[Olhares sobre o ESC2022] Noruega

Noruega
Intérprete(s): Subwoolfer
Tema: "Give That Wold A Banana"



Ambriel Costa - Nossa! A Noruega conseguiu a obra perfeita para a Eurovisão deste ano! A canção surpreendeu-me muito com a letra escrita de maneira inteligente, com partes bem fofas do estilo "Não tenho certeza se tens um nome, então chamar-te-ei Keith" e "Se não gostas do nome Keith, eu chamar-te -ei Jim". O instrumental dá-me imensa vontade de dançar. A dança é fofa, simples e hilariante, e a dupla de lobos da lua tem uma voz suficientemente convincente para trazer o troféu para Noruega, a lua, o infinito e mais além! Lots of love for you, Subwoolfer! Pontuação: 12 pontos


Daniel Cunha - A performance está surpreendente,  está algo de inesperado. A letra não corresponde ao espetáculo, por ser  básica. Mas toda a coreografia e figurino superam qualquer parte menos boa.  Em palco resulta e cativa. Na Eurovisão a inovação compensa, e aqui não foi diferente. Pontuação: 10 pontos


Joana Moreno - Da primeira vez que ouvi a canção, achei que caía um pouco no ridículo. Mas ficou no ouvido. Ouvi uma vez, e outra, e outra, e agora posso dizer que gosto genuinamente, sem qualquer tipo de vergonha. Tem um ritmo contagiante, a produção é fantástica e acho que irá sair-se muito bem em termos de televoto. É uma obra de arte? Não é, mas desafio qualquer pessoa a ouvir sem ficar a cantarolar o dia inteiro. Pontuação: 8 pontos


Jorge Durões - Pronto. Tinha que me calhar... andei a ladrar tanto mas tanto que os lobos amarelos tinham que me calhar a mim. Esta canção é se calhar o meu maior ódio de estimação deste ano. Quando ouvi "Give That Wolf a Banana" pela primeira vez, até que gostei da canção. Mas o facto é que tem vindo a descer, para não dizer esbarbalhar, meu top abaixo. O produto é genérico e eles ao vivo são trágicos a nível de afinação. E podem-me dizer que há todo um conceito por trás, mas não consigo compreender, neste momento, qual o conceito e qual o surto colectivo que está a acontecer à volta desta proposta. E alguém que me diga, por amor de Deus, quem é que canta. É que pela forma como se apresentam em palco diria que quem está a cantar é alguém nos bastidores... a cantar, quer dizer, a desafinar à grande. Sei que vai ser uma das mais queridinhas do público, até porque suspeito que quem a ouvir pela primeira vez na semifinal vai ter a mesma sensação que tive quando a ouvi pela primeira vez. No entanto, esta proposta devia ficar pela semifinal para a Noruega aprender a não desperdiçar o que de melhor tem na final nacional e apenas enviar coisas trendy para tentar ganhar votos! Pontuação: 4 pontos


Nuno Carrilho - Não é uma obra prima musical, mas cumpre um dos grandes requisitos para uma boa participação no Festival Eurovisão: três minutos de puro interesse e diversão. Eram os meus favoritos do Melodi Grand Prix 2022 e também figuram no lote das minhas canções favoritas do concurso internacional. Contudo, sinto que “Give That Wolf A Banana” tem tudo para figurar no topo das preferências do público… e para ser arrasada pelo júri. Se justiça for feita, a Noruega figurará no top10 da Grande Final. Veremos… Pontuação: 7 pontos


Sérgio Carneiro - Os lobos da Noruega vivem essencialmente da canção POP que apresentam reforçada por um refrão orelhudo e uma voz simpática. A aposta em cena é forte, à semelhança da canção do ano passado. Vai passar facilmente a semifinal, mas na final vai ter muitas dificuldades para lutar por um TOP15. Pontuação: 7 pontos


Sérgio Fernandes - Quem nunca ficou com o refrão desta música preso na cabeça durante dias que atire a primeira banana! A Noruega, este ano, apostou num ritmo hipnotizante que colocará toda a gente em Turim e por todo o mundo a dançar ao ritmo de uma versão alternativa do "Capuchinho Vermelho". É uma apresentação que tem tudo o que se espera de uma música tipicamente eurovisiva: tem um ritmo alegre, uma letra que fica no ouvido, uma coreografia engraçada, ou seja, a receita perfeita para 3 minutos de pura felicidade e, assim, uma aposta que os colocará muito próximos do topo da tabela! Maio está já aí à porta e, portanto, esperemos para ver o que nos trazem os Subwoolfer. Por falar neles... quem serão? Pontuação: 12 pontos


Sofia Valadar - A Noruega apresenta-nos aquela que arrisco dizer que será a canção mais icónica desta edição da Eurovisão. “Give That Wolf A Banana” é uma canção animada e divertida que promete certamente colocar todos os eurofãs a fazer a coreografia associada a esta música. Embora a letra não traga nenhuma mensagem impactante, a canção vale sobretudo pela sua melodia, ritmo e pelo mediatismo associado aos cantores disfarçados de lobos, que certamente proporcionarão um momento engraçado no palco do certame. Pontuação: 10 pontos


Tiago Carvalhais - Os representantes da Noruega formaram-se há 4500 milhões de anos na Lua e desde então conquistaram o estrelato em praticamente toda a galáxia, com exceção da Terra. Para conquistarem o local que falta na sua jornada para o domínio supremo da música pop, os Subwoolfer apresentam-nos "Give That Wolf a Banana", aquela que é a melhor canção jamais criada em toda a existência...pelo menos segundo os próprios. Trata-se de um tema animado e com uma coreografia muito bem executada, que vai certamente colocar a arena de Turim aos saltos e cativar muitos votos dos telespectadores terráqueos. Não é uma canção que me agrade particularmente, visto eu não ser grande fã de pop eletrónico e, sobretudo por se tratar de uma "joke entry". Contudo, não me surpreenderia de os ver a alcançar o top 10 na final, dada a popularidade que têm vindo a ter entre os fãs. Pontuação: 6 pontos


Média de pontuação do Júri: 7,41 pts

Média de pontuação dos Leitores: 8,84 pts

Média Final: 8,13 pts

Aceda AQUI à classificação na íntegra 

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

3 comentários:

  1. Noruega-Subwoolfer "Give That Wolf A Banana": considero esta composição da presença norueguesa um subproduto do festival deste ano. Os lobos já de si são assustadores e serem protagonistas de uma história absurda transformam-nos numas feras ainda mais indesejáveis. Desde que vi estas figuras terríveis pela primeira vez que não simpatizei com elas nem com a música que os acompanha, também ela algo infantil. É a terceira vez que reescrevo um comentário sobre estes lobos noruegueses e não há meio de o publicarem. Já fiz as alterações possíveis para tentar inviabilizar qualquer falta de cortesia com estes participantes, mas mais não posso fazer. Se alguém da equipa do Esc Portugal está a impedir que eu dê a minha opinião negativa sobre estes bichos não tem motivos claros e óbvios para o fazer, ou querem que eu diga que gosto deles sem gostar? Além de ser um contrasenso seria uma hipocrisia.Podem até dizer-me para não me preocupar porque há mais para comentar mas é uma norma minha apresentar o trabalho completo e não quero que por teimosia inconsciente de alguém acabe por ficar uma lacuna vazia no meu trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dan Carv, todos os comentários que seguem as regras definidas são publicados. O ESCPortugal não censura os comentários com base na opinião mais ou menos positiva sobre uma canção. Como é óbvio todos os comentários com insulto gratuito, como alguns dos que fez, não foram publicados.

      Eliminar
  2. Noruega-Subwoolfer "Give That Wolf A Banana":Há quem goste e quem deteste. Eu estou entre as duas fronteiras porque é um tema que me é indiferente. Daí pontuar com 0 pontos.

    ResponderEliminar