema do ano passado “Still Breathing”, dado que era mais forte e facilmente se destacava e Samanta dava o litro nessa canção ao contrário deste. Acho que terá sérias dificuldades para se qualificar na grande final, veremos…

Posição no ranking de Tomás Nabais: 34

 Média de Classificação: 24,97

Melhor classificação: 7

Pior classificação: 39

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. LETÓNIA - "The moon is rising", por Samanta Tina: um começo em grande com uma voz em fundo que se vai perpetuar ao longo da canção, o que já de si é irritante porque não faz lá falta nenhuma, logo a seguir entra aquela gaiata aos berros a anunciar que já está a ver a lua, o que também é um espectáculo digno de se ver. Mas o melhor está para vir quase no fim com aquela cena degradante que nem é novidade neste programa e que apenas serve para rebaixar o nível do festival. A privacidade é um direito que existe para muitas coisas e entre elas permitir que cada um faça as borradas que quiser sem obrigar ninguém a assistir. Votação: 00.

    ResponderEliminar