Catarina Pereira em entrevista


A Catarina ficou conhecida num programa de televisão na SIC. O que é que tem feito musicalmente depois dessa exposição mediática?
A minha participação no programa “Família Superstar” abriu-me algumas portas. A partir daí, sem deixar a escola, procurei aproveitar as oportunidades e em 2008 soube da existência de um casting para o “High School Musical”. Resolvi ir e ganhei o papel de Gabriela Montez.
Ainda nesse ano, fiz alguns concertos de seu nome “Vozes de Ouro” através da minha agência, no Campo Pequeno, no Coliseu, etc…
No ano 2009 informaram-me de um casting para o Filipe La Feria… Mais uma vez, agarrei a oportunidade e fiquei! Fiquei com o papel de Bárbara Alarcão em “A gaiola das loucas”, que hoje está em cena no Politeama.

Mesmo antes de se dar a conhecer ao grande público, a Catarina já tinha descoberto a vertente artística. Quer nos falar um pouco sobre os seus primeiros passos?
Desde pequena, demonstrei ter gosto pelo palco. Comecei pela dança, uma paixão que dura até hoje… Estive sete anos numa escola de dança jazz em Matosinhos, e só lá para os catorze anos é que descobri que gostava de cantar…! Quis ter aulas de canto para saber usar o meu aparelho vocal e fi-lo durante um ano nessa mesma escola.
Mais tarde, decidi estudar no Balleteatro, no curso profissional de dança contemporânea, com três anos intensivos…!

O seu primo Fernando participou na edição do ano passado do FC. Como é que acompanhou essa participação?
Acompanhei o mais que pude, dei-lhe o meu apoio…! Para ele foi uma experiencia divertida e eu estive lá a ver a actuação para o aplaudir.

Para além desta relação “mais familiar” com o FC como é que tem sido a sua relação com o espectáculo musical mais antigo da televisão nacional?
Tem sido para mim uma grande novidade, porque apesar de acompanhar alguns colegas e familiares que já participaram no festival, estar dentro é sempre diferente.
Estou entusiasmada e o meu respeito por este grande espectáculo tem aumentado de dia para dia!

Como é que a Catarina vem parar a este rebuliço que começa a ser o FC2010?
Recebi o convite do Carlos Coelho e do Andrej Babic e desde logo me identifiquei com o projecto. É moderno e arrojado, tem uma visão europeia.

O tema que vai cantar – “Canta por mim” – tem a assinatura de uma dupla que ganhou recentemente o FC e que tem já algumas provas dadas no mundo eurovisivo. Isto tem algum significado para si?
Tem sim, é para mim uma honra trabalhar com profissionais que percebem bem o contexto em que trabalham!

Como é que explicaria a alguém que nunca ouviu o minuto e trinta disponível o que é que a canção transmite?
Explicaria que a canção é dançável, cheia de força e com uma história bem portuguesa… É como que uma versão actualizada da história da Lenda da Severa.

O apuramento para as semifinais correspondeu às suas expectativas?
Sim, fiquei contente por perceber que a nossa música tinha sido apurada!

Apesar de ter uma das páginas mais visitadas e de cantar uma das propostas mais comentadas nos fóruns não esteve sequer no top3 da eliminatória online. Que comentário lhe merece esta situação?
Posso dizer que ficámos bastante felizes com o número de comentários e visualizações da música. Quanto ao método on-line, é bem pensado… Já sabemos que nenhum método de selecção é perfeito, portanto só pudemos ficar orgulhosos com a nossa classificação!

Todos sabemos que nesta fase já se preparou muito do que será a actuação em palco de cada concorrente. Que elementos vamos poder ver em palco? Como é que pensam pôr o público do Campo Pequeno a “cantar por vocês”?
A apresentação está a ser trabalhada e esperamos pelo dia 4 de Março, para vermos se vocês gostam!

Na segunda semi-final, vai ocupar exactamente a mesma posição, a 5, que a Vânia teve quando ganhou em 2008. Ficou satisfeita com o sorteio?
Ficaríamos contentes com qualquer outro número, mas foi engraçado perceber que ficámos na mesma posição.

Há concorrência para vários gostos nestes 24 temas. Há algum que lhe pareça um competidor mais temível?
Existem vários temas fortes, cada um ao seu estilo… Tudo dependerá do júri e do público!

A Catarina teve alguma exposição pública, encabeça um projecto com uma dupla de autores que já esteve em alguns ESC e “Canta por mim” lidera as discussões e os visionamentos em diversos sites. Quais são as suas reais expectativas para este FC2010? Vai a Lisboa para ganhar?
A única certeza que temos é que queremos fazer uma boa actuação e perceber, no Campo Pequeno, se vocês gostam ou não. O resto vem por acréscimo…! Toda a gente gosta de ficar bem classificada, mas muitas vezes não é só isso que valoriza o potencial de uma actuação!

Que mensagem gostaria deixar aos nossos leitores e aos fãs que a seguem nesta aventura?
Gostava de agradecer todo o apoio e dizer estamos a trabalhar no sentido de vos agradar e de vos deixar orgulhosos com a nossa canção, esperemos não vos desiludir! Beijinhos

Sem comentários