The Agency em entrevista ao ESC Portugal


Foto: The Agency/Facebook

EscP – De acordo com as informações disponíveis, os The Agency formaram-se em 2005. Podem resumir o vosso percurso, os principais desafios e os marcos mais importantes da vossa carreira, desde essa data?

The Agency - O nosso percurso tem sido algo auspicioso. O principal desafio é certamente o subir as escadas da ribalta. É bastante complicado quando as subimos sozinhos, sem qualquer tipo de ajuda. De qualquer maneira consideramos um percurso feliz, pois conseguimos actuar no Rock In Rio - Lisboa 2008 (ganhámos o concurso promovido pelo RIR, o que nos permitiu ser a 1ª banda de Garagem a tocar na história do festival), e vamos agora actuar no mais prestigiado festival Português e num dos maiores palcos nacionais, o Campo Pequeno.

EscP – Os The Agency assumem a influência musical de bandas tão carismáticas como Placebo, Radiohead, Muse ou Coldplay. Existe no panorama musical português alguma banda ou intérprete que vos influencie ou inspire do mesmo modo?

The Agency - Não podemos dizer que influencie a banda directamente, mas sim indirectamente, visto que cada membro tem o seu gosto pessoal que depois insere nos The Agency. Nomes tão variados como Sara Tavares, Lúcia Moniz, Xutos & Pontapés, Blasted Mechanism, Blind Zero, etc...

EscP – Em É assim que as coisas são enveredam por uma linha em que as influências do rock são menos evidentes. Porque a escolha de uma balada para concorrer ao Festival RTP da Canção?

The Agency - Para sermos sinceros não seria a nossa primeira escolha, pois pensamos que é necessário "agitar" um pouco mais o Festival. No entanto, devido à limitação de ter que ser um tema inédito, decidimos pela balada. É uma balada moderna, com um cheirinho mais rock/pop no final, que facilmente se identifica com a malta mais nova.

EscP – Costumam acompanhar o Festival da Canção? Como olham para a actual momento do Festival da Canção, tendo em conta a aposta, por parte da RTP, na inovação e no reavivar do prestígio do evento, feita nos últimos anos?

The Agency - A aposta que a RTP está a fazer é uma aposta que tem tudo para dar certo. Tem que se inovar e seguir as tendências e neste caso nós somos uma excepção neste tipo de festival, pois somos uma banda que nada tem a ver com os normais concorrentes do Festival. Os Lordi, que venceram em 2006, são um belo exemplo de como os tempos mudam! Está na altura de reviver os velhos tempos de 70/80, em que o Festival da Canção era imperdível por qualquer faixa etária. Hoje em dia isso não acontece, muito devido ao festival manter o mesmo registo de sempre e não se ter adaptado com as mudanças musicais dos tempos de hoje. O nosso objectivo é conseguir aproximar novamente a malta jovem do Festival!

EscP – Como acompanharam o processo de pré-selecção online? Surpreendeu-vos, de algum modo, o resultado obtido e o vosso apuramento para a fase final?

The Agency - O último dia foi o da agitação total, pois era ai que tudo se decidia. Felizmente os nossos fãs e amigos mostraram que gostam de nós e que nos queriam ver no Festival.

EscP - Quais são as vossas expectativas para este Festival? Que resultado será considerado satisfatório?

Foto: The Agency/Facebook

The Agency - Para nós, estar entre os 24 que vão ao Campo Pequeno, já é uma vitória. Somos humildes e com os pés bem assentes no chão, sabemos que é muito complicado passar a eliminatória, pois concorremos com grandes nomes nacionais...por isso vamos aproveitar ao máximo o dia 2!

EscP – Que avaliação fazem, em termos globais, das várias canções e projectos musicais a concurso, este ano, no Festival da Canção?

The Agency - Como tudo na vida, há umas que gostamos mais e outras menos, mas é normal, pois os gostos são diferentes. No geral temos a certeza que vamos ter um grande Festival da Canção 2010.

EscP – O Festival da Eurovisão é um dos maiores eventos musicais do mundo, com uma audiência estimada de cerca de 125 milhões de espectadores. Estão preparados para a possibilidade de actuarem num evento desta dimensão, com a responsabilidade acrescida de representar Portugal?

The Agency - Somos profissionais e estamos preparados para tudo, mas...um passo de cada vez e neste momento estamos apenas concentrados na semi-final.

EscP – Imaginando que vos era apresentado o desafio de recriar e gravar um tema anteriormente apresentado no Festival da Canção, qual seria a vossa escolha?

The Agency - "E Depois do Adeus" é uma musica que todos adoramos, no entanto, por muito que quiséssemos, achamos que deve permanecer intocável, pois tem um instrumental divinal. Sendo assim a nossa escolha recai sobre “Playback", de Carlos Paião.

EscP – Para além da participação no Festival, que outros projectos têm em curso?

The Agency - Acabámos de gravar o nosso 1º EP, e estamos, neste momento, à procura de uma editora que se interesse pelos The Agency e queira editar o nosso CD.
EscP - Gostariam de deixar alguma mensagem para os fãs dos The Agency e para os leitores do ESC Portugal?

The Agency - Venham todos ao Campo Pequeno para presenciarem ao vivo o melhor que se faz em Portugal. Temos que apoiar o que é nosso, que muitas vezes tem mais qualidade do que o que vem de fora. Contamos com a vossa presença dia 2 de Março.

1 comentário:

  1. A música é linda. Acho que o público não ouviu com atenção a letra. A melodia é linda, linda. Acho que vamos ouvi-la mais vezes! Façam-se ouvir, anda tudo surdo! Bem hajam. As vossas palavras fizeram-me sorrir mais um pouco...é assim que as coisas são

    ResponderEliminar