Olhares sobre o ESC2010: Holanda


Canção: Sha-la-lie
Intérprete: Sieneke-Ik ben verliefd



André Marques: Os holandeses endoideceram de vez! Eu pensava que depois da canção do ano passado eles não podiam descer mais baixo! Mas temos de lhes dar um desconto, eles gostam disto, o que é que se há-de fazer?... Pronto, está bem, eu confesso… a canção até é engraçada e eu bato o pé quando a oiço…

8 pontos

Eurico Alves: Algumas palavras: ridícula, infantil, chata, uma das “cromas” do ano.

1 ponto

Fabiana Silva: Na minha opinião, junto com a canção eslovena, a canção da Holanda é a mais fraca do festival. O ritmo é bastante antiquado e a letra é fraca e ainda é em holandês. Apresentar-se logo antes da Roménia, uma das favoritas, diminui ainda mais as chances de Sieneke de ir à final. Também não há apoio de países vizinho, por ser um país do oeste. Os únicos pontos fortes que consigo ver neste tema são que a cantora é afinada e tem uma presença de palco interessante e que ela foi composta por Pierre Kartner, que é bastante famoso.

2 pontos

Gil Silva: Bem temos aqui um país que deve ter confundido o ESC pelo JESC. Musica engraçada e que animará um pouco a segunda semi, mas não passará daí.

3 pontos

Gonçalo Pedrosa: "É sempre bom no ESC as músicas serem catchy". Eu acreditei nisto, até hoje. "Ik Ben verliefd" é catchy pelas piores razões, parece uma música dum circo que passa no altifalante por cima da casinha das farturas e algodão doce. E eu dou por mim com o shalalie na cabeça muitas vezes, contudo nunca votaria nesta música. Depois do terror que foi o "Shine" do ano passado, é provável que a Holanda continue a ver a Final apenas pela televisão. Já para não falar que com a temática "circo" temos Espanha com uma música muito boa (mas isso fica por outro dia). Por ser animada dou:

4 pontos

Nuno Carrilho: Gosto da canção! Tem ritmo, é orelhuda, a letra é um ponto fraco mas o resto compensa. Boa escolha a da Holanda!

10 pontos

Pedro Correia: Não sei se é o despeito pelos maus resultados, ou a falta de talento, que estão na origem de “Ik bem verliefd (Sha-la-lie)”. Ridicularizar o ESC não é uma novidade, nem é mau, se for assumido. Agora, apresentar uma canção de feira popular, dizer que é kitsch ou inspirada na música de há 40 anos é apenas ridículo e não merece os três minutos de tempo de antena. Espero que os Países Baixos alcancem um merecido último lugar.

1 ponto

Pedro Morais: A pimbalhada do ano. Ao contrário da Suécia, desta até me lembro do refrão e toda gente se diverte de a ouvir independentemente goste ou não. A Holanda diverte-se com o ESC e leva o que gosta isso é de louvar, afinal o ESC não passa de entretenimento.

8 pontos

Ricardo Ferreira: Ninguém pode negar o lado divertido e festivaleiro desta aposta da Holanda...o problema está, na verdade, na falta de qualidade que esta entrada tem. Uma música completamente disparatada que não chega para chegar a uma final. É importante referir a extrema pobreza quer aos níveis de instrumentalidade quer aos níveis de conteúdo deste tema.

1 ponto

Sanio Silva: Apesar de muitos acreditarem numa surpreendente classificação, eu duvido muito que a Holanda chegue à final este ano. A canção é de um estilo que agrada apenas à população holandesa, devendo passar em branco no televoto e no júri. O refrão chega a ser infantil, e de certa forma dá a aparência de uma canção caricata. Sieneke não é muito carismática, mas tem boa habilidade vocal, conseguindo apresentar a canção medianamente. Uma apuração seria um pouco menos difícil na primeira semi-final, mas com tantos países de leste na segunda semi-final, a Holanda ficará certamente para trás.

2 pontos

Total: 40 pontos

Imagem: escportugal

Sem comentários