Olhares sobre o ESC 2009: Suécia


SUÉCIA


Malena Ernman

La Voix (música: Fredrik Kempe; letra: Fredrik Kempe e Malena Ernman)






Pedro Morais:
Longe dos tempos áureos, os suecos tentam novamente com uma canção que até está a ser bem acolhida pelos fãs, mas será que se repete a história do ano passado? A pop ópera não é novidade mas marca a diferença em qualquer ano, geralmente é a única e não existe parecenças com outras concorrentes. Por causa disso a Eslovénia passou à final pela primeira vez na sua história. Será que a Suécia este ano precisa de um júri para passar à grande final?
7 pontos

Gonçalo Pedrosa: Da primeira vez que ouvi a música só tive um comentário: "odiei". Já me disseram que não faz o meu estilo mas que é uma boa música. Depois de a ouvir mais vezes digo que gostei do início, acho o refrão chato e continuo a odiar o final. Chega uma altura em que aquela voz me irrita os ouvidos. O cénico vai com certeza angariar uns pontos extra à música.
4 pontos

André Marques: A junção perfeita entre ópera e pop. Toda a coreografia, o cenário, a melodia e as máscaras encaixam num conjunto cheio de classe e qualidade.
10 pontos

Miguel Gomes: Às vezes muito pode ser demais. Poucos serão insensíveis à qualidade da voz e da interpretação quando esta se aproxima mais do canto lírico mas o seu contraponto mais dance é muito pobre. É uma tentativa hábil dos autores de cativarem vários públicos mas que na minha opinião não é muito bem sucedida e tenho dúvidas que vá resultar como pretendido em termos de votos.
7 pontos

Marina Rego: Gosto imenso desta canção. Esta combinação entre música lírica e pop dance agrada-me. É uma canção muito boa, onde se nota uma grande qualidade. É também festivaleira, sendo que aprecio bastante toda a sua encenação em palco, a coreografia e o glamour das máscaras. Acredito num bom resultado, apesar de achar que para alguns pode não agradar numa primeira audição. Acaba por ser original e destacar-se num ano como este.
10 pontos

Ricardo Ferreira: Esta é uma das melhores entradas deste ano, e questiono-a como não sendo mesmo a melhor. A mistura resulta quase que na perfeição e a voz da Malena Ernman é simplesmente fantástica. A composição é na minha opinião bastante interessante e pode resultar em qualquer contexto musical. É uma entrada que se pode estender a vários gostos e preferências musicais individuais. Era bastante interessante termos o ESC 2010 «cá mais para estes lados», e é quanto a mim, a Suécia um dos países que mais perto está este ano de assumir a posição suficiente para tal feito, a par obviamente com outros países que tratarei de referenciar a seu tempo.
10 pontos

Eurico Alves: A melhor este ano no ESC; disso não tenho dúvidas. Está bem feita; fica no ouvido; é um estilo a que não estamos habituados e talvez por inovar é capaz de conseguir prender a atenção das pessoas. Qualquer público de qualquer faixa etária gosta certamente de La Voix. É uma canção bem ao estilo ESC que leva qualquer um ao rubro, não me admirava nada que esta canção arrecadasse o maior aplauso na edição do ESC 2009. A intérprete está lindamente no cargo que ocupa e uma apresentação simples em palco (assim como foi feita na final sueca) é o suficiente para o sucesso de La Voix.
12 pontos


Nelson Costa: O país com o maior festival nacional traz-nos uma “popera”. A canção é boa e original, mas a voz da intérprete poderia, e deveria, ser mais forte. Gosto da conjugação de sons líricos com pop/dance, contribuindo para que este tema seja menos plástico que o habitualmente apresentado por este país.
10 pontos


TOTAL: 70 pontos

1 comentário:

  1. A primeira vez que vi o video não gostei nada e fiquei muito desiludido. A segunda vez, mudei completamente de opinião e pude constatar que os comentarios que tinha lido noutros saites estão certos. Na parte cantada a Malena não convence muito e é quando começa com o canto lirico que mostra o que vale. Acho que esta ainda muito longe do poder encantatorio da minha adorada Alenka Gotar (a minha preferida de 2007), mas é sem duvida uma das melhores canções, vai passar à final e em principio ficar no TOP 10.

    8 PONTOS

    ResponderEliminar