Olhares sobre o ESC2018: Hungria


Hungria
Intérprete(s): AWS
Tema: Viszlát Nyár




André Moreira - De uma das melhores seleções nacionais do ano, saem vitoriosos os AWS. Ao escutar a primeira vez a canção (versão estúdio), não me pareceu em momento algum que estivesse a ouvir uma canção vitoriosa. Dentro do género, até preferia Leander Kills; não obstante, ao vivo, a escolha húngara para Lisboa suscita uma atmosfera absorta que nos fixa, criando estupefação. Örs Siklósi canta sobre algo que sente na pele, provavelmente todos os dias, e isso é fascinante. Independentemente do rumo que o concurso decidir dar a tão rebuscada e intensa canção, parece-me óbvio que ninguém ficará indiferente a “Viszlát Nyár”. Num mundo ideal, esta canção seria TOP 10. Aguardo para ver o que lhe acontece. 

10 pontos


Cláudio Gonçalves - “Mas que ‘musicão'! Foi assim que reagi a primeira vez que ouvi este rock/metal. Depois daquele 8.º lugar merecidamente conquistado em 2017, graças ao Público, a Hungria volta a apostar forte para, pelo menos, marcar presença na Final. E pelo facto de ser em húngaro fascina-me ainda mais, dá aquela sensação de mística que não temos com tanta facilidade numa música na língua inglesa. Os vocais estão no lugar, o instrumental é orelhudo e o grupo tem tudo para deixar boas recordações na Eurovisão. “Viszlát Nyár” tem tudo para conquistar o televoto, mas o júri não se vai deixar impressionar facilmente, num registo que a Hungria já está algo habituada. Mas, por favor, eu quero ver isto na final para “abanar o capacete”.

8 pontos


Dalal Midhat-Talakić - Muito acima da maioria das canções da Eurovisão deste ano a nível de interesse, apesar de ser uma canção atualizada dos Linkin Park. É cativante e se os vocais estiverem melhores... prevejo uma boa classificação.


7 pontos


Filipe Batista - A Hungria transformou-se num dos países mais interessantes da Eurovisão, é difícil prever o que vai escolher como representante e já vimos o país saltar de estilos muito diferentes de edição para edição – se no ano passado levou um pop étnico agora apresenta-se com um metal. Gosto desta música e apesar de não ser costume ouvir coisas do género, consigo apreciá-la. Não sei vai ser capaz de passar à Final, mas não está de todo no grupo das que têm menos hipóteses!

5 pontos


Mónica Lourenço - Na primeira vez que ouvi não vou mentir, detestei. Detesto este tipo de música, acho demasiado violento e não considero cantar, é mais tipo…gritar afinadamente. Contudo, ao ouvir a segunda vez, já comecei a entender mais o conceito. De qualquer forma, acho que não vai qualificar. Dou um 2 por caridade e porque sei que a voz fica a doer no final de um esforço destes.

2 pontos


Nelson Costa - O rock puro e duro no ESC2018. Os AWS oferecem-nos bom metal, com teatralidade, musicalidade e um coro que mata tudo. A interpretação está no ponto! Estou curioso por saber como se irá safar em termos classificativos em Lisboa, considerando não ser, habitualmente, este um estilo muito apelativo à audiência eurovisiva. 

6 pontos


Pedro Caramba - Não gosto desta canção. Não consigo avaliar esta interpretação. Fica em último, junto a São Marino.

1 ponto



Total: 158 pontos

2 comentários:

  1. Pode ser interessante para quem aprecia o estilo mas não entra na minha coleção.Assim, sacudo o meu leque para deixar cair 0 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Esta vai ser a minha evaluação mais rápida porque não sou capaz de evaluar rock. É mais forte que eu. Odeioooooo.
    Só desejo que não pase porque não quero ver em directo aquilo que infelizmente nem considero música. É horrível aos ouvidos e ha sensibilidade da harmonia. 0 ponto e adeus. Odeiooooooo rock e este e bem pesado. Não posso ouvir até ao final. Grrrrr.

    ResponderEliminar