Csézy (Hungria): "Cantarei uma parte em hungaro para poder mostrar a beleza da minha língua!"


A Hungria tem mais uma estrela eurovisiva, a já experiente Csézy, que defenderá em Belgrado o tema "Candlelight", a versão inglesa de "Szívverés". Mas mesmo assim a cantora exigiu poder cantar uma parte na sua lingua natal, como forma de mostrar a beleza do hungaro. Isto e muito mais numa entrevista que deu esta manhã oa escportugal.pt.vu.

Em primeiro lugar, o escportugal.pt.vu quer dar-te os parabéns pela tua participação na Eurovisão de Belgrado. O que se sente ao saber que se vai representar um país num evento enorme como a Eurovisão?
Csézy:
Muito Obrigada! Estou-me a preparar com felicidade e expectativa enorme dentro do peito, tudo para dar o melhor, é isso que sinto.

Acompanhas regularmente o Festival da Eurovisão?
Csézy:
Já vi alguns sim, e sempre a imaginar se um dia poderia lá estar a cantar. Este ano estou...

A vitória na final nacional e o lugar garantido no ESC foi um sonho que sempre desejaste?
Csézy:
Foi um momento muito feliz e ao mesmo tempo muito assuatdor. De qualquer maneira, o orgulho e a felicidade foram tão grandes nos dias seguintes, que me senti a pessoa com mais sorte no mundo.

A tua canção chama-se "Szívverés"? Como a descreves?
Csézy:
Nós queriamos escolher a letra que melhor me servisses como uma roupa. Esta canção já estava pronta e sentimos que tinha muito mais por trás do que apenas mais uma faixa no meu disco, por isso a escolhemos. É por ser especial que "Szívverés" é também o título do meu novo album.

Qual a mensagem que está por trás deste tema "Szívverés"?
Csézy:
É um tema romântico sobre o clarear de sentimentos e emoções. Serve-me que nem uma luva.

Há poucos dias soube-se que "Szívverés" será cantada na versão em inglês, "Candlelight". Porquê esta opção?
Csézy:
Sim, vou cantar em inglês, mas com uma parte em hungaro para poder mostrar a beleza da minha língua. "Candlelight" é uma forma de dar a entender a mensagem. E já a podem ouvir no YouTube, basta pesquisarem-me...



O que podemos esperar da tua actuação em Belgrado?
Csézy:
Vou estar vestida com um fantástico vestido de Bori Tóth e como já mencionei esta actuação será uma saudação às minhas origens, ao "matyó" folk art. Mas a maior preocupação está mesmo na canção, por isso Rakonczai Viktor, o conpositor do tema, estaré integrado nos Fool Moon, que me irão acampanhar. Claro que o efeito visual do palco também é importante e estamos a estuda-lo actualmente.

Serás a décima quinta na segunda semifinal. É um bom lugar para actuar?
Csézy:
Claro que sim. É sempre melhor actuar na segunda metade da semifinal, porque os votantes ficarão com a nossa imagem mais marcada e lembvrar-se-ão melhor da nossa actuação.

Que resultado esperas, qual o teu principal objectivo na Eurovisão de Belgrado?
Csézy:
A esta pergunta respondo apenas com: vou fazer o meu melhor!

Já ouviste as outras entradas participantes? Tens alguma favorita?
Csézy:
Já ouvi algumas no YouTube, mas vou manter as minhas favoritas em segredo...

E a portuguesa "Senhora do Mar (Negras Águas)"? Qual é a vossa opinião sobre ela?
Csézy:
Eu gosto muito essencialmente porque é um temo muito vocal, com uma letra que parece ser bem forte e carregada de simbolismo. É do tipo de música que gosto...

Obrigado e boa forte de toda a equipa do escportugal.pt.vu para Belgrado.

Sem comentários