Olhares sobre o JESC2016: Itália


Itália
Intérprete(s): Fiamma Boccia
Tema: Cara Mamma (Dear Mom)


Fabiana Silva - Que linda homenagem às mães. É uma típica balada italiana (que vai crescendo e te envolvendo aos poucos), com uma letra lindíssima e muito emocionante – e que fica mais bonita sendo interpretada por uma criança. Minha única ressalva aqui seria a parte em inglês, uma vez que a pronuncia de Fiamma é bem forçada e, em alguns momentos, mal dá para entender o que ela está cantando.

8 pontos

Gonçalo Vieira - Se por ventura a Polónia tem a melhor balada, a Itália mostra que sabe cativar quem ouve as músicas que por lá se produzem. A canção "Cara Mama (Dear Mom)", tal como o título indica mostra-se com uma dedicatória à mãe da interprete, buscando assim a ligação ao telespectador. Quanto à composição há pouco a dizer: está, de facto, bem construída, sendo que apresenta um bom arranjo, tal como, a interprete escolhida consegue mostrar as emoções (ponto importante neste caso). Gosto desta abordagem de Itália ao JESC onde realmente não há quem faça melhor. 

10 pontos


Hélder Simões - Itália, ti amo. Esta menina sabe como conquistar corações, a vozinha tímida que se vai soltando e cria um misto de sensações. O problema aqui não é a qualidade da música, mas sim o facto de não diferente. É uma balada italiana, ponto. Porém. acredito num top 10.

8 pontos


Hugo Sepúlveda - Itália proporciona-nos uma canção com bastante sentimento, é daquelas que é impossível ficar indiferente à mensagem. Ainda que com uma melodia agradável, leve e doce, não é propriamente nada de novo, é algo tipicamente italiano. A mudança de tom na parte final, bem como o uso do inglês, quebra um pouco a monotonia da música, trazendo uma maior intensidade e emoção à canção italiana. O fim é mesmo aquele toque puro e sentido, o esperado numa canção para a mãe. Espera-se uma actuação simples, mas com bastante sentimento, algo que não impede a Itália de triunfar. Ainda assim, não acredito que ganhe, mas talvez um bom lugar, acima de metade da tabela.

7 pontos

João Diogo - A Itália decidiu jogar pelo seguro e apostar na fórmula que já levou o país à vitória. Gosto muito deste tema, apesar de não trazer nada de novo. É uma canção muito bonita e fofinha, que se encaixa perfeitamente no certame. A Fiamma não compromete e dá bem conta do recado. O meu único reparo vai para o uso do inglês que não me parece que faça muito sentido. Preferia que o tema fosse todo em italiano pois é o que resulta melhor neste tipo de baladas.

10 pontos

José Godinho - Uma balada bonita mas não surpreendente, embora com uma progressão em constante crescendo, o que se torna apelativo. Uma voz bonita e uma boa interpretação. É daquelas músicas que não trazem nada de novo, mas que sabem bem ouvir e que nos fazem trautear. É uma canção dedicada à mãe... mas espero que a mãe não vá para o palco olhar para a filha!

10 pontos


Nuno Carrilho - Depois do desastre do ano passado, Itália volta a apostar forte e na mesma receita que lhe deu a vitória em 2014. A típica música italiana volta ao palco eurovisivo numa forma bastante descontraída que, de certeza, lhe será muito favorável na hora da votação. Fiamma é provavelmente a cantora mais segura da edição, esperando-se uma das atuações mais bem conseguidas. Se a mensagem do tema conseguir passar, provavelmente Itália estará na disputa dos lugares cimeiros. 

10 pontos

Patrícia Gargaté - Se o italiano já é fofinho, cantado por esta pequena torna-se ainda mais. A mensagem também é bonita e não é dificil de se fazer entender. Apesar de ter algum receito da performance vocal ao vivo, é uma balada bonita, mas não das mais fortes a concurso. A sorte é que vai "crescendo" de intensidade, o que pode dar uma boa impressão.

7 pontos
Total: 70 pontos



Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

1 comentário:

  1. Adoro o tema da musica, e adorei a primeira posição momentânea do Olhares sobre o JESC 2016. 12 Pontos.

    ResponderEliminar