Maria Haukaas Storeng (Noruega): "Sonhei muito com este momento quando era criança... "

As participações da Noruega no Festival da Eurovisão são bastante oscilantes no que diz respeito ao estilo, num ano a entrada deste nórdico pode ser rock, no seguinte pop, depois o étnico-tradicional e até, como aconteceu o ano passado, música ligeira dançável. E este ano volta a mudar, com a escolha de Maria Haukaas Storeng e a sua balada "Hold on, be strong".
Continuando com a nossa ronda de entrevistas aos participantes no ESC2008, falámos com Maria, que nos contou um pouco do que está a sentir neste momento marcante da sua carreira, a participação na Eurovisão, algo que sonha desde criança.

Em primeiro lugar, o escportugal.pt.vu quer dar-te os parabéns pela tua participação na Eurovisão de Belgrado.
Maria Haukaas Storeng:
Muito obrigada! Espero que nos encontremos na grande final, seria muito divertido.

O que se sente ao saber que se vai representar um país num evento enorme como a Eurovisão?
Maria Haukaas Storeng:
É uma grande honra representar a Noruega. Encaro-o como uma prova de confiança dada pelos noruegueses e vou, arduamente, fazer o meu melhor para não os desapontar.

Acompanhas regularmente o Festival da Eurovisão?
Maria Haukaas Storeng:
Durante a minha infância e adolescência não perdi um, mas como fã. Também não perdi um depois de crescer, mas já com um olhar mais profissional, mas era mais difícil por causa da minha carreira.

A vitória na final nacional e o lugar garantido no ESC foi um sonho que sempre desejaste? Alguma vez imaginaste que isto poderia acontecer?
Maria Haukaas Storeng:
Sonhei muito com este momento quando era criança... Mas quando me candidatei na final nacional não foi com outra intenção se não divertir-me e dar o meu melhor para fazer os outros felizes com a minha canção. O público aceitou e como prova respondeu com esta possibilidade; nunca pensei que me dessem mais que a sua felicidade ao ouvir-me!

A tua canção chama-se "Hold on, be strong"? Como a descreves?
Maria Haukaas Storeng:
É uma típica canção de amor. Sabe bem cantá-la e toda a produção envolvente é para ela, não para mim, e serve-lhe como uma luva, está mesmo tudo no lugar. Disseram-me que esta canção ia tocar e a verdade é que as pessoas falam comigo e não param de se identificar com "Hold on, be strong", contam-me as suas histórias. Dei esperança às pessoas com este tema e é bom saber que se dá esperança a alguém, porque sem ela está tudo perdido.

Qual a mensagem que está por trás deste tema "Hold on, be strong"?
Maria Haukaas Storeng:
Esta é uma canção que nos diz para esperar, para ter esperança, porque não interessa quão difícil está a nossa situação amorosa, pois há sempre alguém por ai para se preocupar connosco e para nos fazer felizes. Só temos que ser fortes e esperar dias melhores. Por outras palavras, Hold on, be strong (Espera, sê forte)... :)

A canção será totalmente em inglês. Porquê esta opção?
Maria Haukaas Storeng:
Eu adoro o inglês, é rico em vocabulário, expressões e metáforas. Fica bem vocalmente. O norueguês é mais staccato e o inglês tem mais vocalidade nas palavras.

O que podemos esperar da tua actuação em Belgrado?
Maria Haukaas Storeng:
Simples, para que a mensagem passe para toda a gente, quero mesmo que a canção brilhe.

Serás a nona na primeira semifinal. É um bom lugar para actuar?
Maria Haukaas Storeng:
Bem, não sei, é a minha primeira vez na Eurovisão :), mas já me disseram que o número nove não é mau de todo. Mas isso não me interessa muito, vou dar o meu melhor para que a canção chegue a toda a Europa. ;)

Que resultado esperas, qual o teu principal objectivo na Eurovisão de Belgrado?
Maria Haukaas Storeng:
Eu nunca espero nada, tenho esperança. Só espero que muitas pessoas acreditem na minha canção como eu acredito.

Já ouviste as outras entradas participantes? Tens alguma favorita?
Maria Haukaas Storeng:
Sinceramente não tenho favoritas, mas gosto da canção da Dinamarca e o Simon Mathew é muito talentoso. Tenho que referir também que a Carlotte, da Suécia, é magnifica, uma voz forte, um animal de palco por natureza e a discotune que vai defender é uma assassina. É outro tema que também gosto.

E a portuguesa "Senhora do Mar (Negras Águas)"? Qual é a vossa opinião sobre ela?
Maria Haukaas Storeng:
Por acaso é outra das canções que gosto. A Vânia mostra uma personalidade forte em palco, a forma como interpreta a letra arrepia, faz-nos acreditar numa história, e a canção é linda. Boa escolha para este ano Portugal! ;)

Obrigado e boa forte de toda a equipa do escportugal.pt.vu para Belgrado.
Maria Haukaas Storeng:
Obrigado e boa sorte para vocês também...

Sem comentários