Olhares sobre o ESC2018: Geórgia


Geórgia
Intérprete(s): Iriao
Tema: For You


André Fernandes - A Geórgia decidiu seguir os passos de Portugal com Salvador. Mas a musica é uma confusão. Confusão de vozes, confusão de estilos… perco-me, não consigo concentrar-me nela. Embora as vozes sejam boas e harmoniosas, não consigo gostar. Ainda a musica não acabou e já me esqueci dela! 

2 pontos


Hugo Sepúlveda - As expectativas para a Geórgia não estavam muito altas. Tinha mais curiosidade que outra coisa, não esperando algo que surpreendesse muito. For You é uma proposta com uma sonoridade interessante e o facto de ser na língua materna é um acréscimo. Penso que o problema é que demora demasiado a desenvolver e mantém-se excessivamente no mesmo registo e, por isso, torna-se monótona. A parte final é o melhor, pena que não chegue. Acredito que ao vivo possa resultar melhor. Se em 2016 Geórgia chegou ao final, quem sabe se não acontece o mesmo este ano!

2 pontos


Margarida Martins - Aplaudo por ser uma aposta diferente. No entanto, na minha opinião, não resulta. As vozes não parecem não coincidir com a melodia, e o estilo não é apelativo.

1 ponto


Miguel Braga - DIFERENTE!! Outra entrada que me desiludiu. Pensei que Geórgia levasse uma canção surpreendente, mas acho que apostaram tanto na diferença que ate se puserem por caminhos apertados. Para mim está em último lugar.

1 ponto


Nuno Conceição - Grandes expectativas com a participação do grupo etno-jazz “Iriao” e com a primeira canção inteiramente cantada em georgiano mas… o “tiro saiu pela culatra” e errou o alvo. O conjunto é harmonioso, diga-se em abono da verdade, mas a canção é facilmente esquecível, não causando grande impacto no ouvinte. Terá grandes dificuldades em destacar-se na noite da semifinal e julgo que ainda não é desta que conseguem qualificar-se para a finalíssima de 12 de Maio, repetindo o “feito” do ano passado.

3 pontos


Paulo Morais - Este país gosta de fazer experiências e de tentar e isto agrada-me. Parabéns pela ousadia e pela diferença. Não acredito no seu sucesso, mas seria giro ver este grupo na Final.

7 pontos


Rúben Ameixa - A Geórgia apresenta-se este ano com uma balada, mais uma de tantas que terá a Eurovisão deste ano.  O grupo tem de facto muito boas vozes, no entanto a canção passará certamente como apenas “mais uma” no meio de tantas. A passagem à final não vai ser, a meu ver, fácil. A prestação em palco também me parece que não será nada por aí alem.

4 pontos


Tiago Alves - Não gosto da música mas aprecio-lhe a sua influência étnica e o uso da língua nativa. Creio que a Geórgia irá apostar bastante na sua performance em palco trazendo uma mistura entre o étnico e o moderno e assim lutar por um lugar na final que poderá ser possível atendendo à semi final em que está inserida. Caso chegue à final irá ficar nos últimos 10 muito provavelmente.

3 pontos


Total: 116 pontos

3 comentários:

  1. Isto sim, é música, vozes muito bem entrosadas e uma melodia harmónica e suave cujas ondas perpassam o espaço deliciando as próprias aves canoras.Dou: 12 pontos e a certeza da final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apoio cada palavra do teu comentário! Esta canção é como um prato delicioso que se destaca dos demais com suas nuances de sabores; bastante inspiradora e que transmite sentimentos positivos. É deveras uma canção que é digna dos 12 pontos!

      Eliminar
  2. Georgia... Um dos temas menos aceitado este ano. Estou de acuerdo embora não considere que sería um mau tema. Todo o contrario, é um bom tema mas peca por excessos. É verdade que não chega a ser um jazz puro porque tem por ali umas varias batidas de bit e é isso junto com a união de tantas vozes que INCÔMODA. Se for cantada sem excessivos timbres e se unem uma elegante apresentação no cenário podem ter um resultado de aprovação. Lembremos que a Armenia 2015 também teve um excesso de 6 vozes no cenário e chegaram a final.
    É o meu posto 39 de 43 porque como referí anteriormente me incómoda o exceso de timbres na união das vozes mais a união das batidas. 3 pontos. Não passa a final mas pode dar sorpresa se não são excesivos.

    ResponderEliminar