[OLHARES SOBRE O ESC2021] Roménia

Roménia
Intérprete(s): ROXEN
Tema: "Amnesia"


Alexandre Lopes - A Roménia manteve a aposta em Roxen, que traz o tema “Amnesia” este ano. Um tema sólido, no qual muitas pessoas poderão relacionar-se com a letra da canção, que está bem conseguida. Vejo bastante potencial em termos visuais, e acredito que não fujam muito daquilo que foi o conceito do vídeo oficial do tema, o que poderá fazer com que a atuação fique memorável. À primeira vista e, tendo em conta que a Roménia se encontra numa semifinal super competitiva, temo que o público não consiga conectar-se com o tema, e também não estou vê-la a receber apoio do júri, já que, há temas que são mais “jury-friendly” que “Amnesia”. Vai ser mais um ano em que provavelmente poderemos ver a Roménia fora da Final, simplesmente, porque está numa semifinal difícil.

Posição no ranking de Alexandre Lopes: 28


André Pereira - Depois de uma maravilhosa canção e que adorei logo á primeira audição, este ano Roxen traz-nos Amnesia. Ainda não consegui gostar da canção, acho que só quando a Eurovisão começar vou começar a gostar. Tem uma mensagem super forte, mas sinceramente não me transmite nada. 

Posição no ranking de André Pereira: 17


Carina Ferreira - Pessoalmente, não é uma música de que goste muito e que me dê vontade de acrescentar a uma playlist, por exemplo. Ainda assim, reconheço obviamente que, faltando cerca de um mês  para a Eurovisão e ainda na fase dos ensaios, muita coisa pode mudar e poderá estar aqui uma canção que me pode conquistar em modo crescente. Na verdade, reconheço pelo menos que é uma produção bem feita e esforçada e que a Roménia estará num bom caminho para se qualificar – pelo menos não imagino que fiquem pelo caminho com esta proposta enviada.

Posição no ranking de Carina Ferreira: 39


Diogo Resgate - Gosto da proposta deste ano da Roménia. Uma canção Pop contemporânea bem construída com um toque obscuro. A voz e a presença da Roxen parecem ser um ponto positivo na candidatura. Espero um bom resultado para o país.

Posição no ranking de Diogo Resgate: 18


Emanuel Filipe - "Alcohol you" era uma das minhas músicas preferidas da edição de 2020, e talvez por estar à espera de algo semelhante, fiquei um tanto ou quanto desiludido aquando da revelação de "Amnesia". Achei que era algo demasiado banal e sem identidade. Tento evitar clichés, mas nunca o "primeiro estranha-se, depois entranha-se" fez tanto sentido. Sim, continuo a preferir "Alcohol you", mas tal preferência deve-se ao facto de ser mais o meu estilo de música. No que à qualidade musical diz respeito, julgo estarem ao mesmo nível.  Quanto ao facto de ter achado que a música era "banal e sem identidade", pergunto-me se é possível sentir vergonha alheia de mim próprio. Não só não é banal, como tem uma boa mensagem, aliada a uma das melhores letras do ano. No que à atuação em palco diz respeito, penso que podem inspirar-se no videoclipe, fazendo obviamente as adaptações que uma atuação ao vivo requer. 

Posição no ranking de Emanuel Filipe: 8


Marcel Pessoa - Roxen “retorna” para a Eurovisão, e desta vez com uma canção que considero melhor que a de 2020. Simplesmente adoro a mensagem de "Amnesia", é relevante e bem construída em seus versos. E cabe aqui um destaque para o vídeo oficial da canção, cheio de impacto visual, um dos melhores dentre as propostas eurovisivas. Se Roxen conseguir reproduzir em palco parte da coreografia apresentada no vídeo teremos uma bela performance  em Roterdão. A questão que fica por se resolver é se a confiança da cantora em palco evoluiu (na final nacional de 2020 a senti um tanto retraída e insegura). A figura dela em si é carismática, se dedicando bastante penso que conseguirá transmitir a mensagem com eficácia. Penso também que esta é uma canção que defenderá com maior propriedade, que é importante para si. Seria uma ótima volta da Roménia para a final da Eurovisão, e se dependesse apenas de mim, o país alcançaria a primeira metade da final. 

Posição no ranking de Marcel Pessoa: 12


Rui Duarte - Gosto bastante desta canção e a Roxen, embora jovem, é uma excelente profissional, muito capaz de fazer um brilharete em Roterdão. A canção num estilo bastante Radiofriendly vai de certeza lutar pelo top10 na final. Com um bom staging (estou confiante que assim seja), a Roménia pode lutar pela melhor classificação em muitos anos, para além de agradar não só ao público mais jovem, com ao "menos jovem". A qualidade é evidente e o seu talento também, vai correr bem.

Posição no ranking de Rui Duarte: 9

 Média de Classificação: 13,24

Melhor classificação: 2

Pior classificação: 39

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. ROMÉNIA - "Amnesia", por Roxane: Uma música igual a tantas outras, não tem nada que se destaque, pertence ao grupo dos temas melancólicos onde não falta sequer a perda do amor-próprio que se deseja recuperar. A intérprete também não traz nada de novo, com uma voz vulgaríssima, ideal para esta tristeza de cantiga. Votação: 0 pontos.

    ResponderEliminar