[Olhares sobre o ESC2022] Finlândia

Finlândia
Intérprete(s): The Rasmus
Tema: "Jezebel"



Aan Gomes - "Jezebel" é uma boa canção, produzida por uma banda que teve o seu auge há quase 20 anos atrás. Contudo, apesar do staging à la Gorillaz, as capacidades vocais do vocalista estiveram aquém do esperado na final finlandesa. Esperemos que Lauri consiga recuperar e melhorar a sua performance até Turim, a bem das suas hipóteses de passar à Grande Final da Eurovisão. Pontuação: 4 pontos


André Pereira - "Jezebel", a óbvia vencedora do UMK. Uma das minhas favoritas, e não fiquei nada triste por esta ter ganho. O live na final nacional não foi o melhor de todos e acredito que na Eurovisão eles vão melhorar esse aspeto. De resto, acho que é uma canção que ou fica muito bem classificada ou pode cair no esquecimento e ficar nos últimos lugares. Sobre a canção em si, acho que está muito bem construída, o único problema foi mesmo a atuação no UMK não ter sido a melhor de todas e ter tido algumas falhas. Espero então uma grande atuação em maio dos The Rasmus. Pontuação: 8 pontos


Emanuel Filipe - Na Finlândia, os artistas de renome não sofrem da maldição que afeta as estrelas portuguesas. A vitória dos The Rasmus era previsível, e igualmente previsível é a canção que a Finlândia nos apresenta: uma autêntica pastilha, já tantas vezes mastigada. Mas não deixa de ser uma pastilha com qualidade. Uma Gorila, por exemplo. Se a versão em estúdio até me agrada, aquela voz ao vivo deita tudo por terra. Meus caros, se já em principiantes esses deslizes pouco se toleram, numa banda com carreira é só patético. Não me parece que a passagem à Grande Final esteja tão garantida como muitos pensam, pese embora a fraca qualidade da segunda semifinal. Ou deste ano em geral, que Deus nos livre. Por falar em Deus, a minha grande favorita era Olivera, com a sua canção "Thank God I'm an Atheist". Não entendo aquele quarto lugar, mas posso sempre utilizar a justificação da minha mãe cada vez que algo me corre mal: "Não tens fé em Deus, e depois admiras-te". Da próxima vez, que cante uma Avé Maria.  Pontuação: 6 pontos


Hugo Sepúlveda - A Finlândia volta a apostar no rock e este ano traz-nos um nome que é familiar para muitos de nós: The Rasmus. “Jezebel” era a minha preferida do UMK, mas a actuação ficou um pouco aquém daquilo que tinha idealizado. A canção entranhou-se muito rapidamente no meu sangue (mantemos o trocadilho com a letra), mas entretanto já adquiri alguns anticorpos. Espero que a abordagem no palco em Turim seja diferente, pois considero que conseguiriam fazer algo mais impactante e com mais “power”, como a música pede. Acredito que os The Rasmus conseguem trazer mais um bom resultado para a Finlândia mas, para isso, em palco têm fazer da “Jezebel”, a “femme fatale” que é retratada na canção. Pontuação: 7 pontos


Patrícia Gargaté - A Finlândia volta a ser representada pelo seu característico rock. Um tema deste género é sempre bem-vindo por mim, mas apesar disso não posso dizer que estou 100% agradada. Assim que ouvi o nome dos The Rasmus fiquei abesbílica e muito entusiasmada, e creio que isso ajudou a que a canção não cumprisse as expectativas que tinha colocado. Não deixa de ser uma boa canção, apesar dos momentos flat. Espero uma performance semelhante, pois creio que não há muito mais a fazer. Os grandes nomes não costumam ter um caminho muito bom na Eurovisão…Veremos como corre este ano. Pontuação: 7 pontos


Pedro Dias - Na minha humilde opinião, “Jezebel” é de longe o melhor tema rock presente na edição deste ano. E tal não é de estranhar, vindo do país do rock, e duma banda que já atingiu tanto sucesso além-fronteiras. O carisma da banda, e a soberba presença em palco impactarão, certamente, os espectadores, e a presença na final parece-me facilmente alcançável. Até porque será esperado que os fãs europeus de rock sigam atentamente a edição deste ano, após a vitória dos Måneskin no ano passado. Pontuação: 10 pontos


Rafael Fonseca - Definitivamente uma das minhas favoritas deste ano! A Finlândia aposta num bom rock com um toque de pop, o que é sempre bem-vindo. "Jezebel" é vibrante, impactante e faz-se ouvir, uma verdadeira ode à mística esposa do Rei de Israel. Tem uma posição difícil para chegar à final, mas penso que, com um bom staging e presença em palco, pode lá chegar. Neste momento, tem o quinto lugar reservado na minha classificação final.  Pontuação: 12 pontos


Rita Fonseca - O estilo rock vindo da Finlândia não é uma grande surpresa para quem acompanha o concurso, e os The Rasmus conseguem destacar-se com a sua presença em palco. A Finlândia será, certamente, um dos países finalistas da grande final, porém, em termos vocais, a atuação da final nacional finlandesa deixou muito a desejar. Para garantir uma boa classificação, a voz do vocalista terá de estar em sintonia com o poder da canção e o carisma e presença em palco. Pontuação: 8 pontos


Média de pontuação do Júri: 7,03 pts

Média de pontuação dos Leitores: 5,06 pts

Média Final: 6,04 pts

Aceda AQUI à classificação na íntegra 

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

1 comentário:

  1. Finlândia-The Rasmus "Jezebel": É apenas mais um título de rock onde se grita muito pela Jezebel que não aparece para a gente a conhecer. Tem uma música melódica mas pouco mais do que isso porque os roqueiros também não costumam ter muita variedade nos seus trabalhos. Pontuo com 4 pontos.

    ResponderEliminar