Olhares sobre o ESC2010: Ucrânia



Canção: Sweet People
Intérprete: Alyosha



André Marques: O país da extravagância leva este ano nada mais, nada menos do que uma balada rock. Estou em choque... E eu, que já me tinha habituado às meninas seminuas a dançar e aos "drag queens" com alguma graça... Ironias à parte, adoro esta canção.

10 pontos

Eurico Alves: Há aqui qualquer coisa que eu não estou a perceber, que me leva pura e simplesmente a não gostar e a achar esta canção secante e sem melodia.

2 pontos

Fabiana Silva: A Ucrânia começa mal, tendo um grande boicote de muitos fãs, devido ao seu processo de selecção bizarro, onde foi escolhido um cantor e uma canção e depois tudo muda e outra cantora é escolhida. "Sweet people" é mais uma balada feminina, que deverá ser esquecida no meio de apresentações como da Safura, Anna Bergendahl e Niamh. Alyosha preocupou-se com questões sociais e quer mostrar que o mundo está a ser destruído e que devemos fazer algo. Vocalmente, a cantora grita demais, tornando seus temas um pouquinho "irritantes". Ucrânia terá pouco apoio dos vizinhos, pois Rússia e Bielorrússia estão na outra semifinal.

5 pontos

Gil Silva: Uma música diferente e com muita força. Grande voz, a da Alyosha. É uma das que pela irreverência poderá ter lugar na final.

7 pontos

Gonçalo Pedrosa: Não é má, mas passou-me ao lado. Tive a necessidade de a ouvir 2 ou 3 vezes para a conseguir ouvir toda sem me distrair. Num palco maior, com uma melhor apresentação, poderá prender mais a atenção e, quem sabe, ser uma candidata a altos voos. Por agora fico na dúvida.
ps - adorei a voz.

7 pontos

Nuno Carrilho: Acho sinceramente que este ano a Ucrânia não vai passar da semi-final. A música precisa de mais garra; é um pouco confusa...

8 pontos

Pedro Correia: Alyosha está, a todos os níveis, muito acima de Vasyl Lazarovich, e “Sweet People” é um tema interessante. Tenho alguma curiosidade em ouvir mais trabalhos desta equipa. Ainda assim, parece-me que o palco da Eurovisão será pouco propício a uma canção deste género, sobretudo porque foge, por completo, ao registo a que a Ucrânia tem habituado os espectadores mais fiéis.

6 pontos

Pedro Morais: Após tanta dificuldade a Ucrânia lá escolheu uma canção. Canção essa fora dos registos dos últimos anos. Eu até gosto da canção mas como uma grande parte das canções deste ano não me enche as medidas... falta algo.

5 pontos

Ricardo Ferreira: É um estilo bastante peculiar e diferente o que a Ucrânia nos traz este ano...mas na verdade, não estamos habituados a este registo. Os constantes problemas na escolha do tema para Oslo deram origem a que a Ucrânia se perdesse um pouco ou tanto dos critérios pelos quais se tem regido nos últimos anos e que lhe têm valido boas posições no ESC. Este ano, não vai acontecer, infelizmente. Esta música com traços de balada/rock não tem a força suficiente para fazer qualquer tipo de furor. Alyosha tem uma boa voz e pode brilhar...mas não chega. Falta, diria eu de que, o mais importante.

3 pontos

Sanio Silva: Uma música que agrada um público mais alternativo, não é candidata ao top5, mas dificilmente não estará na final. Alyosha é uma óptima vocalista, mas sua pronúncia é bastante deficiente. A música tem um potencial baixo de apresentação, mas deve crescer com um bom trabalho de câmaras e de como a cantora vai se movimentar no palco. Deve agradar tanto o júri quanto o televoto medianamente, devendo conseguir no máximo um 8º lugar na final.

6 pontos

Total: 59 pontos

Sem comentários