Olhares sobre o FC10: Canção 5




Imagem: escportugal

Intérprete: Jorge Guerreiro
Canção: Ai Lisboa



André Marques: Salsa sensaborona + letra básica = canção esquecível. De certeza que não vai resultar em palco.

1 ponto

Diogo Silva: Uma canção que começa como um fado e de repente uma grande surpresa ao ritmo de sons latinos, uma canção com um ritmo semelhante a canção de 2007 da Sabrina "Dança Comigo". Esta canção com alguma certeza vai estar na final, os portugueses adoram este estilo de canção. Apesar de gostar da canção, espero não seja esta a canção vencedora pois, não é canção para nos representar no ESC.

6 Pontos

Eurico Alves: Ai Lisboa e ai a minha paciência! Em 2009 a Lucy conseguiu enganar o público com os primeiros 90 segundos que pareciam soberbos, no entanto o resto foi o que se viu (gritos e berros de… histeria?) Esta nem 30 segundos chega a ter de interessante, embora o início não seja mau, o resto estraga tudo, ou seja, todo o resto da canção é banal e chata, sem grande variedade na letra… Não é uma música para o Festival muito menos para o ESC. Será que este e outros intérpretes não têm consciência disso? Que pretendem eles? Ganhar o ESC? Assim não vão lá! A parte mexida parece um atentado ao resto da canção que parece um bom fado capaz de nos representar bem.

0 pontos

Fabiana Silva: Jorge Guerreiro apostou numa canção que mistura o tradicional e o moderno, com uma letra patriótica e com uma batida “pegajosa” e dançante. Não é uma canção memorável, mas é do tipo de música que fica ecoando na mente.

6 pontos

Gil Silva: Acho o início até interessante, mas quando começa a batida não me agrada nada, e para o ESC gritar “Ai Lisboa” não me parece nada bem, além disso a música é para representar Portugal e não para representar Lisboa.

3 pontos

Gonçalo Pedrosa: Foi uma surpresa quando ouvi esta música, e nem sempre as surpresas são agradáveis. Acho péssima a ideia que juntar "Lisboa Menina e Moça" com algo que roça a sonoridade Michael Carreira... O ano passado não gostei de ouvir 50% duma música era "Yes We Can" não será este ano que gostarei duma música em que 50% é "Ai Lisboa".

2 pontos

Nuno Carrilho: Quando se começa a ouvir a música, durante os primeiros 20seg parece que estamos perante Carlos do Carmo, quer pelos acordes da viola quer pela referência a Lisboa. A música de Jorge Guerreiro pode ser bem conseguida na semi- final, mas isto depende do resto da música quer pela sua presença em palco. Porém gosto muito da música e espero muito que seja uma finalista.

10 pontos

Ricardo Ferreira: É uma aposta que prometia atrevimento. A junção de vários estilos, dos quais se identifica perfeitamente o nosso fado, dão a este tema algum impacto que acaba por pecar pela "promessa" dos 90 segundos disponibilizados, de alguma repetitividade que parece demasiado excessiva...e claro, as evidentes semelhanças com o tema "Corazón Espinado" não ajudam nem beneficiam no contexto. A letra também é, na minha opinião, demasiado pobre. Mereceu a passagem, mas passará ao lado de todo o espectáculo, e claro, por arrastamento, de outros temas muito superiores.

2 pontos

Total: 30 pontos

2 comentários:

  1. Eurico, só gostava de saber qual a sua formação, se é que a tem para fazer o comentário que faz da música...gostos são gostos não é verdade, agora respeite todos os interpretes, porque caso não saiba eles e elas são comvidados para dar voz a uma música, os interpretes não escolhem . Ou aceitam ou recusam, está a perceber???
    Espero que os interpretes não liguem a estas barbaridades....a música pode não ser uma maravilha, mas certamente que já ouviu pior e não lhe fez mal, atenção aos comentários...sejam mais corretos na forma de se expressarem, isto não é o juro dos ìdolos...

    ResponderEliminar
  2. Cara Carla
    Tenho o 7ºgrau do conservatório de música, mas não entendo que seja isso que aqui está em questão.
    É certo que gostos são gostos...este é apenas um espaço de opinião; os colaboradores são pessoas normais que têm exactamente o mesmo poder que qualquer outro fã. Posso não ter exprimido a minha opinião da forma mais correcta, confesso, mas é o que eu penso. Eu quando referi “intérpretes” pretendia referir toda a conjuntura que o envolve. Continuo a achar que esta não é uma música que se adeqúe à situação (com todo o respeito!)

    ResponderEliminar