Olhares sobre o JESC2016: Geórgia


Geórgia
Intérprete(s): Mariam Mamadashvili
Tema: Mzeo


Fabiana Silva - Quando vi a parceria entre a cantora Mariam e o produtor Giga, imaginei algo divertido, que trouxesse a Geórgia de volta a seus tempos áureos. Infelizmente, o que foi apresentado foi completamente o oposto: uma canção datada, monótona e pouco original. “Mzeo” mostra algumas qualidades da cantora, mas ela poderia fazer muito melhor com algo mais próximo a “Happy Day” (JESC 2014) ou ainda algo mais animado e infantil.

3 pontos

Gonçalo Vieira - A Geórgia este ano virou completamente o jogo e decidiu jogar pelo seguro. Um dos países que mais aposta na diferença leva ao palco do JESC uma das baladas mais fantasiosas da competição. Inspirada na temática Disney e adequada à competição, a própria composição da canção faz lembrar muitos dos clássicos da indústria cinematográfica infantil. A prestação da pequena Mariam é muito forte, particularmente o desempenho vocal. Confesso que gosto e tenho alguma esperança num bom resultado.

8 pontos


Hélder Simões - Que fantasia, demasiada fantasia a meu gosto. A voz da cantora não é nada de especial. Até ponho as mãos no fogo: Gabede era melhor do que isto. Georgia, gosto muito de ti, mas assim não dá.

3 pontos


Hugo Sepúlveda - A aposta da Geórgia transparece uma essência “Disney” por todo lado, desde o instrumental até à própria letra. Não foge propriamente dito a uma típica balada, a intérprete tem hipótese de dar uso à sua voz, demonstrando que tinha potencial para mais, mas com uma música melhor. Assim, acaba por passar facilmente despercebida, nem mesmo no refrão consegue atingir o clímax esperado. O final acaba por trazer alguma força, mas nada que possa “salvar” a música. Espera-se uma actuação simples, quase de certeza, e não acredito que consiga um grande lugar.

5 pontos

João Diogo - A Geórgia decidiu apostar numa balada Disney muito bem defendida pela Mariam. Gosto do tema e reconheço-lhe qualidade, é uma música fofa e que encaixa muito bem no certame e no seu público-alvo. No entanto, temo que passe despercebida, sendo que a apresentação em palco poderá salvá-la. O júri deve gostar.

7 pontos

José Godinho - Esta participação da Geórgia é surpreendente: a composição em si mesma com umas modulações harmónicas fora de comum... e a interpretação da cantora que é imaculada na afinação, apesar da complexidade melódica e harmónica. Uma canção bonita e difícil numa interpretação deslumbrante. A canção não é muito comercial, pelo que não deverá ter muito sucesso. Mas, pessoalmente, aplaudo-a com entusiasmo pelo que referi.

12 pontos

Nuno Carrilho - Talvez a balada mais bonita da edição! Apesar de estar a passar despercebida na pré-temporada, a Geórgia vai chegar longe... muito longe. O início é arrepiante, a melodia é das melhores já apresentadas na história da competição, a cantora tem uma voz... bem que voz e o instrumental é magnífico (e perde pelo facto de ser gravado). O tema bem que poderia fazer parte da banda sonora do filme Beauty and the Beast! Muito muito bem Geórgia! Será uma das candidaturas mais votadas e poderá mesmo ser a grande vencedora!

12 pontos

Patrícia Gargaté - Como que saída de um conto de fadas está a doce Mariam. O tema é tão calmo como encantador. Se é suficiente para vencer os JESC, pode ser que não, mas não deixa de ser uma boa prestação por parte da Geórgia que sem grandes invenções opta pela simplicidade e faz algo bonito. Cai muito bem no contexto do concurso

8 pontos



Total: 58 pontos



Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

1 comentário: