Olhares sobre o ESC2018: Letónia


Letónia
Intérprete(s): Laura Rizzotto
Tema: Funny Girl


Carlos Carvalho - Da Letónia chega-nos uma interessante proposta pop de uma artista geneticamente transcontinental, com sangue brasileiro, pai letão e vivência norte-americana. Laura Rizzotto traz na bagagem  a proposta sonicamente mais sensual de toda esta edição. Será fácil insertar a canção da Letónia no vasto leque da pop contemporânea ou ainda no fácil chavão de uma banda sonora para mais um filme do 007. Não nos enganemos, é pop, mas há uma inegável dose de soul, e assim, para aqueles que gostam de rótulos, penso que o mais apropriado será apresentar “Funny Girl” como Blue-eyed soul, com mestria suficiente para ser ouvida, apreciada e votada em larga escala. É a proposta letã mais interessante desde “Love Injected” e com potencial para chegar a um top 5. Uma possível vitória também seria altamente prestigiante para o concurso. 

8 pontos


Diogo Cabral - Mais uma canção da qual não sou apreciador. Igual a tantas outras, apesar de a ter escutado várias vezes. A minha opinião não muda! Gosto, sim, do carisma da cantora e do lado “misterioso” que a canção me passa; não mais que isso. Por mim, ficaria pela semifinal. Parece que a Letónia não aprendeu com o erro do ano passado. Em Lisboa, para mim, estaria Madara com “Esamība”

3 pontos


Iva Joana - Uma canção mais calma mas com estilo pop. Uma canção que não irá se destacar perante as outras concorrentes...

2 pontos


Márcia Rodrigues - Cada segundo desta música faz-me lembrar d’As Cinquenta Sombras de Grey e talvez seja por isso que não consigo gostar dela. Além disso, acho que é muito repetitiva mas ao mesmo tempo, lá para o meio, há partes que parecem que não pertencem à mesma música, o que a torna confusa. Felizmente, temos a voz da Laura Rizzotto, a letra e o instrumental dramático para a salvar.

5 pontos


Nuno Carrilho - Nem me desagrada de todo... mas simplesmente não me consegue convencer. Acho-a cativante, digna de uma trilha sonora de um filme, mas "Funny Girl" não tem nada que a diferencie ao final de 10 ou 20 canções. Espero mudar de opinião na atuação, mas parece-me que a Letónia voltará a ficar de fora da Grande Final.

6 pontos


Sandra Sousa - Esta canção encaixaria muito bem na banda sonora da saga “As Cinquenta Sombras”. No Festival, penso que não contribuiu em nada para o mesmo. Louvo a voz da artista e também a sua entrega. Mas não gosto da canção. Cai no vazio. Não fica no ouvido, mesmo com o seu ritmo com toque do jazz, não prende, não provoca qualquer emoção. Outras propostas merecem muito mais a final que esta. O facto de a letra ser em inglês penso que também não ajuda. Revela todas as suas fragilidades. Talvez na língua materna poderia vir a ser mais forte, pois não ficaria tão óbvia.

5 pontos


Vitor Vieira - OA Letónia opta, este ano, por um ritmo bastante diferente do ano passado... mas parece-me que poderá passar despercebida no meio das outras. A intérprete apresenta uma boa qualidade vocal e também uma boa presença em palco o que é importante para assegurar um lugar nesta competição... mas quanto a letra, ua mensagem fortenão é suficiente para se distinguir de outras.

4 pontos



Total: 199 pontos

2 comentários:

  1. Tem um timbre de voz interessante, mas nem aposto que ela seja uma funny girl ou a garota de Ipanema. É uma canção agradável, que se ouve bem, mas não é nenhuma obra-prima, porque se fosse os meus sentidos davam o alarme. Despejo no seu espólio 6 pontos com cobertura.

    ResponderEliminar
  2. Letónia com uma intérprete que joga em casa (lol) porque é brasileira «Laura Rizzotto». E um tema bem ao estilo da diversão sensualidade e alegria brasileira «Funny Girl» (lol).
    Gosto, gosto bastante.
    Têm esse toque único de diferença sobre todas as presentes nesta edição. Tera por isso recompensa pelo menos na semi-final mas com dificuldade para pasar á final. Na final perde-se ficando na minha aposta pessoal no posto 26 das 26 finalistas.
    Eu pessoalmente perco-me na sensualidade e por isso atribuo 6 pontos.

    ResponderEliminar