Nina Pinto em entrevista ao ESC Portugal


Foto: Nina Pinto/Facebook

EscP - A Nina Pinto é conhecida entre os seguidores e admiradores do Festival da Canção e da Eurovisão, sobretudo, pela sua actividade como comentadora e forista em alguns sites da especialidade. Pode revelar-nos um pouco do seu percurso no plano musical e o surgimento deste novo desafio, que culminará com a apresentação do tema Meu coração não é meu no palco do Festival RTP da Canção 2010?

Nina - Acho que é uma surpresa para todos os que me conheciam como editora e forista, mas não para os meus amigos, para aqueles que me conhecem bem. Tive algumas ofertas no passado para tentar entrar no festival, mas foi a primeira vez que encontrei um projecto que me dá a segurança necessária para este grande passo. Quando o Yannis Kotsanas me pediu para ouvir a melodia composta pelo Marios Gligoris eu não tinha ideia do que estes dois estavam a planear. LOL! No momento em que percebi agarrei a oportunidade... e aqui estamos nós!

EscP – Como olha para a actual momento do Festival da Canção, tendo em conta a aposta, por parte da RTP, na inovação e no reavivar do prestígio do evento, feita nos últimos anos?

Nina - O Festival da Canção é provavelmente o mais importante acontecimento musical em Portugal. O interesse dos portugueses nos últimos anos tem crescido muito e isso tem a ver não só com a RTP, mas também com os artistas que decidem participar.

EscP – A participação de Portugal no Festival da Eurovisão tem sido marcada pelo insucesso, ao nível dos resultados. Sendo uma espectadora atenta do certame, que factores considera responsáveis por essa situação?

Nina - A palavra "fracasso" é muito negativa e eu prefiro não a usar. No ESC vimos canções que não venceram e depois se tornaram hits, ou de artistas que não tiveram um bom resultado e iniciaram uma carreira brilhante. Portugueses também! Ganhar o ESC exige uma fórmula complicada, que ninguém conhece a 100%. Uma boa canção / conceito / projecto é a base do sucesso, com certeza! O maior apoio possível por parte dos portugueses e um projecto bem estruturado, para ser apresentado em palco, são dois factores de grande importância. ‘’Last but not least’’, ter sempre presente o grupo-alvo do projecto... queremos ter a atenção e a aceitação de todos os europeus, não apenas dos Portugueses!

EscP – Nos últimos anos Portugal tem sido consistentemente elogiado pela qualidade das canções apresentadas na Eurovisão. Acredita na possibilidade uma vitória, a curto prazo?

Nina - Claro que acredito! Acredito sinceramente que, este ano, vamos ter uma boa canção no ESC, e percebi isso ao ouvir as outras músicas também (1'30'' de cada). Há propostas interessantes e diversificadas e isso deixa-me feliz e esperançosa num bom resultado, para Portugal, em Oslo.

EscP – Como definiria o estilo e as influências musicais de Meu coração não é meu?

Nina - Meu coração não é meu, - letra, em português, de Augusto Madureira, - dá a ideia, de inicio, de uma música triste e, de repente, percebe-se que há ironia na forma como ela é composta / orquestrada. A sonoridade tem muitas influências Portuguesas mas também um ‘’piscar de olho’’ a todo o resto da Europa, de forma a que possam compreender e amar a nossa música.

EscP – A equipa de criadores de Meu coração não é meu concebeu um projecto que vai muito para além da canção, propriamente dita. É possível, neste momento, levantar a ponta do véu sobre o conceito e o que vamos poder assistir no palco do Festival da Canção?

Nina - O Yannis e o Marios tinham uma proposta completa para música desde o primeiro dia. Orquestração, back vocals, versão em inglês, conceito de apresentação etc., foram decididos e organizados desde o início. Não posso revelar nada sobre o conceito da semifinal, por razões óbvias, mas posso garantir-vos que quando ouvirem a canção completa, e a apresentação da mesma em palco, vão entender como é completa.

EscP – Quais são as suas expectativas para este Festival? Que resultado será considerado satisfatório?

Nina - Há apenas um objectivo: que a canção vencedora traga a vitória, tão desejada por todos nós, há tanto tempo, no ESC para Portugal! Evidentemente, será uma grande honra se os portugueses escolherem a nossa proposta para alcançar esse objectivo!

EscP – Que avaliação faz, em termos globais, das várias canções e projectos musicais a concurso, este ano, no Festival da Canção?

Nina - Ouvi apenas 1'30''de cada canção em concurso, mas estou impressionada! Tem havido um esforço real por parte de todos e parece que vamos ter um bom Festival e um resultado ainda melhor no Festival da Eurovisão.

EscP – Das muitas canções apresentadas ao longo da história do Festival da Canção, há alguma que gostaria que tivesse sido interpretada por si?

Nina - Cada música tem sua própria equipe por trás dela para fazê-la brilhar. Eu acho que todas essas músicas não seriam o mesmo, se cantadas por outros! Gosto de muitas delas, mas gosto de como elas são, cantadas pelos seus cantores e trabalhadas pelas suas equipes.

EscP – Gostaria de deixar alguma mensagem para os leitores do ESCPortugal e para os fãs da Nina Pinto?

Nina - O meu profundo e sincero agradecimento a todos os fãs de Meu coração não é meu, em nome de toda a nossa equipe! Para os leitores do ESC Portugal a mensagem é apenas uma: Vamos escolher a melhor das 24 canções para representar Portugal e tentar vencer o Festival da Eurovisão!

Sem comentários