Olhares sobre o ESC 2009: Grécia


GRÉCIA

Sakis Rouvas

This Is Our Night (música: Dimitris Kontopoulos; letra: Graig Porteils, Cameron Giles-Webb)







Pedro Morais: Usa a mesma fórmula desde o último Sakis, será que veio fechar uma dinastia de canções sempre idênticas? Os gregos dão-se bem com este tipo de música e agora não despegam, mas acho que o Sakis não teve sorte com a canção que leva a Moscovo, banal e sem o orgasmo musical que leva a surpreender os espectadores mais atentos. O júri tem canções muito melhores para se preocupar. Apesar de achar que a Grécia passa sem dificuldades à final.
3 pontos

Gonçalo Pedrosa: Inicialmente foi dado como favorito a ganhar, sinceramente nunca vi nada de especial nesta música. É dançante e engraçada mas não passa disso. Não é este ano que a Grécia levará de volta a Eurovisão para casa.
5 pontos

André Marques: A Grécia quer voltar a ganhar. Deixou isso bem claro o ano passado, tinham até já planos para a cidade anfitriã mas tiveram de se contentar com um terceiro lugar. Sakis Rouvas é conhecidíssimo na região dos Balcãs e tem um bom abanar de ancas… Fora isso, o seu aparelho vocal deixa muito a desejar, a (muita) dança também não ajuda e só o coro o salva em termos vocais. Mas na Eurovisão, nos últimos anos, Grécia é sinónimo de dança, de espectáculo. E é isso que o público gosta de ver. Estou com curiosidade para ver se os júris acham o mesmo. Não me parece… Resumindo, a canção não é nada de especial, o cantor também não, mas só por ser o Sakis Rouvas já merece um top 3. Enfim…
1 ponto

Miguel Gomes: Sakis é mais um reincidente também não traz grande inovação com o tema que leva a Moscovo. Desta vez tenho a impressão que não vai ser tão bem sucedido como da última. O estilo já não surpreende como há uns anos e a semi-nudez ou os truques do palco também começam a parecer um pouco gastos. A canção é um pouco repetitiva e bastante plana em termos de interpretação. Reconheço que dentro do género não é uma má escolha.
6 pontos

Marina Rego: Aqui está Sakis Rouvas no seu previsível regresso. Tem uma boa batida, é comercial, festivaleira e chega a ser viciante. O refrão contagia e até é memorável, sendo que é sempre bom que uma canção fique no ouvido. No entanto, também tem alguns aspectos negativos, como a previsível fraca prestação vocal ao vivo do Sakis e ainda o facto de esta canção não trazer nada de novo (insere-se na fórmula grega já repetida mil vezes). Para mim, é bem melhor do que “Shake it”. Acho que esta canção conseguirá obter um bom resultado em Moscovo, embora tenha alguma curiosidade para ver como os júris vão reagir a uma canção deste estilo.
7 pontos

Ricardo Ferreira: Não me admirava absolutamente nada que o regresso do Sakis Rouvas levasse novamente o ESC para Atenas. Esta música tem sonoridades bastante interessantes que podem resultar num conjunto de uma boa performance em palco. É uma música bastante festivaleira, não no sentido mais pejorativo, mas antes por conseguir "pegar" muito facilmente, o que poderá consistir de um factor bastante positivo para a Grécia no televoto. É um TOP 5 certo deste ano.
8 pontos

Eurico Alves: Não percebo o porquê de tanto alarido à volta desta canção. Até nem a acho nada de especial. Vê-se que a a ERT (televisão responsável pela Eurovisão na Grécia) tinha que levar o Sakis Rouvas de alguma maneira até Moscovo, nem que até a canção não valesse nada mas o certo é que tinha de ser o Sakis... Primeiro ele tem de saber dançar; depois a canção em algumas partes nem parece a mesma. É certo que tem ritmo e até vai ficando no ouvido, mas deixa muito a desejar, pois, por exemplo, aquele refrão não tem completamente nada a ver com o resto da música, mas enfim...
4 pontos

Nelson Costa: A ERT não quer saber de novatos para representar o seu país no ESC e na terra dos Deuses e das Deusas a aposta vai para Sakis Rouvas, que já pisou o palco do ESC em 2004 como cantor e em 2006 como apresentador. Trata-se de uma canção Pop, batida, básica, que não traz nada de novo ao ESC, mas que “à moda da Eurovisão” consegue divertir com uma melodia/refrão que contagia e não sai da cabeça. Como no festival nacional a canção foi interpretada em playback, esperemos que, até Moscovo, o Sakis ensaie bastante para não voltar a desafinar e a arfar tanto como em 2004.
6 pontos


TOTAL: 40 pontos

1 comentário: