Cristina Gonçalves das Seis Po'Meia Dúzia em entrevista


Falem-nos um pouco da génese do vosso grupo. De onde surge um nome tão original?
Obrigada! O grupo nasceu na Associação Cultural e Musical Xarabanda, da vontade de criar um grupo feminino, estilo “à capella”. A ideia era abordar as músicas tradicionais de uma forma criativa e original. E assim surgimos nós! Um dado curioso é que na nossa primeira actuação, em 2005, não tínhamos nome… Mais tarde viemos a adoptar a expressão “Seis po’ Meia Dúzia”, usada pelos comerciantes na tentativa de elucidar o comprador “Menina, leve 6 por meia dúzia…”. Achamos engraçado, e como éramos seis… Assim ficamos baptizadas!

Costumam seguir o FC e o ESC? Algum tema ou intérprete que gostem especialmente ou que vos tenha marcado ao longo destes anos todos do certame?
Costumamos seguir o festival e acreditamos que há canções que jamais serão esquecidas! Todas elas foram e são ainda hoje importantes… memórias fantásticas com desempenhos fenomenais.

Como é que surgiu esta ideia de concorrer ao FC2010?
Recebemos o convite do Ricardo Rodrigues, compositor da música. Nunca tínhamos pensado em concorrer… Ouvimos a música, gostamos… e aqui estamos nós!

Foi uma surpresa a votação que obteve na fase online? Estavam a contar passar à fase seguinte?
Foi de facto uma surpresa! As votações surpreenderam-nos todos os dias! Não sabíamos se iríamos passar, mas estávamos a torcer por isso…

Como é que descreveriam este tema? O que é que pretendem transmitir aos ouvintes com a sua proposta musical?
O tema fala essencialmente de saudade. Fala do emigrante, não apenas daquele que teve de partir para encontrar melhores condições de vida mas também daquele que mergulhou no desconhecido, à procura de aventura num mundo desconhecido…

Vão ter honras de encerramento da fase de semifinais, ficaram satisfeitas com o sorteio?
Sim.

O que acham das outras 11 propostas… alguma que considere um concorrente mais temível?
Nada disso! Achamos que todos têm músicas interessantes e será um prazer partilhar o palco com os outros 11 concorrentes!

O que é podemos esperar para o palco do Campo Pequeno?
Surpresa…

Passar à grande final está nos vossos horizontes? E Oslo parece-lhe possível?
Um passo de cada vez. Para nós é muito bom estar a participar no Festival da Canção. O resto, o tempo, o júri e o público dirão!

Querem deixar alguma mensagem final aos leitores e aos seus fãs?
Assistam ao festival! É um espectáculo onde a música portuguesa ganha cor…

Muito Obrigado e bom trabalho para o FC2010.

Sem comentários