Olhares sobre o ESC2015: Moldávia


Moldávia
Intérprete(s): Eduard Romanyuta
Tema: 'I Want Your Love'




Aáron García-Álvarez - Bom ritmo é apresentado por Eduard Romanyuta, representando a Moldávia nesta edição. Poderá resultar no palco de Viena se apresentar uma boa performance,  já que a música assim o exige.

6 pontos

Carlos Coelho - Com a Moldávia, fica cumprida a quota de “Sex Sells” na Eurovisão 2015: o heróico adolescente viril que canta o seu tema bué da moderno para o seu público bué da feminino e tótil juvenil. O Eduard tem a sorte de ter muito pouca concorrência nesse campo nesta semifinal, o que lhe pode valer um passeio até à final.

6 pontos

Eurico Alves - E logo uma dose descomunal de azeite para abrir o ESC2015. Música antiquada mas reveladora do atraso que ainda se vive por alguns países de leste. Não me admirava nada que passasse à final, mas não é, de perto nem de longe, uma boa aposta porque falha em…tudo!

1 ponto

Fabiana Silva - Não gosto de quase nada aqui! É, junto com San Marino, a canção mais fraca do ano. É extremamente datada, com letra pobre e melodia repetitiva, sem contar toda a polémica da final nacional, que desgastou ainda mais a imagem moldava. O único ponto positivo é a experiência de Eduard em outras competições musicais, o que pode render alguma coisa no palco de Viena. 

1 ponto

Fernanda Ribeiro - O Eduard Romanyuta diz-nos que “I Want Your Love”. Eu respondo-lhe que “não, não e não”! A voz parece muito efeminada e, se não houvesse Youtube, diria que era cantada por uma mulher. Trata-se de um pop muito déjà-vu, bem ao estilo dos anos 90 e que já me cansa (a verdade é que nunca fui grande fã deste tipo de pop). Contudo, é bem trabalhado e tem bom instrumental. 

4 pontos

Gonçalo Vieira - Talvez seja a canção mais datada desta edição do ESC. Ao ouvir “I Want Your Love”, o tempo parece que recua para os anos 90 com uma boyband a interpretar a canção. Bem, pelo menos é o que me parece. A voz do Eduard é frágil ao vivo, parecendo mesmo que o cantor fica sem controlo no aparelho vocal durante alguns momentos do tema. Não sei se a Moldávia terá a sorte de apurar-se para a final do ESC 2015. Na realidade, está a remar contra a maré…

2 pontos

João Diogo - A Moldávia traz-nos um tema bastante datado e típico dos anos 90. É uma canção fraca, talvez até vazia, e com a inglória tarefa de abrir o espetáculo. Está no bottom 3 do meu top. 

2 pontos

Patrícia Gargaté - Sim, é à la anos 90, mas eu gosto desta música! É sem dúvida dos poucos guilty pleasures deste ano. Tenho muito medo da versão ao vivo no palco do ESC mas acredito que se possa safar bem com alguns melhoramentos na performance. A Moldávia quando quer saber “jogar” bem e uma passagem à final não seria assim tão chocante. 

6 pontos

Paulo Morais - Aqui começa a aventura em Viena... e que forma de começar mais fraca! “I want your love” venceu o “Melodie Pentru Europa 2015” e, desde logo, esta vitória não foi nada pacífica, acusações de fraude assombraram esta canção importada da Ucrânia, votos em massa, cartões SIM comprados por Eduard, vídeos reaproveitados, etc… nada faltou na sua proposta aborrecida, aliás falta algo: qualidade! A Final só mesmo em 2016… 

3 pontos

Rui Ramos - Começamos um ESC com uma música 'old school' e a fazer lembrar os Backstreet Boys. Mas esta entrada é fraca, onde não se aproveita letra, nem som, nem a voz do Eduard. Ficará pelos últimos lugares da semifinal.

0 pontos

Total: 31 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

7 comentários:

  1. Uma excelente canção, mas cujo resultado final deu em nada, infelizmente. Concordo com a generalidade dos comentarios

    ResponderEliminar
  2. Muito mau este regresso da Britney Spears...40° lugar no meu top...

    ResponderEliminar
  3. E eis que o ESC abre este ano com a maior azeitice do século. Pior só mesmo uma música daquelas que passam ao domingo à tarde na TVI e na SIC. Para mim é a pior música deste ano e espero sinceramente que fique em último lugar da semifinal.

    Pontuação: 0 pontos

    ResponderEliminar
  4. Estou inteiramente de acordo com as palavras do primeiro comentador do painel, Garcia Alvarez. Também a mim me parece que o resultado do show em palco é que irá ditar o destino desta música. Pessoalmente gosto do desempenho do rapazito, mas penso que não terá grande futuro se o seu reportório se cingir todo a este tipo de composições. A minha pontuação: 8 pontos.

    ResponderEliminar
  5. Só ñ dou o ultimo lugar á Moldávia pq nesta semifinal existe a Finlândia :p

    Como já disse antes,as musicas dele pela Ucrânia eram bem melhores...a Moldávia ainda se vai arrepender e muito de ter mandado um estrangeiro que ainda é capaz de trazer um resultado muito pior que a Cristina Scarlat o ano passado.(resultado esse já tão baixo que dói).
    Enfim ñ podia concordar mais com tudo o que foi dito pelos comentadores.

    ResponderEliminar
  6. Básica. Repetitiva. Pop teen. O vídeo não me convence e a prestação ao vivo na final moldava ainda menos... 1 ponto.

    ResponderEliminar
  7. A recepção do público em relação a I Want Your Love é muito negativa, o que levo a afirmar que se esta música passar da semifinal, algo de muito único aconteceu em Viena.

    Para meu gosto pessoal é uma música algo datada e o gênero musical não se adequa muito ao festival.

    Os únicos pontos a favor é a boa história da Moldávia na eurovisão, ah! E Romanyuta tem dinheiro - e se isso, as vezes, ajuda o azerbaijão, porque não neste caso?!

    4 pontos

    ResponderEliminar