Olhares sobre o ESC2010: Croácia


Canção: Lako je sve
Intérprete: Feminnem


André Marques: E cá está a Croácia a enviar mais uma vez uma balada balcânica… Não, espera, tem elementos rock!... Não, espera, tem dança!... Não, espera, tem confetes!... OK, pronto, deixou de ser uma balada balcânica para passar a ser algo muito mais interessante... E as Feminnem continuam fantásticas!

7 pontos

Eurico Alves: Uma boa balada numa boa altura que servirá de “refresco”, no entanto a maioria das pessoas não conhece as canções a concurso e pura e simplesmente mudam de canal antes do fim. Esta canção tem ritmo, fica na cabeça, tem garra, é bem interpretada embora com gritos a mais e pode obviamente surpreender em Oslo.

8 pontos

Fabiana Silva: A Croácia acertou na sua escolha, levando a girlsband Feminnem, que é experiente e conhecida. Elas tem uma óptima balada nas mãos, o apoio dos países do leste e, provavelmente, deverão estar bem colocadas na final. A apresentação durante o Dora foi segura, com poucos momentos de desafinação e deve ser assim no ESC. Apresentar-se no final do show é mais uma vantagem para as meninas. As maiores desvantagens do grupo são a falta de países balcânicos na semi-final e a grande quantidade de baladas femininas, incluindo as grandes favoritas Dinamarca e Azerbaijão. O final da canção é um pouco gritado, cheio de agudos que podem não funcionar na hora.

10 pontos

Gil Silva: As Feminnem mostram-nos um estilo completamente diferente do que apresentaram em 2005, na minha opinião bastante muito superior, música forte e com qualidade.

7 pontos

Gonçalo Pedrosa: Gosto imenso da música, é mais uma balada bem conseguida e com potencial de ficar na cabeça dos eurofãs. Têm as três boas vozes que é algo importante para empurrar a música para uma boa classificação. O único defeito que lhes vejo é no guarda-roupa, que terá obviamente que melhorar e com bons elementos cénicos penso que as hipóteses de pontuar bastante na final são elevadas.

8 pontos

Nuno Carrilho: A Croácia traz este ano uma balada muito bonita e muito bem interpretada por 3 belas raparigas. Gosto muito da presença em palco, do vestuário e das vozes. Não vejo razão para não serem finalistas e para um top10.

12 pontos

Pedro Correia: À semelhança da Irlanda, os Balcãs também têm uma escola de baladas eurovisivas. Normalmente estas baladas têm um tom étnico/épico, na linha “Lane moje/Lejla/Senhora do Mar”, que este ano é representado pela Polónia, esse grande país mediterrânico. Mas por vezes o tom sofre uma contaminação mais pop/r&b, e o resultado é este “Lako je sve”, que é basicamente uma versão actualizada de “Molitva”. Duvido é que tenha o mesmo sucesso.

7 pontos

Pedro Morais: Uma canção que não me aquece nem me arrefece, podia dar mais, falta o factor Uauuu como muitas outras, mas confesso que no meio de tanta coisa má os croatas devem-se safar.

8 pontos

Ricardo Ferreira: É uma entrada bonita e arrojada esta da Croácia. Penso que não terão grandes dificuldades em atingir a final do ESC... agora, na minha opinião, o verdadeiro problema - cantarem na língua mãe. Sendo louvável e um factor que geralmente deve funcionar como sendo favorável, não me parece que funcione nesta música. Ao vivo, este "Lako je sve" perde também muita qualidade. Veremos como será a performance em palco.

5 pontos

Sanio Silva: Este ano, o Dora, tradicional final nacional croata, movimentou-se para se tornar mais moderno, e isso reflectiu na escolha do país para o ESC deste ano. A canção do grupo Feminnem é sem dúvidas a mais contemporânea já enviada pela Croácia, e uma das propostas mais modernas do ano. Uma balada com elementos electrónicos, mas que não deixa de lado os elementos folclóricos balcânicos, devendo agradar os mais modernos e os mais tradicionais. A apresentação é muito bem pensada, desde o figurino até a coreografia, sem contar nos excelentes vocais, tornando a Croácia um forte candidato a vitória.

12 pontos

Total: 84 pontos

1 comentário:

  1. Gosto bastante desta música. Concordo com a maior parte dos comentários. Mas só não estou de acordo com um aspecto: a música deve ser cantada na língua mãe e já tive oportunidade de ouvir a versão em inglês. Se for cantada em inglês, perde a força e a expressiviade. Apesar de tudo, gosto bastante deste site, pois é bastante completo. Continuem assim!

    ResponderEliminar