Olhares sobre o ESC2017: Croácia


Croácia
Intérprete(s): Jacques Houdek
Tema: My Friend 


André Moreira Tudo aqui me parece confuso, mas também tudo está por revelar. Como é que isto vai ser ao vivo? Será que funcionará bem? O cantor safar-se-à em todas as transições de voz (agudos e graves)? A performance vai ser o cliché de homem meio homem meio mulher, ou vai ser mais ambiciosa? Não gosto desta My Friend, mas sou o primeiro a acreditar que poderá ser a grande surpresa do ano conseguindo alcançar um top15. Jacques precisará de estar num dia “sim” no dia da atuação e do ensaio dos júris para cativá-los. O público parece-me que é um alvo que também terá de ser surpreendido. A letra não me convence, a fusão de línguas idem e tudo me parece “too much” aqui. Croácia é o país que pode atingir picos este ano. 

4 pontos

Diogo Quintais - Aqui está o meu ódio de estimação de 2017! Não há uma coisa que me fascina no Jacques Houdek (se calhar só o facto de ter sido mentor da Nina Kraljić, mas só mesmo isso!). Para mim a canção é horrível: é antiquada, odeio a ideia de fazer de contas que são duas pessoas a cantar, a parte inicial do Einstein deixa-me logo nauseado (razão perfeita para passar à frente), não gosto da letra, não gosto da melodia e não vou com a cara do Jacques. Para mim, não tem lugar na final e se passar só será das maiores injustiças de sempre!

1 ponto

Hélder Simões - Há duas músicas que me fazem muita confusão, e esta é uma delas. O Jacques canta que se farta, e todos sabemos disso. A música é bonita, o esquema e a sonoridade não são novos no palco do ESC. Agora esta troca entre Jacques Pavarotti, e Diva Houdek… muita confusão, demasiada confusão. Agora é assim, se isto passa à final, por mim seria um não, mas agora… não se esqueçam que esta música vai ter uma performance muito elaborada supostamente, eu não digo nada, apenas observo. 

0 pontos

Luís Florindo - Esta canção é simplesmente uma mixórdia. O pior exemplo de como não se deve fazer um pop ópera. É uma formula retalhada. Frases de amor e amizade em inglês “coladas com cuspe” sobre versos em italiano. Tenho de reconhecer que o refrão fica no ouvido e a melodia é memorável, mas a canção é ridícula. O pop ópera na Eurovisão é um formato em geral falhado. Recorde-se a Suécia e Bulgária de 2009 ou a Roménia de 2013. 

2 pontos

Mariana Trindade - O “duo”, que a música contém, recorre ao inglês e ao italiano. O italiano torna a música mais emotiva. A voz do artista tem uma extensão incrível, de se destacar! Quando a ouvi pela primeira vez, fiquei de boca aberta pelo artista conseguir cantar duas coisas totalmente distintas, em tons muito diferentes. O “eu” diz que existe um milagre, a um amigo, que acontece todos os dias e que sabe que existe. Reza para que o amigo veja a luz e que siga o caminho do destino, que contém em si, incentivando-o a fazer o melhor, como seguir a verdade para encontrar a liberdade. A letra está original, devido ao recurso a duas línguas mas também à mensagem de incentivo a seguir o destino e a verdade.

6 pontos

Nelson Costa - Talvez a participação mais inesperada deste festival, com Jacques Houdek a cantar um dueto consigo mesmo. Quem apenas ouvir a canção e não souber do que se trata, pensará com toda a certeza que temos aqui duas pessoas e dois intérpretes. E aqui poderá ser o factor de sucesso, ou então deixar os telespectadores distraídos com esse paradoxo ou ambivalência e esquecerem que terão, depois, de votar na canção. O "acting" será a chave do sucesso. Estamos, pois, perante um dois em um: um Jacques doce e um Jacques forte e potente. Mas não temos dúvidas: temos aqui um vozeirão! Contudo, para além da dualidade de personalidades e até de idiomas, estamos perante uma canção mediana e plana, apesar do seu lado épico. Os meus pontos vão na íntegra para o intérprete e para o arranjo. 

8 pontos

Ricardo Leal - Jacques Houdek tem um talento único para cantar e My Friend é uma bela canção, com uma letra motivacional, incrível e tocante. O público parece não ter ficado satisfeito, poucas visualizações, má prestação nas casa das apostas… Na minha opinião não chega se quer para lutar por uma final mas tudo dependerá, basicamente, de uma boa apresentação no palco e uma interpretação louvável.

4 pontos

Sérgio Rego - Já há muitos anos que Jacques Houdek tinha o sonho de representar a Croácia na Eurovisão. Questiono-me como será a actuação deste My Friend, uma vez que este cantor canta em dois tons completamente diferentes, quase como se tivesse a ter um diálogo consigo próprio (tom "normal" em inglês e tom operático em italiano). Será que ele consegue fazer tal proeza sem parecer uma actuação ridícula? Esta canção tem recebido muito pouco amor dos eurofãs, resta saber como será a actuação e se virá alguma surpresa daí.

3 pontos

Wanda Stuart - Uma música que mistura vários estilos, desde o lírico ao pop, em que o cantor interpreta as várias vozes. Poderia resultar, mas penso que a meio começa a ficar um pouco confuso. Já para não falar de como irá ele cantar ao vivo as várias vozes que se sobrepôem e foram gravadas em estúdio por ele... fico curiosa para ver.

4 pontos


Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

1 comentário:

  1. Acho que não há milagre que o valha e o faça conduzir até ao grande dia.É diferente mas falta-lhe algum tempero. Dou 1 ponto.

    ResponderEliminar