Paolo Meneguzzi (Suiça): "Espero que votem em canções e não em nacionalidades!"

Esta edição do ESC é especial, pois tantos anos depois da Itália ter abandonado o certame, os eurofãs da grande bota sentem-se bem representados, tanto pelos Mi Odio, de São Marino, mas também por Paolo Meneguzzi, a escolha da televisão pública da Suíça italiana para representar a Confederação Helvética. E a escolha é festejada pelos suíços, mas também pelos italianos.
Paolo Meneguzzi foi outro dos artistas que aceitou conversar connosco e, numa entrevista recheada de interesse, até deixou um apelo especial aos eurofãs portugueses, que lhe escrevam para o e-mail io@paolomeneguzzi.it e manifestem a sua opinião pelo tema, que lhe façam sugestões, ou que simplesmente demonstrem o que sentem em relação a "Era stupendo".

Em primeiro lugar, o escportugal.pt.vu quer dar-te os parabéns pela tua participação na Eurovisão de Belgrado. O que se sente ao saber que se vai representar um país num evento enorme como a Eurovisão?
Paolo:
Eu acho que a Eurovisão é uma fenomenal manifestação que ajuda a música e os jovens artistas a serem descobertos pelo público internacional, sendo por isso uma grande ocasião para desenvolver a minha música num conjunto de países que não me conhecem. Participar no ESC é uma oportunidade para qualquer artista, que compete com um conjunto de colegas de várias nacionalidades. É uma honra representar a Suíça e os suíços. Aqui o ESC é muito popular e desde sempre é um sonho para qualquer cantor.

Acompanhas regularmente o Festival da Eurovisão?
Paolo:
Sempre, acompanho sempre e vejo o certame desde criança e participar sempre foi um sonho desde essa altura, imaginando-me representante da Suíça. E o sonho tornou-se realidade.
Nesta realidade eurovisiva, sempre gostei de ver para descobrir a diversidade musical do nosso continente, com histórias diferentes, influências culturais de todas as partes... O Eurofestival é uma espécie de "Grande Caixa Musical" que mistura muitas ideias e experiências de pessoas e países, dá-nos a oportunidade de mostrar a nossa música, o nosso trabalho.

Apesar do sonho, imaginavas chegar um dia ao ESC? Como o estás a encarar?
Paolo:
Não, nunca pensei que me pudesse acontecer isto! A minha intenção agora é encarar esta experiência da melhor maneira, sendo a mesma pessoa, o mesmo cantor que o meu público já conhece, com a minha cara :), mas especialmente com a minha música.

Como caracterizas a tua canção "Era stupendo"?
Paolo:
"Era Stupendo" quer ser um vinculador de liberdade, simplicidade, de regresso às coisas simples, aos sentimentos da nossa vida; temos que nos lembrar que somos sortudos por viver.
Em termos musicais, "Era stupendo" vai buscar influências a várias vertentes, R'n'B, pop e rock, é quase um Rock'n'B :)... É uma canção melódica que, penso, imediatamente toca quem a ouve. Espero sinceramente que misturar os bons sentimentos, as várias influências e o italiano, faça diferença e chegue à audiência europeia.

A canção será totalmente em italiano. Porquê esta opção?
Paolo:
Vou interpretá-la em italiano, mas se necessário posso fazê-lo em inglês, embora na minha opinião qualquer língua tenha a sua beleza. Está mesmo nos meus planos cantar em italiano, porque no Eurofestival, uma união de diferentes pessoas e nacionalidades, cantar na língua natal é uma excelente forma de lembrar todas as culturas.

O que podemos esperar da tua actuação em Belgrado?
Paolo:
Isso é surpresa... Não quero revelar nada ;). Tudo vai ser pensado para bater com a letra da canção. Posso confirmar uma coisa apenas: paz, simplicidade e muitas coisas boas, tal como no tema. Tal como todos os concorrentes, vamos ensaiar muito e preparar tudo com empenho. Queremos tocar no coração das pessoas com um inesquecível sentimento angelical. Neste momento é só o que posso dizer-vos.

Serás o sétimo na segunda semifinal. É um bom lugar para actuar?
Paolo:
Estou muito feliz com a minha posição, estou mais ou menos a meio, o lugar perfeito para actuar.

Que resultado esperas, qual o teu principal objectivo na Eurovisão de Belgrado?
Paolo:
Logicamente, desejo ficar entre os primeiros, mas antes disso devo ser humilde e esperar que o público goste de mim, da minha canção. Aconteça o que acontecer, vou pensar positivo. Mesmo não conseguindo imaginar o resultado final do ESC, espero que me ajude a crescer profissionalmente e pessoalmente. Tudo será decidido em Belgrado, espero que com a justeza de pessoas que votem em canções e não em nacionalidades; se alguém gosta de uma canção, deve votar nela.

Já ouviste as outras entradas participantes? Tens alguma favorita?
Paolo:
Tenho tentado só ouvir as canções quando começar o espectáculo, tal como um espectador, mas já ouvi algumas e acho que teremos uma enorme qualidade este ano.

E a portuguesa "Senhora do Mar (Negras Águas)"? Qual é a vossa opinião sobre ela?
Paolo:
Sim, vi a canção "Senhora do Mar (Negras Águas)" no YouTube. É um tema apaixonante e envolvente e parece-me que espelha a alma portuguesa, a sua história e a sua cultura. É um pouco diferente daquilo que costumo ouvir, mas estou disposto a conhecer mais sobre a música portuguesa. Mais uma coisa, adoro a forte interpretação da vossa intérprete.

Obrigado e boa forte de toda a equipa do escportugal.pt.vu para Belgrado.
Paolo:
Obrigado eu! Apelo-vos, antes de terminar, a todos os portugueses, que me escrevam para io@paolomeneguzzi.it com tudo o que quiserem, sugestões, dicas, qualquer coisa. Eu recebo bastantes e-mails e não sou capaz de responder a todos, mas irei lê-los com atenção e receber o vosso apoio. Ciaooooooo a tutto il Portogallo!!!, e, por favor, votem em mim! :)

Sem comentários