Olhares sobre o ESC 2009: Eslovénia


ESLOVÉNIA

Quartissimo & Martina

Love Symphony (música e letra: Andrej Babić)








Pedro Morais: Sou sincero... não gosto! Julgo que a Eslovénia já ficou pela semifinal com músicas muito melhores que esta, nem a apresentação "melodramática" que eles poderão apresentar em palco vai convencer os europeus a votar neles.
2 pontos

Gonçalo Pedrosa: Depois de muito se reclamar da 2ª metade da música da Luciana Abreu quase não ter letra aqui aparece uma música 80% instrumental... Adoro o instrumental e acho que era uma boa base para uma boa música... mas falta-lhe um pouquinho mais de letra... e o que de letra tem torna-se monótono... Ponto positivo para a nota final, a voz feminina é boa.
6 pontos

André Marques: Arrebatador! Esta é a palavra que melhor descreve Love Symphony. O grande destaque, nesta canção, vai para a música, personificada nos músicos, e não tanto para a letra, a que a intérprete dá voz. Dá para perceber isto mesmo tendo em conta que a Martina só começa a cantar após o primeiro minuto… A grande desvantagem desta canção pode ser o primeiro impacto que o público irá ter, achando que esta é uma música “estranha”. E aqui alguns votos podem ser perdidos. No entanto, a ideia dos quadros e da projecção das sombras da Martina e dos elementos do Quartissimo é algo muito original.
7 pontos

Miguel Gomes: Babic é um mestre no dramatismo musical eurovisivo. Este tema usa e abusa do poder das cordas e associa uma encenação bastante apropriada ao suspense que vai criando. A meu ver, perde alguma coisa por entrar com o canto demasiado tarde e por se tornar, a certa altura, repetitiva. A voz da intérprete também se adequa ao estilo. No conjunto, parece-me uma boa aposta da Eslovénia.
10 pontos

Marina Rego: “Love Symphony” vale sobretudo pelo seu instrumental interessante, apesar deste se tornar um pouco repetitivo ao longo dos 3 minutos. A própria letra também é bastante repetitiva. O que me irrita profundamente é a voz da vocalista, que estraga mesmo a canção. Eu até era a favor de um alargamento da parte cantada, mas com esta voz irritante já não concordo. É sem dúvida uma proposta diferente e original. Veremos se vinga em Moscovo.
5 pontos

Ricardo Ferreira: Basicamente, estamos perante uma entrada mais instrumental do que outra coisa. É uma canção que pode dar uma performance forte e marcante, que pode deixar a Eslovénia perto dos lugares suficientes para a colocar na final do certame. Ainda assim, caso a Eslovénia consiga a qualificação, não me acredito numa grande classificação... mas posso estar enganado... porque na verdade estamos perante uma boa composição, capaz de marcar logo na noite da Semi-final. Peca por ser uma música bastante repetitiva, mas que tem uma boa conjuntura de voz/instrumental.
4 pontos

Eurico Alves: A Eslovénia este ano aposta forte. A canção até é boa; fica no ouvido; começa com uma batida forte o que chama a atenção do público; chega a tornar-se um pouco repetitiva mas até sabe bem ouvi-la; passará certamente à grande final e penso que já tem lugar no top10. Se estivéssemos a falar do Festival Eurovisão do Instrumental, esta canção vencia de certeza; mas temos que nos lembrar que estamos no ESC, que é necessário instrumental e letra (letra esta, que embora seja pouca, até não estraga a música e encaixa bem no instrumental). O pior é mesmo o final que deixa muito a desejar (agora que a canção estava a ficar melhorzinha tinha logo que acabar e o final é muito repentino).
7 pontos

Nelson Costa: O “nosso” Andrej Babic apresenta mais uma canção marcante, diferente e ousada, que não deixa ninguém indiferente. A versatilidade deste músico e autor fica, uma vez mais, provado com este "Love Symphony", que vive de um rico instrumental e de algum aparato cénico que poderá ser ainda melhorado em Moscovo, comparando com o apresentado em Liubliana. Em 2007, Portugal desperdiçou uma excelente oportunidade como esta, quando os “Corvos” aceitaram pisar o palco do Festival da Canção; tivemos os músicos… faltou-nos o compositor! Se o Andrej Babic vivesse em Portugal, não tenho dúvidas que muitos valores já teriam saído da gaveta. Para o “Love Symphony”… 12 Pontos.
12 pontos


TOTAL: 53 pontos

Sem comentários